0
(0)

É comum errar na vida, e no ciclismo não é diferente. Principalmente quem está começando acaba se desentendendo com a bike em algum momento. E como consequência acabam se lesionando, caindo ou batendo.

Querer começar com equipamentos de alto nível

Alguns ciclistas iniciantes acabam caindo no velho conto de que quanto mais “bruta” a bike, melhor. Comece com equipamentos que estão adequados ao seu preparo físico e as suas habilidades no ciclismo. Uma bike cheia de recursos, adquirida por uma pessoa que não conhece nem uma bike básica, pode ser uma barreira a sua performance, além de dar prejuízo ao seu bolso. As bicicletas mais caras costumam vir hiper leves em quase todos os seus componentes. O que os torna mais frágeis se mal utilizados. Você simplesmente precisa de uma bike e preocupe-se em pedalar e se divertir com ela!

Postura incorreta

Trata-se de um erro comum de quem está começando. Na maior parte dos casos, o que acontece é uma montagem errada das medidas do quadro, selim e guidão. A postura incorreta pode levar a lesões na coluna e nas pernas.

Em relação à posição dos joelhos, nem para fora, nem para dentro. Os joelhos devem estar centrados.

Não usar roupas adequadas

Você pode não gostar da aparência das roupas de ciclismo, mas saiba que elas deixam o seu pedal mais confortável e protegido.

Usar bermudas ou calças comuns pode assar suas virilhas, além dos tecidos ficarem encharcados e pesados de suor.

Usar roupa íntima por baixo da roupa de ciclismo

Alguns preferem manter o hábito de usar roupas íntimas com bermudas, bretelles, macaquinhos e etc, mas o recomendado e mais correto a se fazer é não usarmos. As roupas já possuem formato e configuração ideais para atender ao que nosso corpo necessita durante o pedal.

Não se alimentar bem

Certos alimentos podem deixar o seu corpo pesado, fraco e sem energia. Sua alimentação influencia na sua performance. Não se trata de apenas um “capricho” dos atletas profissionais.

Se seu plano for pedalar por mais de uma hora, leve consigo no mínimo 40g de carboidratos para cada hora de duração do percurso. Beba 500ml de água a cada hora, e mais que isso se for um dia quente ou se você suar excessivamente.

Conhecer e planejar também o tempo e percurso a serem percorridos, o auxiliará a programar a hidratação e alimentação adequadas.

Não carregar um kit de emergência e não saber reparar a bike

Imprevistos acontecem e precisamos estar preparados. É bom que tenha pelo menos uma noção básica de pequenos reparos na bike ou que saia para pedalar acompanhado de pessoas possam te ajudar caso haja algum problema técnico.

Trocar as marchas de forma errada

É sempre importante reduzir um pouco a força nos pedais ao trocar as marchas da bike, isso ajuda a evitar danos e desgastes desnecessários. Pelo mesmo motivo, devemos evitar trocar várias marchas de uma vez só.

Não respeitar os limites

Não ande em terrenos para níveis que não sejam o seu. Procure fazer pedais mais curtos, até para que seu corpo se adapte à atividade. Com o tempo, você vai ganhar mais fôlego e resistência, além de sofrer menos com as dores causadas pelo selim da bike – acredite, por mais confortável que ele seja, demora um pouco para o corpo se acostumar com o formato do banquinho.

Não caia na armadilha do overtraining! Isso pode ser prejudicial à saúde. O excesso de treinamento pode causar dores, lesões, queda da resistência imunológica, perda da qualidade do sono e muito mais.

É muito importante priorizar os momentos de descanso também. Por exemplo, a cada 3 semanas de treinos intensos, tenha uma semana de treinos mais moderados.

Sua meta deve ser desafiadora sempre, mas também, alcançável.

Não ser consistente

Ser consistente é a chave. Ou seja, não treine nos limites todos os dias, guarde um pouco de energia para o treino seguinte.

Seguir o plano dos outros

Cuidado para não abandonar o seu treino e tentar fazer o dos outros. Pedalar em grupo é muito bom, além de ajudar no ritmo e de te ajudar a ganhar experiência, esses pelotões são uma ótima oportunidade de interação social com os amigos.

​​Contudo, alguns dos principais estímulos da sua planilha devem ser feitos sozinhos.

Selim alto ou baixo demais

Para ajustar a altura correta do selim fique ao lado da bicicleta e posicione-o na altura do quadril. Suas pernas devem esticar quase que por completo enquanto você pedala, para usar toda a força desses membros.

Não usar equipamentos de segurança

Não importa a distância, use sempre o capacete. Os óculos são importantes para que insetos e poeira não atinjam os olhos. As luvas também são importantes, além de proteger as palmas das mãos em quedas, proporcionam melhor atrito e fixação ao guidão mesmo se você suar.

Querer entrar logo em um grupo de corrida

É verdade que o Tour de France inspira muita gente e dá vontade de entrar de cara em um grupo de corrida. Porém, para participar de um grupo de alta velocidade é necessário ter algumas habilidades. Mas se você quiser mesmo assim entrar para um grupo, comece pedalando na parte de trás e à medida que for ganhando confiança mova-se para a parte da frente do grupo.

Não se hidratar corretamente

Algumas pessoas esperam ter sede para beber água, mas este já é um sinal de desidratação. Portanto beba antes, durante e depois do percurso.

Não prestar atenção no trânsito

Não confie que os motoristas estão te vendo na estrada, é você que deve se prevenir prestando atenção em tudo a sua volta. Esteja ciente do tráfego, das conversões e do fluxo de veículos na região, isso pode salvar sua vida.

Não cuidar da bike

Conhecer seu equipamento e estar atento a barulhos ou algo que o incomode ao pedalar é muito importante. Manter sua bicicleta sempre revisada é a melhor forma de evitar problemas mecânicos que possam comprometer seu treino.

Referências

tswbike.com/blog/7-erros-comuns-de-ciclistas-iniciantes-que-voce-deve-evitar/

blog.sessionbrasil.com.br/10-erros-que-alguns-ciclistas-cometem/

runtastic.com/blog/pt/erros-comuns-no-ciclismo/

blog.bikeregistrada.com.br/6-erros-frequentes-de-ciclistas-iniciantes/

blog.entretrilhas.com.br/5-erros-que-ciclistas-iniciantes-devem-evitar/

bikenaveia.com.br/5-erros-comuns-na-hora-de-comecar-a-pedalar-iniciante/

​​pedalemos.com.br/dicas/6-erros-que-iniciantes-no-pedal-precisam-evitar/

webrun.com.br/erros-cometidos-ciclistas-iniciantes/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.