0
(0)

Passamos a maior parte do tempo no ambiente de trabalho, portanto, esse lugar deve ser um espaço agradável, para que assim você tenha vontade de trabalhar todos os dias.

Nada melhor do que ter um dia produtivo no trabalho. Para isso você deve se dedicar para bater metas e ser eficiente. As consequências de tudo isso podem ser a promoção de um cargo bem como aumento de salário.

A consequência principal de uma pessoa que é feliz no seu trabalho é o aumento da sua produtividade. A Warwick University, do Reino Unido, concluiu em estudo que trabalhadores felizes são 20% mais produtivos que os não-satisfeitos.

O trabalho é o nosso segundo lar. Então, se só houver cobranças, pressão e cara fechada, quem conseguirá de fato produzir e ser feliz no trabalho? Desencane dessa história de “trabalhar para pagar as contas”. É possível tornar os dias de trabalho mais prazerosos e divertidos!

Acordar, ir à academia, trabalhar, chegar em casa cedo, jantar, brincar com os filhos e ainda assistir à novela é o que você deseja?

Para muitos, essa rotina é sinônimo de qualidade de vida.

Isso porque ela representa um cenário de concordância entre o lado pessoal e o profissional.

1. Saiba qual é o propósito do seu trabalho

Independente do seu cargo, seu trabalho possui um propósito. As tarefas que você executa fazem parte de um processo que busca alcançar resultados para a empresa.

Pense: se o seu trabalho não existisse, como ela afetaria a empresa, clientes e a sociedade? Sim, o seu trabalho impacta esses três grupos.

2. Comemore as conquistas

Alcançou uma nova meta? Saia com os colegas de trabalho para um happy hour. Isso traz um clima descontraído e gera motivação para alcançar novos objetivos.

3. Faça pequenas pausas

Mesmo que você seja muito ocupado, é importante separar um tempinho para repor as energias. Faça uma caminhada pela rua, tome um café, converse com um amigo, faça alongamentos. Essa pausa pode ser de 10 minutos e pode ser feita a cada hora ou a cada execução de uma tarefa.

O importante é saber a hora de trabalhar duro e a de relaxar.

4. Peça feedback

Peça a opinião dos seus colegas de trabalho a respeito do que você vem fazendo. Assim você detecta pontos fortes e fracos.

5. Faça algo que ama

“Faça algo que ama e nunca terá um dia de trabalho.”

É claro que todos os trabalhos possuem problemas e dias difíceis, mas se você trabalha com o que ama fica mais fácil lidar com estas situações.

6. Saia da rotina

Às vezes uma rotina muito repetitiva pode trazer desânimo.

Ao invés de ir de carro para o trabalho, vá de bicicleta; almoce em um restaurante diferente e convide um novo colega; trabalhe em uma cafeteria ao invés do escritório. Pequenas mudanças podem trazer bom humor e combustível para trabalhar o resto do dia.

7. Faça uma pausa para o almoço

Muitas pessoas têm o hábito de almoçar e trabalhar ao mesmo tempo. O ideal é separar um tempo para apenas almoçar e não pensar em mais nada. Relaxe e evite pensar nas próximas tarefas.

8. Desenvolva uma boa relação com a gerência

A gerência é responsável por avaliar o seu trabalho, conceder novos cargos e aumentos de salário. Também guiam seus passos na empresa e auxiliando na construção da sua carreira. Assim sendo, desenvolva uma boa relação com a gerência.

9. Tenha um plano de carreira

Crie objetivos e busque alternativas. Um dos principais motivos que causam infelicidade na vida profissional é a estagnação e sentir sem escapatórias.

Onde você se vê daqui a cinco ou dez anos? Ter objetivos traçados é uma forma de continuar engajado e também ajuda a perceber se os nossos planos estão próximos de serem cumpridos.

10. Procure desafios

Os desafios são importantes para gerar motivação. Muitas vezes, quando ficamos em nossa zona de conforto, apresentamos sinais de apatia e insatisfação. Quando somos encorajados a encarar desafios, temos mais ânimo e ganhamos produtividade. Foque em metas desafiadoras, porém, possíveis.

11. Cultive bons relacionamentos

É difícil se sentir realizado em um ambiente cheio de intrigas e conflitos. Por isso cultive bons relacionamentos. Se notar que a competitividade ou qualquer outra forma de desentendimento esteja começando a acontecer, tente resolver logo. É importante estabelecer um diálogo verdadeiro.
Se algo está incomodando, procure o seu líder para uma conversa franca.

12. Não existe trabalho perfeito

Não adianta correr atrás de um ambiente de trabalho perfeito, pois não existe. Todo local possui contratempos, falhas e problemas. Sendo assim, precisamos estar abertos a adaptação e o aprendizado. É importante reconhecer os pontos positivos e negativos de cada trabalho.

13. Encare os erros como aprendizagem

Esta é uma característica de quem se sente realizado. Jamais veja os erros como derrota, todos os dias podemos aprender algo novo.

14. Estude sempre

O conhecimento é algo infinito, e diante de tantas inovações as quais somos submetidos diariamente faz-se necessário atualizarmos nossos conhecimento principalmente sobre os temas que fazem parte da nossa rotina de trabalho.

15. Beba água

Tenha uma garrafa reutilizável com você e beba o máximo que conseguir. Assim você mantém o cérebro hidratado e evita dores de cabeça em situações estressantes.

Como saber se você é feliz no trabalho?

Você fica contando as horas para chegar ao fim do expediente? Fica esperando ansiosamente pela sexta-feira e fica triste quando o domingo chega ao fim?

Você compara o seu trabalho com o de amigos e familiares e fica desejando ter outro trabalho?

Você tem dificuldade de se motivar na sua atual função? Apresenta quedas de rendimento?

Referências

br.indeed.com/conselho-de-carreira/desenvolvimento-de-carreira/como-ser-feliz-no-trabalho

fia.com.br/blog/felicidade-no-trabalho/

blog.bettha.com/feliz-no-trabalho/

catho.com.br/carreira-sucesso/dicas/quer-ser-feliz-no-trabalho-veja-as-dicas/

telavita.com.br/blog/felicidade-no-trabalho/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.