4.3
(7)

O Brasil é um dos maiores produtores de coco do mundo. Consequentemente, o descarte inadequado é um grande problema.

É um material de lenta decomposição por ser composto de lignina com celulose. Por isso, quando descartado inadequadamente, assim como toda matéria orgânica, emite gases poluentes.

Se você faz parte do Ciclo Orgânico, saiba que as cascas de coco são completamente compostáveis, o único problema é o tamanho do coco em relação ao balde. Uma solução, caso o seu baldinho não suporte o coco por inteiro, é partir a fruta em pedaços menores, mas neste texto você verá também como obter a fibra do coco e fazer diversas coisas com ela.

Como reutilizar a casca

A partir da casca é possível obter a fibra de coco. Na agricultura, quando a fibra é misturada ao solo sob a forma de pó, pode ser usada como substrato para hortas e plantações.

Fibra de coco

Outros benefícios para plantações, principalmente sob a forma de fibras são:

– Conter erosão;

– Reter umidade;

– Melhorar aeração do solo;

– Aumentar atividade microbiana;

– Regular a temperatura da terra.

A fibra do coco tem a capacidade de alterar a estrutura física do solo. Um solo compactado e argiloso fica descompactado e leve. Terrenos arenosos com pouca absorção de água também melhoram.

O que acontece é que este material funciona de forma parecido a uma esponja quando é despejado água sobre ela, retendo a água e disponibilizando para as plantas.

A fibra do coco, por si só não possui muitos nutrientes para as plantas, sua função principal é a retenção de água. Portanto, adicione substrato NPK juntamente com a fibra.

É um material resistente e ecológico! Basta apenas misturar ao solo. Toda vez que acontece a irrigação do solo ela vai absorver toda a umidade e ao mesmo tempo manter água disponível.

Pelo fato da fibra ser leve e resistente, também pode ser usada na fabricação de diversos objetos e móveis para o lar.

Vasos de fibra de coco

São ótimos para plantas em iniciação. Quando o broto tiver crescido e pronto para ser replantado, o vaso pode ser encaixado diretamente no interior do solo. Os vasos de fibra retém melhor a água do que os de terracota.

Sobre o pH

O pH da fibra de coco é neutro, portanto não interefere no crescimento da planta que se desenvolve nele. A única exceção são as plantas que se desenvolvem melhor em meio ácido

Como de fato obter a fibra do coco? Confira no video abaixo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.