0
(0)

Não basta ser sustentável apenas em casa. É no trabalho onde passamos a maior parte do tempo e portanto devemos ter cuidados para não gerar grandes impactos ambientais. Se você tem interesse em tornar sua rotina de trabalho mais sustentável, saiba que por meio de simples ações você pode beneficiar a si próprio, a empresa e ao meio ambiente. Confira!

Começando pelo café da manhã

Muitas pessoas compram lanches para viagem no caminho do trabalho, e estes podem vir embalados em plástico e papel que serão usados apenas uma vez e depois, se inadequadamente descartados, podem ir parar nos lixões e aterros. Se você fizer isto todos os dias, vai acabar produzindo uma enorme quantidade de lixo.

A solução? Que tal planejar o seu café da manhã na noite anterior?

E se você realmente não quiser abrir mão do seu café ou chá que tanto gosta que fica no caminho do trabalho… Leve uma caneca consigo e peça para o atendente por a bebida nela. Os copos retráteis do Menos 1 Lixo são uma ótima ideia, confira!

Use menos papel

Tente manter os documentos, que seriam impressos, online no seu computador e celular. Ao invés de armazenar os arquivos impressos em pastas, que tal organizar tudo na nuvem? É mais sustentável e prático, vale a pena experimentar. Uma forma de criar arquivos digitais é escaneando os documentos impressos. Existem aplicativos de celular para isso.

Precisa imprimir mesmo assim? Que tal usar papel reciclado? Se for papel comum também, você pode usá-lo como rascunho. Ah, e configure a impressora para imprimir frente e verso.

Opte por cartuchos recarregáveis de impressora. Assim economiza-se dinheiro e produz-se menos lixo. A impressora por si só também consome energia…

Coloque plantas no escritório

Além de embelezar o ambiente, melhoram a qualidade do ar, deixam o ambiente de trabalho menos tenso e estressante, e inspiram as pessoas. Inclusive existem estudos que indicam que as pessoas têm maiores níveis de concentração quando em meio a natureza. Existem plantas propícias para ambiente sem luz solar e que não necessitam de água diariamente. Algumas dicas são: Espada de São Jorge, Bromélia, Suculentas, Violetas, Jibóia, e Clorofito.

Sobre o transporte

Tente fazer de tudo para não acabar indo de carro sozinho para o trabalho. Esta é a pior opção. Ideias melhores são: ônibus, caminhada, bicicleta ou então organizar um esquema de caronas (com outros funcionários da sua empresa ou com outras pessoas por meio de aplicativos de carona). Assim você reduz a emissão de gases poluentes e melhora a mobilidade urbana. Os deslocamentos a pé e de bicicleta inclusive fazem bem à saúde.

Alguns aplicativos de carona são: BlaBlaCar, Waze Carpool, Bynd e InDriver. Por meio deles, motoristas podem divulgar o horário de partida, modelo do carro, locais de partida e chegada. Aplicativos como o BlaBlaCar inclusive calculam os gastos da viagem e os divide entre os integrantes. Os usuários são avaliados e os motoristas precisam confirmar documentação.

Faça reuniões online

O objetivo é reduzir os deslocamentos dos integrantes da reunião, e assim, reduzir a emissão de poluentes. Não estamos falando apenas dos carros, mas também dos aviões (caso os participantes morem em cidades ou países diferentes). Este meio de transporte polui excessivamente o ar! Enfim, os aplicativos Zoom e Skype estão aí para isso.

Extermine os copos plásticos

Canecas, copo de vidro, garrafas, copos retráteis… Vale de tudo menos copos de plástico! Outro benefício de levar uma garrafa de água para o trabalho é que você a coloca na sua mesa e assim fica mais fácil beber mais água, o que torna você mais saudável.

Ar condicionado

Não há necessidade de ligar o ar na máxima potência. Por volta de 23 graus já é o suficiente para não gastar muita energia. Para economizar mais ainda, desligue o ar condicionado uma hora antes do fim do expediente. Se o dia não estiver tão quente assim, abras as janelas ao invés de utilizá-lo.

Estimule os outros colegas

Para diminuir o impacto ambiental ainda mais, sirva de exemplo e tente fazer os outros colegas de trabalho também adquirirem os mesmo hábitos que sugerimos aqui. Dissemine esse estilo de vida!

Home Office uma vez por semana

Que tal perguntar para o seu chefe se isto é possível? O benefício é basicamente o fato de não precisar se deslocar.

A sua empresa realmente pratica a sustentabilidade ambiental?

Que tal solicitar à empresa para implantar secadores elétricos nos banheiros ao invés de papel? Instalar um bicicletário? Disponibilizar carregadores para carros elétricos?

Composte os resíduos orgânicos

Sabe aquela casca de banana, maçã ou laranja que sobra depois do lanchinho no trabalho? Ou então restos de comida do almoço? Compostar é uma ótima ação diante dessas situações, pois caso jogue fora, irão acabar parando nos lixões e gerando gás metano.

Uma solução muito prática é o baldinho do Ciclo Orgânico, pois assim você não tem trabalho praticamente nenhum, ao invés de ter uma composteira no trabalho.

Não conhece o Ciclo Orgânico? Funciona assim: por meio de uma assinatura você recebe um baldinho e você depositará nele todo o lixo orgânico. Periodicamente nós passamos de bicicleta em sua casa ou trabalho para coletar os resíduos e transformamos tudo em adubo. No final do mês você escolhe diversas recompensas como um saco de adubo de 2 quilos.

Referências

goingzerowaste.com/blog/tips-for-staying-zero-waste-at-work/

etica-ambiental.com.br/como-ser-sustentavel-no-trabalho/

andrebona.com.br/5-dicas-fundamentais-para-um-dia-a-dia-mais-sustentavel-no-trabalho/

hypeverde.com.br/dicas-para-ser-sustentavel-no-trabalho/

ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/10-atitudes-sustentaveis-para-inspirar-colegas-de-trabalho/

bynd.com.br/2021/02/estilo-de-vida-sustentavel/

sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/dicas-para-ser-mais-sustentavel-no-trabalho.htm

guilhermemachado.com/como-tornar-seu-ambiente-de-trabalho-mais-sustentavel-5-dicas/

correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-ser-mais-sustentavel-no-trabalho/

greenvagas.com.br/como-ser-sustentavel-no-ambiente-de-trabalho/

canaltech.com.br/apps/melhores-aplicativos-de-carona/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.