0
(0)

Os raios solares possuem diversos benefícios à nossa saúde, como a produção de vitamina D e fortalecimento dos ossos, por exemplo. Porém, também possuem características nocivas e se não fizermos proveito deles de forma correta podemos desenvolver cataratas e câncer.

Tipos de câncer de pele

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o mais comum. Em 2008 foram registrados 120 mil casos da doença no Brasil! Existem diversos tipos de cânceres de pele, sendo os três principais: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Todos eles estão relacionados com a exposição solar e podem ter consequências graves caso o diagnóstico seja feito tardiamente. Dentre eles o melanoma é o mais agressivo, gerando metástases precocemente. Devemos ter mais cuidado ainda tendo em mente que o Brasil é um dos países com maior incidência solar.

A nossa principal dica é: fuja da exposição ao sol entre as 10h e 16h devido a alta incidência de raios solares neste período.

Porém, se você pretende se expor nesse período, vamos te dar algumas dicas para minimizar os efeitos dos raios.

Escolhendo guarda-sol

Ficar na sombra pode reduzir a intensidade das radiações UV em 50% ! Mas não é qualquer  guarda-sol que proporciona esse benefício. Na hora de comprar,  opte pelos feitos de algodão, lona ou fibras sintéticas, pois estes absorvem a radiação solar. Já os feitos de nylon, que são encontrados em maior quantidade, deixam passar 95% dos raios UV. Também existem alguns que possuem fator de proteção solar no tecido, o que ajuda na proteção.

Um cuidado muito importante é usar protetor solar mesmo quando debaixo do guarda-sol. O motivo? A areia, a água da piscina e do mar refletem a luz solar e esta pode entrar em contato com você mesmo que protegido pela barraca. Portanto, previna-se das duas formas.

Raios UVB X Raios UVA

Os raios UVB são aqueles que deixam a pele avermelhada depois da exposição ao sol. Apesar de terem o ponto positivo de estimular a produção de vitamina D, eles também facilitam o desenvolvimento de câncer. O pico de raios UVB acontece entre as 10 e 16h.

Já os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele e causam envelhecimento deste órgão. Eles também são os responsáveis pelo aparecimento de manchas e pelos cânceres de pele. Os raios UVA estão presentes desde o momento em que o sol nasce até o pôr do sol e sua incidência não varia muito ao longo do dia.

Tipos de protetor solar

A maioria das pessoas está acostumada a passar protetor apenas nos dias de sol e quando está na praia ou na piscina. Entretanto, é muito importante passar sempre que sair de casa e inclusive nos dias nublados.

Existem dois tipos de protetor solar: químico e físico. O protetor químico absorve os raios ultravioleta e transforma a radiação nociva em uma de baixa energia, que não faz mal para a nossa pele.

Já o físico, desenvolve o papel de refletir os raios solares assim que esses alcançam a superfície do nosso corpo. Os protetores físicos podem ter cor ou não, caso seja sem cor pode deixar a pele um pouco esbranquiçada.

Existem ainda filtros solares híbridos, que mesclam os componentes químicos e físicos, e garantem uma proteção mais adequada.

Outras dicas importantes são: aplicar o filtro solar cerca de 15 a 20 minutos antes da exposição solar; passar o protetor a cada 2 horas, caso esteja exposto ao sol; usar sempre fator 30 ou mais; passar o protetor em todas as partes do corpo expostas (como a orelha, pés, nuca e mãos, por exemplo) e não se esqueça de proteger os bebês! Eles possuem a pele mais sensível e a partir dos 6 meses de idade já é recomendado o uso.

Caso esteja suando muito ou fique na água, o filtro solar deve ser reaplicado de hora em hora, lembrando sempre de secar o corpo antes de reaplicar.

A importância dos óculos e boné

Estudos indicam que a exposição dos olhos à luz solar, mesmo que por pouco tempo, mas durante muitos anos pode vir a causar consequências como cataratas e danos à retina, portanto, use óculos de sol!

O primeiro passo na aquisição do óculos é ter a certeza de que as lentes possuem proteção UVA. Outra dica legal é optar por lentes polarizadas pois evitam os reflexos e melhoram a visão. Já a armação do óculos deve ser grande o suficiente para impedir a entrada dos raios solares pelas laterais das lentes.

Já os bonés são essenciais porque não passamos protetor solar na cabeça!

Roupas

A mesma dica do guarda-sol serve para as roupas, ou seja, opte pelas feitas de algodão, pois retém os raios melhor do que as de nylon. Também existem tecidos especiais que bloqueiam 98% da radiação solar e ao mesmo tempo possuem poros para deixar a pele respirar.

Cuidando da alimentação

Isso mesmo, algumas frutas e legumes podem ajudar a reter as radiações na pele pois possuem carotenóides. A dica é optar pelas frutas e legumes de cor vermelha e laranja!

Esses alimentos possuem propriedades antioxidantes e ajudam a reduzir o dano que a radiação solar causa na pele.

Você é novo por aqui?

E aí, gostou do texto? Se você é uma pessoa que gosta e se preocupa com o meio ambiente, provavelmente vai gostar do serviço que nós oferecemos aqui no Ciclo Orgânico!

Olha só que legal: por meio de uma assinatura você recebe um baldinho para por na cozinha e depositar todos os seus resíduos orgânicos nele. Periodicamente nós passamos em sua residência de triciclo (para não poluir o ar, é claro!), coletamos seus resíduos e transformamos em adubo. Uma vez por mês você recebe sua recompensa: um saco de adubo fresquinho e sementinhas para plantar! Basta clicar aqui e escolher o seu plano! O serviço, por enquanto, é apenas na cidade do Rio de Janeiro.

Agradecimento especial: Dermatologista Fabiana Seidl (@drafabianaseidl)

Referências

https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/noticias/como-prevenir/https://guiame.com.br/vida-estilo/saude/saiba-como-se-proteger-dos-raios-ultravioleta.html

https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco/exposicao-solar/como-se-proteger-do-cancer-de-pele

https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/verao/noticia/2017/01/saiba-como-se-proteger-da-radiacao-ultravioleta-de-nivel-extremo-que-atinge-santa-catarina-9062370.html

http://elas.gaz.com.br/conteudos/comportamento/2017/11/22/107883-cinco_maneiras_de_se_proteger_dos_raios_solares.html.php

https://www.eotica.com.br/blog/protecao-uv-por-que-e-tao-importante/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.