0
(0)

Não são necessários artigos de luxo e caros para embelezar uma casa. Além disso, é possível ser sustentável sem abrir mão de um ambiente bonito e confortável.

Pensar em como decorar sua casa de forma sustentável inclui medidas como comprar de forma consciente e reutilização de produtos. E sim, é possível pensar no meio ambiente aliado a estética e design!

Móveis de madeira reflorestada

A madeira de reflorestamento é uma madeira plantada justamente para virar móveis ou ser usada na construção civil, ou seja, não é proveniente de árvores nativas. A ideia é preservar algumas espécies de árvores já muito devastadas na Amazônia. Algumas espécies deste tipo são: eucalipto, araucária e pinus.

A madeira de reflorestamento não perde em nada em relação a beleza, qualidade e resistência em comparação a madeira de extração comum.

Diversos utensílios na sua casa podem ter origem de madeira reflorestada. Estantes, mesas, cadeiras e inclusive itens para a cozinha como talheres e tábuas.

Mas como saber se um móvel é de origem de madeira reflorestada? A forma mais comum é verificar se o objeto possui o selo FSC, ou então solicitar ao comerciante o Documento de Origem Florestal (DOF) ou o Guia Florestal (GF) – uma espécie de RG da madeira.

Resgatando móveis antigos

Uma ideia é resgatar móveis antigos, como dos seus avós, por exemplo. Muitos móveis antigos possuem estruturas fortes e duradouras, além de serem carregados de história e muito charmosos! Mas se você não é muito interessado em looks antigos, pode pintar o móvel, e no caso de uma cadeira, trocar o estofado por um mais atual.

Dê preferência aos pequenos produtores

Em primeiro lugar, tente reutilizar e reaproveitar ao máximo os objetos antes de comprar. Objetos novos necessitam de água, energia e mão de obra (que nem sempre é remunerada corretamente). Mas se a única solução for comprar um móvel novo, por exemplo, dê preferências aos produtores locais.

Comprando em feiras de artesanato, por exemplo, você estimula a economia local e ainda pode achar móveis e objetos mais baratos, duradouros e de boa estética. Muitos artigos são fabricados pelas mãos de pessoas muito talentosas!

Plantas dentro de casa

Você sabia que as plantas quando colocadas dentro de casa podem ajudar a filtrar o ar, absorver componentes poluentes e regular a temperatura ambiente? Essa ideia pode ser muito útil para quem mora em áreas urbanas muito movimentadas e poluídas.

Algumas espécies próprias para o cultivo dentro de casa são samambaias, suculentas, bromélias, cactos e palmeiras.

As plantas de menor porte podem ser cultivadas em potes de vidro feitos a partir do reúso de potes de geléia e inclusive garrafas de vinho.

Paletes

Originalmente são feitos para armazenar produtos grandes e pesados. Quando descartados viram entulho (pelo fato de serem descartados sem serventia, podem ser adquiridos a preços muito baixos!). Reutilizando dentro de casa para fazer móveis podem possuir boa estética e praticidade. O fato de serem vazados possibilitam a circulação do ar e logo ambientes frescos.

Caixotes de feira

Não é difícil encontrar, basta ir a uma feira na hora do seu término. Uma pintura pode deixar a caixa mais bonita! Você também pode aplicar verniz ou usar o caixote em sua forma natural para dar um ar mais rústico. Para dar um toque final você pode lixar o caixote para remover os fiapos e deixá-lo bem liso.

Garrafas PET

Este objeto pode ser encontrado facilmente por aí. O plástico das garrafas PET muitas vezes é leve, flexível e resistente, o que faz com que possa ser transformado em diversos objetos com diferentes funções. Abaixo você verá que tem utilidade para as crianças também!

 

 

 

 

Pneus velhos

Podem ser de carro, moto, bicicleta ou até caminhão. Quando descartados inadequadamente podem se tornar locais propícios para a proliferação de mosquitos e insetos. Apesar de ser um material duro e de difícil corte existem soluções fáceis.

Telhado verde

Os principais benefícios são retenção da água da chuva, regulação da temperatura do interior da residência, atrai animais como pássaros e borboletas, a vegetação absorve e isola ruídos e embeleza a edificação e a cidade.

A implantação de um telhado verde envolve cuidados de impermeabilização e de plantio que devem ser feitos por profissionais. O investimento financeiro inicial também pode ser alto.

 

 

Caixas de leite longa vida

Estas caixas estão muito presentes no nosso dia a dia e podem ser reaproveitadas de diversas formas. Sua reciclagem não é simples devido a existência de várias camadas, como plástico, papel, alumínio – que garantem resistência a umidade exterior e proteção contra aroma, luz e oxigênio. Isto tudo preserva o conteúdo por muito tempo e menos de 30% das caixas vão para a reciclagem.

 

 

 

Latinhas de alumínio

Apesar do Brasil ser o maior reciclador de latinhas de alumínio do mundo, você também pode reutilizá-las dentro de casa ao invés de destiná-las a reciclagem.

Hortas

Um dos principais benefícios da horta em casa é o acesso a produtos nutritivos cultivados sem agrotóxicos e pesticidas.

Confira alguns temperos que são indicados para hortas caseiras: manjericão, alecrim, hortelã, pimenta, orégano e salsa. Todos eles podem melhorar a alimentação das pessoas de casa.

Confira algumas dicas de estilos de hortas caseiras:

 

 

 

Vai pintar a casa?

Ao contrário das tintas feitas por processos industriais, existem as tintas ecológicas, feitas com mistura de cal e pigmentos naturais, vindas de frutas, raízes e folhas. Um dos benefícios deste tipo de tinta é que permite que a parede respire, sem bloquear a umidade e o ar. Este tipo de tinta pode ser feita manualmente, seguindo receitas na Internet como também pode ser encontrada em lojas de materiais de construção.

Mais formas de decorar a casa

Referências

tokemcasa.tokstok.com.br/decoracao-sustentavel-em-casa/?gclid=Cj0KCQiAnaeNBhCUARIsABEee8X7ni9emISF6ye9nNDtyEa91QhOzEkA8az66zlzxLnN1QiX9byZsM8aAtK1EALw_wcB

blog.telhanorte.com.br/dicas-decoracao-sustentavel/

swisspark.com.br/como-decorar-sua-casa-de-uma-maneira-sustentavel/

vivoverde.com.br/como-decorar-sua-casa-de-forma-sustentavel/

uchoaconstrucoes.com.br/decoracao-sustentavel-dicas/

enjoyimoveis.com.br/blog/dicas-sustentaveis-para-voce-decorar-a-sua-casa/57

squadrapvc.com.br/noticias/8-ideias-de-decoracao-sustentavel-para-sua-casa/

2.incepa.com.br/blog/como-a-sua-casa-pode-ser-mais-sustentavel/

remoincorporadora.com.br/4-ideias-sustentaveis-para-voce-decorar-sua-casa/

rioverde.com.br/empreendimentos-imobiliarios/atitudes-sustentaveis/

vivadecora.com.br/pro/madeira-de-reflorestamento/

casaefesta.com/caixotes-de-madeira-na-decoracao/

tuacasa.com.br/artesanato-garrafa-pet/

imoveis.estadao.com.br/aquitetura-sustentavel/3-produtos-de-pintura-para-casas-sustentaveis/

decorfacil.com/horta-caseira/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.