Muitas pessoas pensam que medicamentos podem ser descartados no lixo comum, mas o que não sabem é que a rede de esgoto não é capaz de filtrar algumas substâncias e essas acabam contaminando o meio ambiente e seres vivos. Cerca de 70% da população faz o descarte inadequado de medicamentos.
O problema se intensifica a partir do momento em que não há legislação eficiente para combater o problema.
O Brasil é o sétimo país mais consumidor de remédios. A população gera 10 mil toneladas deste tipo de resíduo por ano!
O descarte de medicamentos deve ser feito em pontos específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta.
Cabe ao farmacêutico, informar corretamente ao consumidor como fazer o descarte.
Onde descartar?
Existem muitos locais que recebem os medicamentos. Alguns deles são farmácias, hospitais e postos de saúde. Entre em contato com a Vigilância Sanitária ou Secretaria da Saúde do seu município para maiores informações. Você também pode encontrar pontos de coleta no site da eCycle.
E as bulas e caixas?
As caixas de papel e as bulas não têm contato direto com o medicamento, portanto podem ser destinadas à lixeira de papel da coleta seletiva.
O que é feito com os materiais descartados ?
Os materiais cortantes, como seringas e agulhas, são levados a uma usina de tratamento onde são descontaminados. Depois disso vão para os aterros. Já os medicamentos vencidos e produtos químicos, são incinerados em uma usina própria para isso. Vale lembrar que muitas usinas não possuem tratamento adequado e acabam não filtrando gases emitidos durante a incineração, o que acaba poluindo o ar.
O que acontece se for consumido o medicamento vencido?
Medicamentos vencidos podem trazer riscos à saúde e serem menos eficazes. Pode haver inclusive o desenvolvimento de doenças mais graves.
Medicamentos estão presentes nas fezes e urina
Uma vez que as substâncias dos medicamentos estão presentes nas fezes e urina dos humanos também pode haver contaminação do meio ambiente dessa forma. Assim sendo, o ideal é reduzir ao máximo o uso de medicamentos. Para isso é necessário ter muito cuidado com a saúde.
Como evitar o vencimento de medicamentos?
Refere-se à necessidade de o paciente receber o medicamento apropriado, na dose correta, por adequado período de tempo, a baixo custo para ele e a comunidade. Use remédios de forma racional, sem exageros, sem automedicação e não interrompa o tratamento por conta própria. Também exija do seu médico uma prescrição completa e coerente, sem desperdícios
Muitas pessoas descartam medicamentos no lixo ou nas redes de esgoto por falta de informação, não por falta de opção. Conte para amigos e familiares que existem pontos de coleta como farmácias e drogarias espalhadas pela cidade que fazem o descarte ambientalmente correto dos medicamentos vencidos
você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!
Referências
portais.univasf.edu.br/sustentabilidade/noticias-sustentaveis/descarte-de-medicamentos-vencidos-como-e-onde-descartar-corretamente