Tópicos desse post:

4.4
(16)

A pimenta malagueta é rica em vitaminas A, E e C , atua como cicatrizante, controla o colesterol, aumenta a resistência física, possui ação anti-inflamatória, previne doenças como câncer , ajuda a controlar a obesidade, aumenta a circulação sanguínea, dentre outros benefícios à saúde.

Muito difundida em países como México e Tailândia a pimenta é o segundo tempero mais usado no mundo. Pertencente à família das solanáceas a pimenta malagueta é muito apreciada em vários tipos de pratos.

De acordo com a especialista e pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Claudia Silva da Costa Ribeiro, a pimenteira é uma planta de sol pleno, sensível a baixas temperaturas e intolerante a geadas, por isso deve ser cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura.

Como plantar

  1. Semeie direto no lugar definitivo, na superfície do solo e recobrindo, levemente, as sementes, com terra solta.
  2. Ou semeie em copinhos, ou na bandeja de germinação, que ficará mais fácil para você cuidar das suas mudinhas.
  3. Mantenha o solo permanentemente úmido. A pimenteira deve ser irrigada com frequência para manter o solo úmido, mas este nunca deve permanecer encharcado.
  4. A germinação ocorre em até 15 dias da semeadura e o transplante, para o local definitivo, deverá ser feito quando as mudinhas atingirem os 10 cm de altura.
  5. Cada pimenteira precisará de espaço lateral para se espalhar – deixe de 20 a 60 cm entre cada muda, dependendo da variedade que for semear e, entre linhas, de 60 a 120 cm (para quem vai fazer um cultivo maior do que os vasos da varanda, claro).

Cuidados rotineiros

Assim chamamos aos cuidados rotineiros que devemos ter com as plantas que queremos cultivar:

  1. Retire as outras ervas do vaso da sua pimenta para que não haja comprometimento nutricional
  2. Algumas pimenteiras podem tombar com os frutos então, ponha estacas de bambu ou madeira, como nos tomateiros.
  3. Ao colher pimentas tenham cuidado com olhos, nariz e boca pois, sua ardência ficará nas mãos – sugerimos o uso de luvas no momento da colheita.

Você poderá colher suas pimentas entre 80 a 150 dias após a germinação. A pimenteira é uma planta perene de vida curta que, em boas condições, poderá produzir por alguns anos. Os frutos podem ser colhidos verdes ou maduros.

E neste mês os clientes do Ciclo Orgânico ganharão sementes de pimenta malagueta para plantarem em casa e em suas hortas! Espero que estas dicas tenham lhe ajudado! Conte conosco e compartilhe a foto da sua pimenteira em nossas redes sociais @cicloorganico. Qual será a semente do próximo mês? Em breve você saberá! #FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.