4.5
(6)
Pimentão

O que é o pimentão?

O pimentão (Capsicum annuum) é o primo doce de toda pimenta vermelha, desde a dedo-de-moça até a caiena ou a malagueta. Tem pimentão verde que está maduro e cheiroso, e tem aqueles grandesamarelos cor do sol e vermelhos, como se fossem pimentas grandonas. Todas as variedades, e cores, de pimentão são saborosas, aromáticas, ricas em vitaminas, fibras digestivas e minerais importantes para a nossa saúde.

Os frutos do pimentão ou pimento podem ser colhidos ainda verdes ou podem ser colhidos quando estão maduros. Na maioria das cultivares, os pimentões são verdes quando imaturos e quando maduros são vermelhos, mas há cultivares com frutos maduros ou imaturos de várias outras cores, incluindo laranja, amarelo, marrom-chocolate, roxo e branco. Por exemplo, na cultivar “Purple Beauty”, o fruto começa verde, passa a ser roxo e então quando amadurece se torna vermelho. Um exemplo de cultivar cujos frutos permanecem verdes mesmo quando maduros é a cultivar ‘Permagreen’.

Os frutos também variam no formato e no tamanho, havendo cultivares com frutos menores ou maiores, e frutos mais quadrados, mais retangulares ou mais cônicos.

Como plantar pimentão

Ambiente de plantio

Resultado de imagem para pimentao verde mudas


O ideal é um clima quente e úmido, com temperaturas entre 18°C e 30°C durante o dia e uma temperatura alguns graus mais baixa durante a noite. Apesar do pimentão crescer melhor em clima quente, temperaturas acima de 30°C podem reduzir o número e o tamanho dos frutos. Em climas mais frios, o pimentão pode ser cultivado nos meses mais quentes do ano e também é muito comum seu cultivo em estufas agrícolas.

Cresce melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto. Em clima muito quente, sombra parcial pode ser benéfica nas horas mais quentes do dia.

Sobre a irrigação

Resultado de imagem para pimentao verde mudas

Irrigue quando necessário para manter o solo sempre úmido, porém o solo não deve permanecer encharcado.

Plantio

Resultado de imagem para muda de pimentao verde

As sementes de pimentão podem ser semeadas diretamente no local definitivo, mas como as mudas são relativamente frágeis, é recomendado o plantio em sementeiras.

As sementes devem ficar a aproximadamente 0,5 cm de profundidade no solo e a germinação geralmente ocorre em 1 a 3 semanas. O transplante para o local definitivo é feito quando as mudas de pimentão atingem aproximadamente 10 cm de altura.

O pimentão pode ser cultivado em vasos, mas estes devem ter uma profundidade e um diâmetro de pelo menos 35 cm para que as plantas se desenvolvam bem.

Atenção!

Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

É recomendado usar estacas com pelo menos 1 m de altura e amarrar cuidadosamente a planta à estaca, conforme a planta for crescendo. Isso serve para evitar que os frutos acabem tocando o solo se as plantas ou seus ramos tombarem.

Colheita 🙌

Resultado de imagem para muda de pimentao verde

Geralmente a colheita dos pimentões inicia-se em 12 a 16 semanas após o plantio, e pode se prolongar por alguns meses. Os pimentões podem ser colhidos quando estão bem desenvolvidos, mas ainda verdes, ou quando estão maduros.

Se você mora em lugar quente como o Rio de Janeiro, o seu pé de pimentão vai durar de um ano para outro, sem grandes sustos mas, se você mora no frio, ou preferir replantar após o inverno, separe as sementes que quiser reservar para o plantio, da seguinte maneira: as sementes deverão ser selecionadas, lavadas, secas ao sol, guardadas em saco de pano e pote de plástico, protegidas da luz, na geladeira.

Consumir alimentos orgânicos faz bem para o seu organismo e para o meio ambiente! 🙂 #FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.