5
(2)

É muito comum se sentir cansado em alguns dias, o problema é quando isto se torna frequente. O cansaço pode afetar o nosso humor, nossos relacionamentos e pode inclusive prejudicar nosso sistema imunológico. Nada melhor do que se sentir bem disposto e com energia.

Não se conquista energia e disposição do dia para a noite, é necessário adotar uma série de hábitos. Mas neste texto você verá que há muitas coisas que você pode fazer para ter mais energia durante o dia.

Durma no frio

Ambientes frios ajudam o corpo a dormir melhor, portanto durma com a janela aberta ou com o ar condicionado ligado.

Na estação mais gelada do ano, os dias são mais curtos e as noites mais longas. Isso por si só faz com que o sono aumente, pois a melatonina (hormônio que regula o sono) é produzida durante a noite. Como no inverno o dia termina antes, ocorre um aumento na produção da melatonina e, por conseguinte, do sono.

Faça pausas e fique um pouco em pé

Se você trabalha em frente ao computador, a cada meia hora levante-se e ande um pouco, para assim melhorar o fluxo sanguíneo. Você pode ir ao banheiro, beber um copo d’água, pegar um ar fresco, conversar com um colega de trabalho, etc. Assim você também melhora a sua produtividade. Não faça pausas apenas quando estiver cansado, ir com tudo de uma vez para liquidar as tarefas podem te levar a exaustão também.

Mais dicas do que fazer durante as pausas são: fazer uma automassagem, ouvir uma música, fazer um lanche, etc. Ah e 15 minutos de pausa já são o suficiente.

Invista na luz natural

A luz do sol ajuda a nos mantermos mais energizados. Portanto, fique o maior tempo possível perto de uma janela, seja no trabalho ou em casa. Também é essencial tomar banho de sol de 5 a 30 minutos duas vezes na semana.

O nosso corpo, intuitivamente, entende essa exposição como um ‘recado’ para todo o organismo de que está na hora de ‘trabalhar’ ao longo do dia, regulando nossas funções fisiológicas. O mesmo ocorre à noite, quando o corpo passa a ‘entender’ e funcionar em um modo que nos ajuda a descansar.

Faça este exercício de respiração profunda

Inspire lentamente pelo nariz e conte até quatro. Prenda a respiração e conte até sete. A seguir, expire lentamente pela boca e conte até oito. Repita este passo quatro vezes e faça o exercício duas vezes ao dia. Por meio deste exercício você envia mais oxigênio para o cérebro e inclusive ajuda a desestressar.

Não pule o café da manhã

Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante, certo?

Uma vez que o café da manhã desperta o metabolismo e oferece energia para o resto do dia, não pule essa refeição. É muito comum as pessoas negligenciarem esta refeição, alegando não terem tempo para ela e acabam comendo algumas besteiras no caminho para o trabalho.

Além disso, é muito importante consumir carboidratos pois fornecem energia. Alguns exemplos de alimentos para este momento do dia são: aveia com frutas, suco de frutas e vitaminas e proteínas também como ovos e iogurte,

Alguns estudos científicos já provaram que o consumo de um café da manhã balanceado pode promover benefícios para a saúde. Alguns deles são a perda de peso, controle do apetite, níveis baixos de insulina e colesterol e, é claro, maior disposição e energia ao longo do dia.

Você sabia que o café da manhã representa 25% das calorias diárias? Um café da manhã mal feito pode levar a desmotivação e mau humor.

Aposte na suplementação

Ingerir todos os nutrientes responsáveis por dar energia e disposição pode ser difícil, assim sendo é uma boa ideia apostar na suplementação. Confira alguns exemplos:

Vitamina D: Em geral, idosos, pessoas de pele mais escura, pacientes obesos e indivíduos que têm dificuldade em tomar banho de sol, que estimula a produção de vitamina D pelo organismo, são os mais propensos a ter baixos níveis desse nutriente.

Complexo B: Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. É comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço.

Creatina: Encontrada abundantemente em carnes vermelhas e frutos do mar, a creatina é um aminoácido utilizado pelos músculos para obter energia e melhorar a performance durante a prática de exercícios físicos, além de estimular o ganho de massa.

Vitamina C: Muito comum para fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C (ácido ascórbico) pode ser combinada a suplementos para dar energia e disposição. Também estimula a recuperação do corpo após atividades físicas.

Coma batata doce

Muito querida pelos fãs de academia, a batata doce é um dos melhores alimentos para fornecer energia, nutrindo mais do que outros lanches. O que acontece é que o carboidrato é digerido lentamente e fornece energia por mais tempo, ao contrário dos alimentos com alto índice glicêmico que fornecem um pico de energia e depois geram cansaço.

Alguns dos principais nutrientes encontrados no alimento são vitaminas A e C, manganês, fibras, vitaminas do complexo B, potássio e ferro.

Além de fornecer energia também auxilia na recuperação muscular e gera sensação de saciedade, o que ajuda no emagrecimento.

Podem ser assadas com um pouco de azeite e sal.

Evite o estresse

O estresse pode te deixar cansado. Pratique atividades relaxantes como ouvir música, ler livros, pintura, passar tempo com os amigos, etc.

Pratique exercícios físicos

Comece com simples caminhadas, à medida que for evoluindo passe a correr. Este é um dos exercícios mais simples, porém todos os outros também são indicados. Tente praticar 2,5 horas de exercício por semana. A yoga, apesar de não ser um aeróbico como a corrida, também é capaz de fornecer energia.

Beba muita água

Não beba água apenas quando estiver com sede. O ideal é 2 a 3 litros por dia.

Sobre a cafeína

A cafeína pode fornecer energia imediatamente, em forma de pico, mas pode reduzir após esse momento. Procure uma quantidade moderada de 200 a 300 ml por dia. Se você depende de várias xícaras de café é melhor rever este hábito.

Descanse a mente

Não é apenas o corpo que pede descanso, a cabeça também. Assim sendo, tenha hobbies e momentos de lazer. Dedique um tempo à leitura, rir com amigos, ver um filme, praticar um esporte, viajar, praticar meditação, etc.

Já pensou em aprender um instrumento musical? Ou começar a fazer pintura? Existem diversas formas de arte que trazem relaxamento para a mente. Você também pode desenhar, fotografar, maquiar, bordar, etc.

Tome um chá! Algumas essências que ajudam no relaxamento são Camomila, Melissa, Tília, Passiflora e Valeriana. Tome antes de dormir para induzir o relaxamento.

Também é importante desconectar-se dos eletrônicos para consumir menos informações como notícias desagradáveis no mundo.

Avaliação diagnóstica

Antes de sair adotando qualquer técnica para ter mais energia é importante fazer uma análise do seu dia a dia e inclusive identificar os detalhes que podem estar contribuindo para ter cansaço. Alguns exemplos de perguntas são:

Você está descansando o suficiente?
Sua alimentação é rica em nutrientes?
Você bebe mais de 2L de água por dia?
Você pratica exercícios regularmente?
Você se mantém sentado por mais de 6h ao dia?

Defina prioridades e seja organizado

Quando não temos prioridades bem definidas, acabamos tendo uma grande confusão mental, o que ocasiona perda de tempo e energia. O que acontece é que gastamos energia com tarefas inúteis. Logo, a organização e a rotina também são grandes aliadas à disposição física.

Se possível, organize tudo no dia anterior. Separe roupas, materiais e tudo o que precisa. Assim você não perde energia de manhã.

Referências

pt.wikihow.com/Ter-mais-Disposição

maistempo.com.br/como-ter-mais-energia-e-disposicao/

ecycle.com.br/como-ter-mais-energia/

benegrip.com.br/saude/saude/como-ter-mais-energia-disposicao-dia-a-dia/

xerpay.com.br/blog/pausas-no-trabalho/

benegrip.com.br/saude/vitaminas/suplementos-para-dar-energia-disposicao

cenarioagro.com.br/batata-doce-para-ganhar-energia/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.