5
(3)

Em muitos casos, pré disposições genéticas podem favorecer o aparecimento de doenças. Já em outros, o que leva em conta é o estilo de vida da pessoa, e é nisso que vamos focar neste texto. A maioria das dicas são fáceis de implantar!

Beber muita água

A água está para o corpo humano assim como o combustível está para o carro. Isso porque, sem manter os nossos níveis hídricos sempre abastecidos, todo o organismo sofre.

A água auxilia no transporte de nutrientes, na eliminação de toxinas, evita constipação intestinal, melhora a pele, aumenta níveis de energia, melhora o humor, etc.

Para não esquecer de beber água e fortalecer o hábito, ande sempre com uma garrafa de água reutilizável!

Água não é tudo igual. O site My Best-Brasil elegeu a marca Minalba como a melhor marca brasileira. Ela é feita em Campos do Jordão-SP e tem um pH ideal para consumo em altas quantidades.

Sucos, água de coco e chás também são indicados.

Temperar a comida com alho

O alho melhora a saúde do coração, diminui o colesterol, pressão arterial e melhora o sistema imunológico.

A Faculdade de Medicina Tagore, da Índia, realizou um estudo mostrando que pessoas submetidas a testes e que consumiram alho mostravam uma queda na pressão sanguínea em cerca de 10%.

Celebrar a vida

Não espere grandes vitórias acontecerem, aproveite as coisas simples da vida e logo você precisa de menos para ser feliz. Valorize um dia produtivo no trabalho, um momento de descanso, o contato com amigos e familiares, etc.

Praticar exercícios aeróbicos

Assim você evita hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Pode ser uma caminhada ou uma corrida!

Os aeróbicos fortalecem o coração, pois esse tem que bombear mais sangue para os músculos.

Você já sentiu aquela sensação agradável após pedalar, correr ou pular corda? Isso se deve a endorfina produzida durante os exercícios, um hormônio do bem-estar. Assim, os aeróbicos são indicados para o relaxamento e para combater o estresse.

Outro benefício muito interessante é o emagrecimento!

​​Cultive amizades

Um estudo australiano estimou que idosos com largo círculo de amigos estavam 22% menos propensos a morrer, durante o período de análise, do que aqueles com menos amigos. Outros estudos também relacionam a solidão com ataques cardíacos. Você sabia que as amizades melhoram o sistema imunológico?

Tenha um animal de estimação

O contato com animais é uma rica fonte de benefícios psicológicos, físicos e sociais. Alguns idosos até reduzem a quantidade de medicamentos ao ter um animal em casa.

Eles evitam a solidão e geram afeto. Divertem, acalmam, contribuem para melhorar o sono e a pressão sanguínea. São muito indicados para idosos, pois ocupam a mente, o tempo e trazem companhia.

Além disso, ter um pet nos ensina a ser mais responsáveis, devido aos cuidados diários. Ao sair para passear com o seu cachorro você também faz uma atividade física.

Comer mais iogurtes

O que as bactérias vivas contidas nesses potinhos também fazem é melhorar o nosso humor. Afinal, é o intestino que responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo.

Pegar sol

Muito se fala sobre os malefícios da exposição solar, mas ao mesmo tempo, se for moderada pode trazer diversos benefícios à saúde.

Um dos principais benefícios é a produção de vitamina D. Essa substância é responsável por aumentar os níveis de cálcio no corpo (o que fazem para os ossos), prevenir câncer, diabetes e doenças cardíacas e faz bem para o cabelo.

Outros benefícios da pegar sol são evitar a depressão (pois nesse momento o corpo produz endorfina, substância do bem-estar), melhorar o sistema imunológico, regular o sono e reduzir pressão arterial.

Diminuir o sal

O sal em quantidades moderadas faz bem ao organismo, mantendo a pressão regulada, participando da contração dos músculos, transpiração, além de fazer o coração funcionar bem.

Por outro lado, o consumo excessivo de sal corresponde por ⅔ dos AVCs e metade dos infartos. Outras doenças são a osteoporose e a hipertensão.

O sódio está presente basicamente no sal de cozinha assim como nos alimentos industrializados. Por isso, além de reduzir a quantidade de sal no preparo dos alimentos é importante também ficar atento aos rótulos.

Quando for a um restaurante, você simplesmente pode solicitar ao garçom que sua comida seja preparada com menos sal.

Praticamente todos os alimentos industrializados possuem sódio. A maioria deles contém muito sal para dar um sabor atrativo e mantê-los conservados por muito tempo. Alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados são: hambúrgueres, empanados, salgadinhos e carnes processadas. Os campeões são os embutidos (presunto, mortadela, salsicha) e defumados, temperos prontos, as sopas instantâneas, os pratos prontos congelados e as conservas.

Pensar positivamente

Ter uma atitude mais otimista diminui sua pressão arterial, melhora a saúde do coração, protege seu corpo de alguns vírus e melhora sua saúde mental. Também reduzem o risco de depressão e aumentam a longevidade.

Beber chá

Chás fazem bem para o corpo e evitam certos tipos de infecção. Assim melhora-se o sistema autoimune. Beber chá é uma forma de manter o corpo funcionando bem e hidratado.

Tomar banhos frios

Assim você reforça a imunidade, melhora a circulação sanguínea, fortalece a pele e revigora o corpo.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

awebic.com/segredos-pessoas-saudaveis/

dicasdemulher.com.br/habitos-das-pessoas-que-raramente-ficam-doentes/

academiaantares.com.br/os-segredos-das-pessoas-que-nunca-ficam-doentes/

noticiasmagazine.pt/2018/os-10-segredos-das-pessoas-que-nunca-ficam-doentes/estilos/2/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.