O ecodesign consiste na adoção de critérios ecológicos em todas as fases da vida de um produto, desde a concepção, desenvolvimento, transporte, utilização e reciclagem. O conceito envolve estratégias que tentam prolongar a vida útil dos produtos e torná-lo ausente de resíduos. Ao priorizar materiais sustentáveis, isto permite que quando o produto chegue ao fim da sua vida útil ele possa ser reaproveitado.
Outros objetivos do ecodesign são economia de dinheiro, de recursos, aumento da competitividade da indústria fabricante no mercado e possibilidade de conserto ou reaproveitamento quando um produto estraga.
Temos que produzir melhor e com mais consequências por diversos motivos. Um deles é que muitas matérias-primas são finitas e podem se esgotar se não cuidarmos delas.
Confira alguns exemplos de produtos que estão dentro do conceito de ecodesign: móveis biodegradáveis, louça de vidro reciclado, xícaras de café comestíveis, escovas de dentes e óculos de sol de bambu, roupa e calçados feitos com plástico oceânico e até jóias de ouro ecológico.
Para exemplificar melhor, podemos tomar como um exemplo o ecodesign de interiores.
Você pode priorizar o uso de materiais de forma consciente, como por exemplo, adotando tintas ecológicas, plásticos reciclados e madeiras reflorestadas.
Outro ponto é considerar a reutilização. Antes de transformar todo um ambiente, considere reutilizar ou reformar um móvel antigo, reaproveitar um item de decoração ou até mesmo buscar por alternativas que podem se transformar em novos objetos, como caixotes de madeira para criar estantes ou garrafas de vidro para usar como vasinhos.
Há grandes projetos em que o ecodesign não é apenas uma característica da construção, mas sua ideia principal.
Algumas características do ecodesign
Menos materiais: é importante otimizar a quantidade de materiais usados na fabricação de um produto. Dessa forma é possível proteger os recursos. Além disso, é importante que sejam feitos de materiais duráveis que aumentem a vida útil dos produtos.
Materiais de baixo impacto ambiental: escolher materiais menos poluentes, não-tóxicos, de produção sustentável ou reciclados, ou que requerem menos energia na fabricação.
Biodegradabilidade: é importante que o produto seja feito de materiais biodegradáveis, ou seja, que não gere poluentes e que necessitam de menos energia para a sua fabricação.
Inovação: a tecnologia pode aumentar a eficiência do produto bem como a sua sustentabilidade.
Autoridade de mercado: a empresa que faz o uso do ecodesign se destaca das demais uma vez que a sustentabilidade já é uma preocupação nos parâmetros dos novos hábitos do consumo. Além de se destacarem no mercado, essas empresas acabam conservando o meio ambiente e qualidade de vida da sociedade.
Eficiência energética: as fábricas devem consumir menos energia e priorizar fontes menos nocivas como a energia elétrica.
Modularidade: as mercadorias devem ser compostas por peças de fácil reposição, que podem ser trocadas facilmente sem que seja necessário que o produto seja substituído por outro.
Exemplos de empresas que fazem uso do ecodesign
Mud Jeans: essa empresa vende calças jeans com fibras reutilizadas e algodão orgânico.
Gerrard Street: a empresa holandesa vende headphones que duram a vida toda, além de oferecer reparação dos produtos de graça.
Fairphone: Todas as peças foram desenhadas para que os utilizadores possam ter a facilidade de reparar os telemóveis que foram danificados, evitando a compra de outros.
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Referências
iberdrola.com/compromisso-social/eco-design-produtos-sustentaveis
beecircular.org/post/ecodesign-economia-circular-principios-vantagens-exemplos-empresas
atec.com.br/blog/design-original/ecodesign/
wikihaus.com.br/blog/ecodesign-ou-design-ecologico-da-concepcao-pratica/