5
(1)

Os benefícios do limão merecem destaque por atuar em diversos órgãos e sistemas. É considerado uma das frutas mais poderosas!

Trata-se de uma fruta muito comum encontrada na dieta dos brasileiros, principalmente sob a forma de suco e tempero de saladas.

Controla pressão arterial

Ao contrário do sódio, que aumenta a pressão, o limão reduz, evitando crises hipertensivas.

Protege os vasos sanguíneos

O limão é rico em vitamina C, que fortalece a parede interna das artérias, diminuindo as chances do acúmulo de placas de gordura, o que causaria infartos e AVCs.

Tem efeito antibiótico

Os flavonoides do limão agem sobre algumas bactérias por terem propriedades anti sépticas e antibióticas, evitando por exemplo inflamações na garganta.

Fortalece sistema imunológico

A vitamina C presente no limão aumenta a produção dos glóbulos brancos, nossas células de defesa que combatem microorganismos invasores como vírus e bactérias. Assim é possível prevenir gripes e resfriados. O limão é um aliado ao combate de dores de garganta, basta misturar a água morna e fazer gargarejos.

Nos deixa mais jovens

A vitamina C participa da síntese de colágeno, a proteína que dá sustentação e elasticidade à pele. Assim evita-se o surgimento de rugas e marcas de flacidez. Ainda em relação a pele o limão é capaz de combater a acne.

Auxilia o funcionamento digestivo

A acidez do limão estimula a produção de saliva, facilitando a mastigação, e estimula o fígado a produzir a bile, que é essencial para o processamento das gorduras no estômago e sua posterior eliminação. Para ajudar no sistema digestivo, recomenda-se tomar com água morna logo em jejum.

Possui efeito detox

O limão possui propriedades capazes de limpar o corpo, favorecendo a absorção de nutrientes e o processo digestivo, evitando a prisão de ventre. Assim é possível desinchar o corpo.

Aumenta a absorção de ferro

A fruta ajuda a absorver o ferro dos alimentos vegetais devido à presença da vitamina C, que aumenta a absorção do mineral pelo intestino delgado. O ideal é que o limão acompanhe as refeições com alimentos ricos em ferro como carnes, folhas verde-escuras e leguminosas como o feijão. Pode ser sob a forma de suco, por exemplo.

Equilibra os níveis de pH do sangue

O limão por si só é ácido, porém quando é metabolizado pelo organismo deixa-o mais alcalino. Logo, beber água com limão ajuda a diminuir a acidez do corpo. Um corpo mais alcalino é menos suscetível a cânceres.

Melhora o humor

O intestino em equilíbrio favorece a produção de vários neurotransmissores que melhoram o humor. O limão ajuda a eliminar toxinas do organismo, melhora o funcionamento do fígado e estimula a boa digestão, fazendo com que todo o trato gastrointestinal trabalhe em harmonia. Havendo esse equilíbrio, é possível produzir serotonina adequadamente que junto a outros alimentos fontes de triptofano são capazes de melhorar o humor. Com a produção de serotonina é possível reduzir a ansiedade.

Melhora o hálito

Algumas gotas de limão são capazes de estimular as glândulas salivares a produzir mais saliva, mantendo a mucosa bucal lubrificada e reduzindo a halitose.

Acelera a cicatrização

O limão é rico em vitamina C, nutriente extremamente importante na cicatrização dos tecidos, especialmente na regeneração do colágeno da pele.

Dá energia

A vitamina C presente no limão ajuda a converter os alimentos em energia.

Melhora cognição

A vitamina B ajuda a manter o sistema nervoso saudável, melhorando a função cognitiva por meio do aumento de fluxo sanguíneo para o cérebro.

Benéfico para o cabelo

Quando aplicado no couro cabeludo, o suco de limão pode tratar a caspa, queda de cabelo e outros problemas relacionados à área. O suco de limão também pode dar um brilho natural quando aplicado diretamente sobre os fios.

Ajuda a prevenir o câncer

Um estudo divulgado pelo Journal Food & Function mostrou que a fruta pode ser eficiente no combate ao câncer de mama. Além disso, um estudo realizado com cobaias indicou que algumas substâncias encontradas nos limões impediam o desenvolvimento de alguns tipos de cânceres como os de pele, mama, pulmão, boca, estômago e cólon. O limão contém 22 compostos diferentes com ação anticancerígena! Apesar disso, são estudos que não possuem comprovação, mas que mostram evidências.

Como pode ser consumido?

A forma mais conhecida é a limonada, que pode ser melhor ainda em dias mais quentes. O suco de limão tem menos calorias do que outros, como o de laranja, por exemplo. Enquanto um copo de suco de limão possui 6 calorias, um de laranja possui 110 e um de refrigerante possui 150. Assim sendo pode ser um aliado ao emagrecimento. Outro fator que contribui para o emagrecimento é a presença da pectina, que reduz a fome.

Em relação aos doces, é muito encontrado nas tortas de limão. Apesar disso, também é muito encontrado em bolos, muffins, mousses, picolés e sorvetes.

Já pensou em trocar o vinagre e o sal por azeite de oliva e sumo de limão para temperar a salada? Além de um ótimo aroma e sabor, você vai usufruir dos benefícios do limão e do azeite para a saúde.

Referências

medprev.online/blog/alimentacao/beneficios-do-limao-para-a-saude/

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/04/06/limao-ajuda-na-digestao-veja-7-beneficios-dessa-fruta-citrica.htm

conquistesuavida.com.br/noticia/beneficios-do-limao-por-que-essa-fruta-e-tao-poderosa-para-a-saude-entenda_a7687/1

laferretti.com.br/10-beneficios-do-limao-para-sua-saude/

selecoes.com.br/saude-bem-estar/beneficios-do-limao-para-sua-saude-que-voce-nao-vai-acreditar/

minhavida.com.br/alimentacao/ingredientes/3329-limao

3talheres.com.br/os-beneficios-do-limao-para-sua-saude/

gustavomorellato.com.br/artigos/os-beneficios-do-limao/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.