Saiba mais sobre o que é sustentabilidade

Resultado de imagem para sustentabilidade

Durante a maior parte da existência humana, os seres humanos se viam-se como dominadores da natureza. Extraiam tudo que queriam para o desenvolvimento econômico, sem se preocupar com os desequilíbrios e o esgotamento dos recursos.  Este foi o início da sociedade do consumo.

O problema da sociedade do consumo é que para alimentar a produção das indústrias é necessário retirar recursos da natureza como água, madeira, metais e combustíveis.

Apesar disso, recentemente começou-se a entrar em cena o conceito de sustentabilidade. Vamos ver algumas definições do termo:

 

  • Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades;
  • Conjunto de idéias para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta ao mesmo tempo que permite aos seres humanos e sociedades soluções ecológicas de desenvolvimento.
  • A palavra sustentável vem do latim sustentare, que significa “sustentar”, ‘apoiar” e “conservar”.

Há algumas décadas atrás, pouco era falado sobre sustentabilidade. Ela virou um tema essencial e recorrente a partir da década de 90. A partir de então, começou-se a priorizar o consumo de produtos e serviços que seguissem os conceitos da sustentabilidade. Em paralelo, as empresas vem mostrando que seus produtos são ecologicamente corretos para obter uma imagem positiva.

O problema é que há muitas indústrias que dizem ser sustentáveis, mas, com a falta de fiscalização, conseguem “mascarar” seu produtos, mantendo essa imagem positiva mesmo com produtos nocivos. O nome disso é “maquiagem verde”.

É importante lembrar que a sustentabilidade não prevê apenas a preservação ambiental, mas também, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida. As empresas precisam continuar lucrando, mas sem degradar o meio ambiente.

Algumas idéias sustentáveis interessantes que talvez você não tinha parado para pensar:

 

  • Economia de água;
  • Evitar o uso de sacos plásticos;
  • Reduzir o consumo de carne bovina;
  • Uso de produtos biodegradáveis;
  • Fazer coleta de lixo orgânico e reciclável;
  • Substituir carros e motos por caminhadas e bicicletas;
  • Usar canecas para o consumo de café ou água;
  • Evitar o uso de plástico.

Uma das práticas que mais ameaçam o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas é a agricultura. Atualmente, principalmente no cenário brasileiro, há uma grande quantidade de agrotóxicos sendo usados, danificando o solo, as águas e gerando doenças para os humanos. Agrotóxicos proibidos no mundo inteiro são permitidos no Brasil! Uma solução é consumir apenas alimentos orgânicos, pois estes não envolvem agrotóxicos em sua produção.

A maior parte da água usada no mundo é na agricultura (cerca de 70%, no Brasil, esse número chega a 75%) portanto, consuma apenas o necessário para evitar o desperdício.

É comum pensar que o problema da agricultura está na produção de alimentos, porém, existem outros tipos de produtos agrícolas que devem ser evitados em excesso, como é o caso do algodão. Este é usado em larga escala pela industria têxtil (roupas). Portanto, compre apenas o necessário e doe as roupas que não use mais.

É de extrema importância buscar novos caminhos para a economia, sociedade e cultura, de modo que garanta a continuidade da existência humana e do planeta terra. Viva de modo sustentável!

Avatar
Autor:
Thamyris Soliva
Sobre:
Thamyris Soliva, 25 anos, carioca, apaixonada pela natureza e animais! Publicitária, esposa do Lucas e mais um braço do Ciclo Orgânico desde 2015.
Mais artigos de: Thamyris Soliva

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se para receber mais informações e ficar por dentro de todas as nossas novidades!