0
(0)

https://blog.casaescola.com.br/sustentabilidade-na-educacao-infantil/

Já parou para pensar que as crianças e adolescentes de hoje em dia serão responsáveis pelas ações políticas, econômicas e ambientais do futuro? Assim sendo, é muito importante que tenham uma educação de qualidade no que diz respeito aos temas de meio ambiente e sustentabilidade. E quanto mais cedo melhor. As crianças devem aprender sustentabilidade desde a creche!

Para isso, é necessário que as escolas abordem temas ambientais nas salas de aula não apenas em datas específicas como o Dia da Água, mas sim ao longo do ano inteiro. E não se trata de apenas ensinar nas aulas de biologia, mas também de relacionar a sustentabilidade com disciplinas como história e matemática. Os professores também devem estar capacitados! 

Dessa maneira os estudantes podem levar o conhecimento adquirido nas escolas para as suas famílias e aos outros grupos sociais que pertencem, afinal os pequenos grupos são o ponto de partida para formar os hábitos da sociedade.

Estamos falando aqui de uma proposta de ensinamento para crianças e adolescentes, e falando sobre as crianças mais especificamente, os principais hábitos de um ser humano são desenvolvidos na infância, um período em que a pessoa está mais apta a desenvolvê-los e de forma mais rápida do que os adultos.

Além de aprenderem conceitos importantes, como o dos 8Rs (refletir, reduzir, reutilizar, reciclar , respeitar, reparar, responsabilizar e repassar), é muito interessante que os alunos sejam estimulados a desenvolver novas formas de praticar a sustentabilidade, tanto no colégio quanto em casa e na rua. Isso também faz com que eles deem importância a esta disciplina no caso, e não queiram simplesmente ser aprovados no final do ano, mas sim levar os conhecimentos adquiridos para as suas vidas.

a importância dos pais

Cabe lembrar o papel dos pais, como educadores. É no lar que devem ser implementados diversos hábitos sustentáveis,  e nada melhor do que aprender com os exemplos dados pelos pais! 

Para consolidar o aprendizado, pais e mestres devem ter o mesmo discurso e prática. É como se fossem um elo entre o conhecimento adquirido na escola e a implementação e desenvolvimento dos novos hábitos.

Os pais também devem  ser convidados a participar de certos eventos do ambiente escolar de modo a reforçar o alinhamento entre escola e lares.

Ações a serem adotadas dentro do ambiente escolar

Não adianta que os professores apenas falem sobre sustentabilidade, é importante que incluam a vivência de boas práticas de conservação da terra, água e do ar , inclusive dentro da escola. Dessa maneira o ensino fica mais dinâmico e mais interessante do que simplesmente as teorias sozinhas, fazendo com que os estudantes se envolvam mais. Vamos a algumas idéias:

Horta Orgânica – os alunos podem cultivar alimentos orgânicos que podem ser consumidos por eles ou então doados. É importante aprender técnicas de cultivo e que alimentos orgânicos são mais saudáveis. Ainda no campo da alimentação, não podíamos deixar de falar sobre o descarte de resíduos nos refeitórios, aonde vem ser colocadas latas de lixo orgânico e lixo comum.

https://querobolsa.com.br/revista/educacao-ambiental-nas-escolas-por-que-ela-deve-ser-implementada

Brinquedos sustentáveis – os brinquedos podem ser feitos de materiais sustentáveis, como é o caso das tintas feitas de argila ou barro, ou então reciclados a partir de outros produtos, como papelão, plástico e madeira. Também pode ser estimulada a troca de brinquedos entre as crianças no lugar da compra de novos.

http://www.jornalafolha.net.br/escolas-apresentam-mostras-de-trabalhos-no-dia-da-educacao/

Projeção de filmes e documentários – trata-se de uma forma eficiente e agradável de desenvolvimento de consciência ambiental.

Passeios a céu aberto – para complementar as teorias da sala de aula, os ensinamentos também podem ser difundidos em locais abertos. Por que não uma visita ao aterro sanitário ou ao pátio de compostagem do Ciclo Orgânico?

Substituição da comunicação com os pais do papel pelo digital – muitas escolas ainda usam o papel para diversos fins que poderiam ser feitos virtualmente, principalmente na comunicação com os pais. Vamos a alguns exemplos: envio de boletins, lista de material escolar, boletos de mensalidades e autorização para terceiros buscarem as crianças na escola. Dentro da sala de aula os professores podem exigir trabalhos em slides ao invés de cartolinas.

Economia de água – uma ideia legal é que sejam fixadas mensagens descontraídas falando sobre economia de água nos banheiros e bebedouros.

Revezamento de carona entre pais – como você já sabe, os carros são grandes poluidores do meio ambiente. Dessa forma, é muito sustentável o colégio estimular um planejamento para os pais poderem se revezar na condução dos alunos até o local, reduzindo a pegada de carbono. A ideia é que haja apenas um carro fazendo o trajeto que 2 ou 3 fariam para levar os estudantes separados. E o legal é que os pais podem conhecer os colegas dos filhos e estes acabam sendo estimulados a formar novos laços de amizade.

 Estimular o uso de bicicleta – outra super ideia sobre a locomoção até o colégio.

As medidas acima adotadas pelas escolas também fazem com que sua imagem seja melhorada, fazendo com que seja melhor rankeada e procurada por pais de novos alunos. A consciência ambiental vem sendo difundida cada vez mais na sociedade e são inúmeros pais que já se preocupam com a inclusão desta disciplina para a formação cultural dos filhos.

Você é novo por aqui?

E aí, gostou do texto? Se você é uma pessoa que gosta e se preocupa com o meio ambiente, provavelmente vai gostar do serviço que nós oferecemos aqui no Ciclo Orgânico!

Olha só que legal: por meio de uma assinatura você recebe um baldinho para por na cozinha e depositar todos os seus resíduos orgânicos nele. Periodicamente nós passamos em sua residência de triciclo (para não poluir o ar, é claro!), coletamos seus resíduos e transformamos em adubo. Uma vez por mês você recebe sua recompensa: um saco de adubo fresquinho e sementinhas para plantar! Basta clicar aqui e escolher o seu plano! O serviço, por enquanto, é apenas na cidade do Rio de Janeiro.

Agradecimento especial: Álvaro Jorge Madeira / Professor de Técnicas Agricolas PCRJ

Referências

https://prima.org.br/sustentabilidade-na-escola/

https://novosalunos.com.br/a-importancia-de-trabalhar-a-sustentabilidade-na-escola/

https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/sustentabilidade-na-escola.htm

Escola Sustentável: 10 ideias para colocar em prática

https://jornadaedu.com.br/praticas-pedagogicas/sustentabilidade-nas-escolas/

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.