5
(4)

Ter um cachorro, independente da raça, cor ou idade é motivo para sorrir todos os dias. Os cães não julgam e estão sempre prontos para dar amor e carinho. Assim, podem beneficiar diversos aspectos de nossas vidas. Além disso, eles são alegres e conseguem afastar qualquer tipo de negatividade.

Nos tornam menos egoístas e mais responsáveis

Os cães nos fazem pensar menos em nós. Temos que parar de fazer o que estamos fazendo para alimentá-los, brincar e sair para passear. Quando temos um cão, ficamos em segundo lugar e aprendemos a ser menos egoístas.

Cuidar de um cão é cuidar de outra vida. Você não pode simplesmente sair de casa e esquecer de alimentá-lo. Assim você ganha o senso de responsabilidade, amadurece e isso afeta outras áreas de nossas vidas. Pode inclusive funcionar como uma espécie de treinamento para ter um filho com seu parceiro(a).

E lembre-se, um cão vive em média 15 anos. Você terá que cuidar dele durante todo esse tempo.

Ou seja, os cães nos ensinam a ser pessoas melhores.

Você vai dar boas risadas

É impossível ter um cão e não se divertir com ele. Seja por um barulho diferente, uma posição de dormir engraçada ou qualquer outro comportamento divertido. Os cachorros sempre conseguem tirar um sorriso nosso.

Combatem a solidão

Este é um dos principais motivos para ter um cão. Um estudo feito pela Edelman Intelligence revela que 80% das pessoas se sentem menos sozinhas na presença de um pet. Isso é muito importante tendo em vista que a solidão pode desencadear doenças e transtornos mentais.

Há momentos na vida em que estamos sozinhos. Isso pode ocorrer quando obtemos nossa independência e vamos morar sós. Também pode ser o caso de quando perdemos uma pessoa da família e logo ficamos mais sozinhos. O laço afetivo criado entre ambas as partes faz com que qualquer tipo de problema seja amenizado. Assim, pode ser muito reconfortante ter um cachorro como companheiro durante esse tempo.

Os cães adoram a presença dos donos e estão sempre querendo agradá-lo. Assim você sempre terá um companheiro ao seu lado, e com ele pode sair para passear e brincar.

Reduzem o estresse

O próprio ato de fazer carinho por si só já reduz o estresse. Passear com o animal também tem esse efeito. Também nada melhor do que olhar para o cão e ver ele todo feliz abanando o rabo. Não é só o estresse, trata-se de atos que simplesmente energizam o ser humano.

Os cães certamente podem reduzir os níveis de estresse após um dia longo de trabalho. Falando em trabalho, muitas pessoas levam seu cão para o escritório e estudos sobre o tema apontam que é uma forma eficaz de reduzir o estresse. Muitas empresas inclusive incentivam esta prática.

Uma pesquisa constatou que pessoas que ficaram um tempo na companhia de pets durante alguns minutos surtiram efeitos positivos, como a sensação de calma e tranquilidade, mesmo 10 horas mais tarde. Outra pesquisa constatou inclusive aumento das habilidades de se concentrar, organizar, planejar e memorizar após contato com cães, o que pode ser muito útil para o desempenho dos estudantes e dos profissionais.

A redução do estresse pode ser muito benéfico principalmente para crianças e idosos. Ah, e vale a pena lembrar que os cachorros também têm o seu estresse reduzido quando interagem com humanos, principalmente sobre a forma de carinho.

Fazem você se exercitar

Como é indicado passear com cães mais de uma vez por dia, você acaba se movimentando, saindo do sedentarismo e evitando doenças cardiovasculares, por exemplo. Nada melhor do que fazer uma atividade física ao lado de um bichinho tão amado, assim vocês interagem e passam mais tempo juntos. A atividade é desestressante tanto para o cachorro como para o dono.

Vale uma caminhada mais longa, e dependendo da raça e porte do seu cão pode valer a pena até uma corrida para ele gastar energia.

Nos tornam mais sociáveis

Ao sair com o seu cão ele é atraído por outros cães e você acaba tendo contato com os outros donos. Assim é possível fazer amigos nas redondezas da sua casa. Existem inclusive encontros de cães em que é possível conhecer várias pessoas de uma vez só. Quem tem cão está sempre conhecendo gente nova.

Protegem sua casa

Pessoas estranhas não vão querer entrar na sua casa se ouvirem latidos do seu cão. Assim você pode dormir tranquilo, sabendo que diante da presença de um estranho o seu cão vai dar o sinal. Não importa o porte do seu cão, ele sempre vai querer te proteger. E mesmo se for um cãozinho pequeno ele pode dar um alerta no caso de ladrões.

Combate a depressão

Os cães são capazes de perceber quando estamos tristes. Assim eles tentam nos consolar lambendo a gente e ficando perto de nós. E você não precisa explicar nada a eles, eles simplesmente querem ver você feliz.

A Universidade Goldsmiths divulgou um estudo que mostra que cães estão mais propensos a se aproximarem de pessoas tristes ou que estão passando por algum sofrimento.

Educam as crianças

Ter um animalzinho em casa faz a alegria das crianças.

A criança aprende a ser responsável, pois as obrigações com o cachorro fazem com que ela criem hábitos. Elas aprendem a ter compaixão ao cuidar do seu pet. Em muitas casas, a responsabilidade de dar água, comida, limpar xixi e fezes é das crianças. As que têm vínculo com animais tendem a ser mais gentis com outras pessoas, criam o hábito de cuidados e de ajudar mais os outros.

Os cachorros têm um papel importante no desenvolvimento das crianças. Eles ensinam a respeitar o próximo, amar os outros e dividir. Além disso, fazem companhia a filhos únicos, por exemplo, e ambos se divertem com as brincadeiras. Ter um cachorro pode fazer a criança diminuir a agressividade e hiperatividade.

Portanto pense com carinho quando seu filho pedir um cãozinho para você!

Nos ensinam a viver o presente

O cão não remói o passado nem se preocupa com o futuro. Eles estão sempre presentes e vivem intensamente a cada momento. Já reparou que tudo para eles é interessante? Seja cheirar um canteiro, deliciar uma refeição ou então brincar de morder um brinquedo.

Previnem doenças

O contato com os cães é capaz de fortalecer o nosso sistema imunológico, pois estes animais estão sempre sujos e brincando na lama além do fato de possuírem pêlos e poeira.

Estudos têm mostrado que crianças com menos de 1 ano que têm cachorro são menos propensas a desenvolver dermatite crônica.

Pessoas que têm cão também têm 31% de menos chances de falecer por doenças cardiovasculares.

Não importa quem você é, ele vai sempre te amar

Não importa se você é alto, baixo, bonito, magro. Não importa o carro que temos ou se andamos de ônibus. O seu cão vai te amar sempre do mesmo jeito.

Eles não pedem nada em troca

Tudo o que eles pedem é atenção. Basta 5 minutinhos de carinho e eles estão satisfeitos.

Benefícios para os idosos

Pelo fato dos pets fazerem bem à saúde, são muito indicados para fazerem companhia aos idosos, que muitas vezes possuem limitações físicas e passam longos períodos sozinhos. Às vezes eles ultrapassam a categoria de bichinho e assumem o posto de companheiros, parceiros e amigos. Os efeitos são surpreendentes e podem inclusive aumentar a expectativa de vida dos donos.

E não é qualquer vida, é uma rotina saudável e prazerosa. A convivência com um animalzinho de estimação pode aumentar drasticamente a sensação de bem estar.

Um dos benefícios é a caminhada com o cão. Assim os idosos fazem atividade física e se socializam, reduzindo os efeitos da solidão.

Tarefas rotineiras, como colocar água, dar comida, passear, dar banho, vacinas e medicações, exercitam a mente das pessoas na terceira idade, auxiliando na prevenção de determinadas afecções cognitivas.

Vale lembrar que a companhia de cachorros faz bem a todas as idades, desde crianças até os mais velhos.

Ajuda os animais de rua

Ver um cãozinho abandonado e sem família pode ser de cortar o coração, não é mesmo? Ao adotar um animal você está praticamente salvando uma vida e abrindo espaço para um cãozinho novo na ONG de adoção (que muitas vezes se encontram lotadas).

Referências

tudosobrecachorros.com.br/20-razoes-pra-voce-ter-cachorro/

portaldodog.com.br/cachorros/curiosidades/razoes-para-ter-um-cachorro/

patasdacasa.com.br/noticia/dia-internacional-do-cachorro-26-motivos-para-ter-um-caozinho-na-sua-vida_a1987/1

manualdohomemmoderno.com.br/desenvolvimento/15-motivos-para-convencer-uma-pessoa-ter-um-cachorro

mytxai.pet/blog/curiosidades/5-motivos-para-adotar-um-cachorro/
g1.globo.com/especial-publicitario/a-vida-e-pra-ja/noticia/2021/03/09/por-que-conviver-um-pet-faz-bem-veja-5-motivos-para-ter-um-animal-de-estimacao.ghtml

lavembebe.com.br/blog/cachorro-e-crianca-beneficios-de-ter-um-cachorro-em-casa/

matsudapet.com.br/blog/seis-motivos-para-passear-com-o-cachorro/

ative.pet/bem-estar/idosos-e-animais/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.