4.6
(11)

Resultado de imagem para como plantar aipo

Existem diversas qualidades e modos de se cultivar o aipo, que também é chamado de salsão. Entre as principais opções são aquelas tradicionais, com as folhas bem verdes e ao longo do talo vai ficando branco, e também alguns cultivares que possuem hastes verdes, amareladas, avermelhadas e rosadas, que ao longo do cultivo vai ficando branco e adquirindo sabor e aroma único.

Como plantar

Resultado de imagem para aipo

Antes de plantar as suas sementes de aipo, coloque-as em uma tigela com água para acelerar a germinação dos aipos. No outro dia plante as sementes em um local definitivo do seu terreno, em sementeiras, recipientes ou outros locais que você possa cultivar ou utilizar para o transplante mais tarde.

O ideal do plantio das sementes é espalhar elas sobre a terra fértil, não havendo a necessidade de enterrar. Você ainda pode peneirar um pouco de terra e espalhar sobre as sementes, mas é importante que haja luz do sol quase que direta para que a germinação aconteça.

Clima

O aipo ou salsão cresce melhor se cultivado em clima ameno, com temperaturas entre 15°C e 21°C.

O aipo ou salsão cresce melhor se dispor de luz solar direta pelo menos durante algumas horas diariamente, mas tolera sombra parcial com alta luminosidade. Em regiões mais quentes, talvez se obtenha melhores resultados se o aipo for cultivado de forma a evitar a luz solar direta nas horas mais quentes do dia.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado.

Quando e como fazer a colheita do aipo?

Resultado de imagem para aipo

Se tudo estiver certo, a colheita do aipo poderá ser feita após 80 dias do seu plantio, mas esses dias podem variar de acordo com as condições de clima, solo, irrigação. Pode chegar em até 160 dias, para que assim possa ser feito a colheita. A planta pode ser colhida inteira, cortando-a rente ao solo com uma faca, ou as folhas podem ser cortadas individualmente quando necessário.

A IMPORTÂNCIA DO AIPO NA ALIMENTAÇÃO

Resultado de imagem para aipo

O aipo tem uma enorme importância na alimentação e isso acontece graças ao seu alto teor de fibras e por ser um vegetal baixo em calorias. Trata-se de uma boa fonte de potássio, ferro, fósforo, magnésio e vitamina A, B e C, o que ajuda a reduzir as inflamações, a tensão arterial, o colesterol e protege contra o cancro. Também é rico em celulose, substância importante para o bom funcionamento dos intestinos.

As folhas do aipo são ótimas para dar um sabor especial a sopas e molhos; os talos podem ser servidos crus ou em saladas pois combina muito bem com a alface e com o pepino.

Plante já a sua semente de Aipo e compartilhe conosco as suas experiências! 🙂 #FecheOCiclo

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.