4.7
(3)

Confira alguns fatos que você provavelmente nunca ouviu falar sobre a compostagem!

Existe um pássaro que produz composto para incubar seus ovos

O nome dele é Australian Brush Turkey. Ele coleta matéria que cai das árvores e faz uma montanha. Quando ela aquece o pássaro põe os seus ovos em seu interior, que no caso acabam sendo mais ovos do que ele conseguiria sentar em cima. E o pássaro não vai embora. De tempos em tempos o pássaro checa a temperatura do meio com seu bico e logo adiciona ou remove a matéria para controlar a temperatura.

Os presidentes americanos que eram adeptos a compostagem

O que não se sabe sobre George Washington, um dos presidentes mais famosos dos Estados Unidos, é que ele tinha uma grande apreciação sobre o solo. Ele inclusive abandonou o cultivo de tabaco pois estragava a fertilidade do solo. Washington era um ávido praticante de compostagem, performando experimentos para encontrar a melhor maneira de transformar esterco em composto.

Na busca pela fertilidade, o presidente realizou inúmeros experimentos e inclusive construiu um “estercorário” especialmente para compostagem.

E Washington não era o único presidente que gostava de compostagem. Thomas Jefferson também usou esterco fresco, semi-decomposto e apodrecido para fertilizar seu solo. E também escreveu sobre a combinação de aplicações de estrume com um sistema de rotação de culturas.

O presidente James Madison também enfatizou a importância de retornar fertilidade ao solo, seja na forma de estrume ou matéria vegetal, equivalente ao quanto foi tirado do solo.

A compostagem vem sendo feita a desde 12.000 A.C

Compostagem não é nada novo. Evidências arqueológicas indicam que ela vem sendo feita desde o período neolítico.

Humanos estão sendo compostados

A sua morte não tem que contribuir para os impactos ambientais. Empresas de funerária já compostam o corpo humano em 30 dias, salvando assim emissões de carbono.

Explosivos podem ser compostados

O TNT é um composto que possui, dentre outros elementos, carbono e nitrogênio. E caso ainda não saiba, são elementos essenciais na compostagem. Assim sendo, o exército americano já faz compostagem com TNT.

Você pode compostar com baratas

Apesar de existirem informações por aí que dizem para você manter sua compostagem longe das baratas, na verdade elas são consideravelmente limpas, têm fome e podem produzir composto sem cheiro. Você também pode cultivar uma variedade de baratas que não conseguem escalar e assim ficar seguro de que elas não vão escapar da sua composteira. Existem relatos de pessoas que dizem que o composto é extremamente rico e denso. Além desse fato, elas são capazes de compostar até mesmo resíduos mais complexos com os ossos.

Você pode cozinhar usando uma pilha de compostagem

O calor de dentro da composteira possibilita que você cozinhe seus alimentos, de preferência envolvidos em zip lock e papel alumínio. Basta embrulhar e colocar dentro da pilha. Existem inclusive restaurantes que estão experimentando esta técnica. Confira no vídeo abaixo como funciona a ideia!

​​Aquecendo casas

Sim, o calor produzido na compostagem pode ser usado para aquecer água, produzir energia e até mesmo aquecer interiores das casas por um sistema de tubulação!

Pilhas de compostagem podem pegar fogo

Isso mesmo, elas podem pegar fogo se a temperatura no interior ficar muito quente e a parte externa seca demais! Felizmente é algo muito raro que só acontece em pilhas muito grandes e ambientes com baixa umidade. A combustão espontânea é mais um fator que reforça a importância de chegar a temperatura das pilhas.

Usando galinhas para ajudar na compostagem

As galinhas são usadas para ciscar e revirar as pilhas de composto em busca de alimentos, depositando esterco ao mesmo tempo que se alimentam. Eles acabam encontrando tanta comida que muitas vezes só precisam de uma fonte de proteína para complementar sua nutrição.

Compostagem bebada

Um vlogger americano publicou um vídeo usando uma combinação de cerveja (para fermentar), Coca Cola (por causa do açúcar) e amônia (para nitrogênio) para impulsionar ativar sua composteira.

As minhocas eram sagradas para Cleópatra

Cleopatra reconhecia o valor das minhocas muito antes dos estudos modernos. A rainha do Egito tornou as minhocas sagradas em 50 A.C por causa de seu potencial em fertilizar o solo e tornou a remoção de minhocas do país um crime passível de morte.

Exportando peixes para compostagem

O Qatar, antes de começar a produzir petróleo e gás natural, era rico em peixes. Tão rico, que exportavam eles para serem usados como fertilizantes em outros países

Urina na compostagem

A urina é rica em nitrogênio e pesquisas indicam que a compostagem com ela é mais eficiente do que a convencional. Assim, ela ajuda a acumulação de sais e equilibrando os nutrientes de liberação mais lenta encontrados no composto.

A compostagem pode capturar carbono no solo

Soluções que envolvem alta tecnologia estão sendo desenvolvidas para capturar carbono da atmosfera, mas a compostagem é uma técnica relativamente simples e de baixo custo que alcança o mesmo objetivo.

Referência

Este texto é uma tradução da matéria “22 Fascinating Facts About Composting You Probably Didn’t Know” publicada pelo site Compostmagazine.com

compostmagazine.com/composting-facts/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.