Como plantar semente de mostarda

A mostarda, cujo nome científico é Brassica juncea, é uma hortaliça com um sabor picante característico que pertence à mesma família da couve e do brócolis. Trata-se de um alimento nutritivo, fonte de vitaminas C e A, ferro, sódio, potássio e magnésio. As folhas podem ser utilizadas cruas ou refogadas para o preparo de saladas e outros pratos, enquanto que as sementes geralmente são destinadas à fabricação de molhos e temperos.

Além disso, os benefícios da mostarda, no que se refere à saúde, já que ela é uma ótima planta medicinal são:

  • O primeiro benefício da mostarda é a aplicação tópica da semente para tratar das micoses e também da psoríase.
  • As folhas da mostarda são ótimas para aqueles que tem diabetes e não somente isso: estudos apontam que o vegetal também faz a redução do colesterol através de ligações químicas com os ácidos biliares.
  • Como é rica em fibras e auxilia o fígado na sintetização de gorduras, a mostarda possui um alto poder de desintoxicação e dá também muitas ajudas para as mulheres que estão na menopausa, reduzindo as variações hormonais da fase.

A mostarda pode crescer em uma ampla faixa de temperaturas, embora o ideal seja um clima ameno. Pode tolerar clima quente, mas a produção e a qualidade das sementes podem ser prejudicadas se a temperatura for muita alta durante a floração e o crescimento das vagens. O ideal é que a temperatura não ultrapasse os 27°C.

Esse tipo de hortaliça cresce melhor com luz solar direta, mas também pode ser cultivada em sombra parcial, especialmente se for cultivada durante o verão ou em regiões mais quentes. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Sobre o plantio

As sementes são geralmente semeadas diretamente no local definitivo, embora também possam ser semeadas em sementeiras e vasos, e transplantadas posteriormente quando as mudas estiverem bem desenvolvidas, tal que possam ser facilmente manuseadas.

O espaçamento entre as plantas varia muito, uma distância aproximada de 30 a 40 cm entre as linhas de plantio, caso você pense em fazer um pequeno canteiro.

A colheita das folhas da mostarda pode geralmente ser iniciada a partir de 40 a 70 dias do plantio.

A floração e a produção de sementes acontece de 2 a 5 meses após o plantio. As vagens da mostarda devem colhidas antes de secarem, pois, as vagens se abrem e liberam as sementes quando estas estão maduras.

Plante as suas sementes de mostarda e, em breve, terão folhas ricas em nutrientes e vitaminas para você e a sua família! 🙂 #FecheOCiclo

 

 

 

 

Autor:
Thamyris Soliva
Sobre:
Thamyris Soliva, 24 anos, carioca e apaixonada pela natureza e animais! Publicitária, namorada do Lucas e mais um braço do Ciclo Orgânico desde 2015.
Mais artigos de: Thamyris Soliva

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se para receber mais informações e ficar por dentro de todas as nossas novidades!