1
(1)

O que é?

Trata-se de uma forma de cultivo de plantas que não utilizam o solo. As raízes das plantas ficam imersas na água. Soluções fertilizantes são adicionadas à água para fertilizar as plantas. É utilizado um esquema de estufas para climatizar o local, o que possibilita o cultivo dos vegetais o ano todo.

Periodicamente é feito um monitoramento do pH e da concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.

Vantagens

A hidroponia produz entre três e dez vezes mais quantidade de alimentos do que a agricultura convencional no mesmo espaço. Além disso, as plantas crescem na metade do tempo.

A qualidade dos produtos cultivados é melhor, uma vez que os nutrientes são balanceados e controlados.

Por possuir um esquema fechado, reduz-se a quantidade de água utilizada.

Por ser dentro da estufa, não há necessidade de agrotóxicos. Assim não há ataque de predadores. Assim há menos poluição do solo e da água.

Não há desperdício de água e nutrientes. A economia de água em relação ao solo é de cerca de 70%. Não há necessidade de pulverizações.

O trabalho fica mais fácil uma vez que as plantas ficam suspensas a certa altura do solo, assim não precisa-se abaixar para colher os vegetais. Também é necessário menos mão de obra.

Não é necessário preocupar-se com a rotação de culturas.

O que pode ser cultivado?

Praticamente tudo. Hoje em dia a alface ainda é a mais cultivada, mas pode-se plantar brócolis, feijão-vagem, repolho, couve, salsa, melão, agrião, pepino, berinjela, pimentão, tomate, arroz, morango, forrageiras para alimentação animal, mudas de árvores, plantas ornamentais, entre outras espécies.

Sobre a tecnologia

O cultivo hidropônico necessita de mais tecnologia do que o cultivo convencional. Confira alguns instrumentos e equipamentos necessários:

Medidores de condutividade: a condutividade elétrica da solução nutritiva indica os níveis de nutrientes dissolvidos e se é necessário repô-los.

Medidores de pH: o controle da acidez da solução e do substrato é fundamental, pois cada cultivo tem um nível adequado levemente diferente.

Iluminação: é possível utilizar luz do sol, luz artificial ou uma combinação de ambas para maximizar o rendimento. Nos últimos anos o uso de luzes LED aumentou devido ao seu baixo consumo.

Controle do ar: em ambientes fechados é possível aumentar a concentração de CO2 no ar para melhorar a fertilidade.

Cuidados necessários

É necessário prevenir-se contra a falta de energia elétrica. Exige conhecimentos técnicos e de fisiologia vegetal. Uma planta doente pode contaminar toda a produção. Requer rotinas regulares e periódicas de trabalho.

No Brasil

A técnica ainda não é muito difundida por aqui. É mais utilizada perto dos grandes centros urbanos onde há menos terras agricultáveis. A região sudeste é a que mais faz uso da técnica.

No mundo

Entre os países que empregam a técnica de hidroponia merecem destaque Japão, Estados Unidos e Israel. O Japão, por ser um país de pequeno território e de condições climáticas desfavoráveis (com invernos intensos), necessita de sistemas alternativos de produção, como é o caso da hidroponia. Israel produz flores e hortaliças em escala comercial por meio de sistemas hidropônicos. Nos Estados Unidos, além do cultivo de alimentos para o consumo da população, a hidroponia também é aplicada às pesquisas da NASA, uma vez que se trata de uma das poucas alternativas de produção de alimentos no espaço.

O produto hidropônico também é orgânico?

A legislação brasileira não considera o cultivo hidropônico como orgânico. Também precisamos deixar claro que assim como os vegetais produzidos no sistema orgânico, a produção hidropônica não altera a composição nutritiva do alimento, se compararmos com a produção convencional. Apesar de terem preços parecidos também, é preciso dizer que hidroponia e orgânicos são diferentes maneiras de produzir.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

ecoeficientes.com.br/o-que-e-hidroponia/

brasilescola.uol.com.br/biologia/hidroponia.htm

iberdrola.com/sustentabilidade/o-que-e-hidroponia-e-vantagens

infoescola.com/agricultura/hidroponia/

saberhortifruti.com.br/hidroponia/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.