0
(0)

A maior parte da energia gerada no Brasil vem das conhecidas e tradicionais hidrelétricas, mas nos últimos anos, quem vem ganhando destaque é a energia eólica. Ela ja ocupa o cargo de segunda maior fonte de energia brasileira, e neste post falaremos sobre a sua íntima relação com o Nordeste, a “terra dos ventos” brasileira.

Mas se você não sabe o que é energia eólica: trata-se de estruturas chamadas aerogeradores, que possuem pás que giram com a força do vento, e assim produzem energia. Esta é transportada por cabos subterrâneos até estações que espalham para as cidades. O grande barato é que esta é uma fonte de energia limpa, ou seja, não acarreta poluição nem impactos ambientais.

O que acontece é que no segundo semestre do ano as chuvas diminuem no nordeste e isso prejudica as hidrelétricas. Por outro lado, os ventos se intensificam nesta época, sendo favorável para a produção de energia eólica.

E não é qualquer vento que passa por lá… A região é privilegiada pois os ventos são rápidos, estáveis e unidirecionais (sem rajadas). Condições ideais para se produzir energia o tempo todo.

Em setembro de 2019 foi constatado que aproximadamente 90% da energia usada na região do nordeste são geradas por essa fonte. Rio Grande de Norte e Bahia são os estados que mais produzem.

No Brasil, 9% da energia gerada é eólica. E o nosso país é o quinto colocado no ranking dos países que mais geram este tipo de energia. Em primeiro lugar vem a China, concentrando incríveis 35% da produção mundial!

Apesar de tudo, o valor da conta de luz no nordeste não é mais barata do que as demais regiões. Isso acontece porque o SIN (Sistema Interligado Nacional), impõe que toda energia produzida no país ( seja ela solar, eólica, térmica ou hídrica) deve ser distribuída igualmente pelo país com os mesmos preços. Ou seja, infelizmente não há como saber se a energia que usamos em casa é eólica ou hidrelétrica.

Agora uma curiosidade. Vocâ sabia que existem parques eólicos em alto mar? E que são altamente produtivos? O motivo é a inexistência de barreiras terrestres para o vento. O único problema é que a construção dessas estruturas não é nada simples e barata…

Bom agora que você já conheceu algumas curiosidades sobre a energia eólica… vamos aguardar para que no futuro países inteiros sejam abastecidos com esse tipo de energia, pois ela tem potencial para isso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.