4.5
(2)

Banho

Para muitos, a primeira coisa a se fazer depois de levantar da cama é tomar um banho.

Tente reduzir o seu tempo no chuveiro.

Ao se ensaboar ou passar o shampoo no cabelo, desligue o chuveiro.

Instale arejadores. Trata-se de uma peça do chuveiro que faz a água sair junto com um jato de ar e logo a sensação é de um maior fluxo. O arejador de vazão poderá proporcionar a redução de até 75% no ato do consumo de água.

Reutilize a água do banho. Muitos chuveiros demoram um pouco para aquecer a água, e as pessoas deixam ele ligado até que esquente. Já parou para pensar que dessa forma ocorre desperdício de água? Que tal colocar um balde debaixo no chuveiro para captar essa água? Depois você pode usá-la para lavar a casa, dar descarga, lavar o quintal, regar plantas, lavar o carro, etc.

Vestir-se

Depois do banho a segunda coisa a fazer é se vestir.

A indústria da moda é uma das que mais poluem e consomem recursos no mundo. Assim sendo, é importante repensar a forma de se vestir.

Ao invés de ter um milhão de roupas que você quase nunca usa, opte por ter poucas, mas de boa qualidade, que sejam confortáveis, com cores que combinam facilmente e que você use-as sempre.

Que tal doar ou vender as roupas que não usa? Assim você evita que as pessoas comprem roupas novas, o que gera impactos ambientais, ou seja, você aumenta o ciclo de vida das peças.

Na hora de comprar roupas novas, busque saber como as peças foram produzidas, as condições de trabalho dos trabalhadores, a origem da matéria-prima e como ela chegou até você. Houve transportes de longa distância? Existe logística reversa?

Já pensou em comprar roupas em brechós? Os benefícios são muitos! Em primeiro lugar você está deixando de comprar novas roupas que tem uma produção com impactos ambientais, mas sim, roupas usadas que muitas vezes estão em ótimas condições de uso. Também é bom para o seu bolso, pois a economia pode chegar a 80% quando comparada a compras em lojas convencionais.

Assim você também investe na economia local!

Tomar café da manhã

Muitos especialistas dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Portanto, pular esta refeição é um dos principais erros que se pode cometer na questão da alimentação saudável.

O importante no café da manhã é a variedade de alimentos. Basicamente tudo o que você deve consumir são uma porção de fruta, uma fonte de carboidratos (como é o caso de pães e cereais integrais) e uma fonte de proteína (como é o caso leite, ovos, iogurtes e queijos magros).

Ao acordar necessitamos de um “combustível” para retomar as atividades e iniciar o dia com atividade plena. Especialistas calculam que iniciar o dia sem uma boa refeição pode reduzir em 30% o rendimento das suas atividades ao longo do dia.

A principal função do café da manhã é fornecer energia, portanto, foque nos alimentos que proporcionam isto, como pães integrais, frutas, geleias, tapioca, café, ovos, água de coco, oleaginosas (como nozes e castanha do pará), etc.

A falta do café da manhã torna algumas tarefas mais difíceis como prestar atenção numa aula, numa reunião ou até mesmo dirigir. Quando nos alimentamos bem pela manhã, os nutrientes fornecem energia ao cérebro.

Escovar os dentes

Diversos modelos de creme dental convencionais possuem substâncias como flúor, lauril éter sulfato de sódio e triclosan que acabam indo parar nos oceanos e contaminando a água e os peixes. Algumas substâncias presentes neles também são nocivas aos humanos.

Sim, é possível encontrar atualmente modelos de creme dental sem substâncias controversas, sem crueldade animal e com ativos naturais de origem sustentável.

Outro ponto negativo das pastas de dente convencionais é que elas vêm embalagens desnecessárias e que liberam microplástico, por exemplo. Pensando nisso, o estudante mineiro Allan Gomes desenvolveu uma pasta de dente sem caixas de papelão e de materiais biodegradáveis e recicláveis. Além disso, o tubo tem um formato que possibilita ser pendurado nas gôndolas, dispensando o uso das caixas de papelão.

Mas e a escova de dente? Opte pelas de bambu!

Além de bonitas, evitam que as escovas de plástico vão parar nos oceanos sobre a forma de microplástico, contaminando animais e seres humanos. Inventadas na Austrália, são 100% biodegradáveis e não agridem o meio ambiente. Isso pelo fato do bambu ser uma das plantas de maior crescimento do planeta (podendo chegar a 1 metro por dia), não necessitar de pesticidas e agrotóxicos, e logo é uma matéria-prima orgânica. O bambu e as cerdas de carvão vegetal também são antimicrobianos, repelindo fungos e bactérias. O mais legal é que as escovas podem ir para compostagem! Algumas dicas são Colgate e Boni Natural

Indo para o trabalhox

A dica aqui é reduzir as emissões de gases poluentes indo para o trabalho a pé, de bicicleta, transporte público ou de carona solidária.

Ao ir de bicicleta, além de não poluir o ar, você acaba praticando uma atividade física e fazendo um bem para a sua saúde. As ciclovias são cada vez mais comuns nas cidades, portanto você não tem desculpa para não adotar o hábito. Para pegar o ritmo, comece indo dia sim dia não. Não se esqueça de usar equipamentos de segurança e roupas confortáveis.

Quanto ao transporte público, estamos falando de ônibus, trem e metrô. Todos eles acabam emitindo menos gases do que caso todas as pessoas estivessem em carros individuais. Além disso, ao ir de transporte coletivo você contribui para um trânsito com menos veículos e com mais fluidez.

A ideia da carona solidária basicamente é juntar várias pessoas em um mesmo carro com destinos comuns. Um benefício, inclusive em relação às bicicletas e ao transporte público, é a economia de dinheiro. Assim você economiza dinheiro com gasolina, manutenção, pedágios e estacionamento, pois você irá dividir os custos com as outras pessoas no carro.

Outros benefícios da carona solidária é que você conhece novas pessoas e tenha menos estresse no trânsito, pois pode ir conversando com as pessoas. A carona pode ser planejada por meio de aplicativos como Blablacar, Caronetas e Waze Carpool.

Sendo sustentável no trabalho

Não basta ser sustentável apenas em casa. É no trabalho onde passamos a maior parte do tempo e portanto devemos ter cuidados para não gerar grandes impactos ambientais.

Tente manter arquivos que seriam impressos online no celular e no computador. Para facilitar o armazenamento desses arquivos você pode usar aplicativos de nuvem como o Google Drive, pois assim tudo fica mais prático.

Precisa imprimir mesmo assim? Que tal usar papel reciclado? Ou então imprima frente e verso ou use as impressões de um lado só como folha de rascunho.

Faça reuniões online. Assim você evita o deslocamento das pessoas, reduzindo as emissões de gases poluentes (principalmente as emissões dos aviões). Use aplicativos como Zoom, Teams e Skype.

Extermine os copos de plástico! Canecas, copo de vidro, garrafas, copos retráteis… Vale de tudo menos copos de plástico! Outro benefício de levar uma garrafa de água para o trabalho é que você a coloca na sua mesa e assim fica mais fácil beber mais água, o que torna você mais saudável.

Jantar

O jantar é uma refeição muito importante e não deve ser omitida. Muitas pessoas pulam esta refeição pois acreditam que ela é um vilão das dietas balanceadas, mas na verdade não é bem assim. O que leva ao aumento de peso é o excesso de calorias consumidas durante o dia e a falta de exercícios físicos.

Por que não se deve pular o jantar? Caso a pessoa pule essa refeição o que acontece é que em longos períodos em jejum, o organismo desacelera o metabolismo, fazendo reservas em forma de gordura para que o organismo sobreviva ao período de escassez. Isso leva ao sobrepeso, além de diabetes e outras doenças. Ou seja, nada de jejum!

Mas afinal, o que comer? Nenhum tipo de alimento deve ser priorizado no jantar. Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais devem ser fornecidos adequadamente. Grelhados, verduras, legumes cozidos, carnes brancas e magras devem estar presentes no jantar. Apesar de termos citado alguns tipos de alimentos adequados para o jantar, a verdade é que cada pessoa possui um metabolismo, objetivos, rotinas e estilos de vida diferentes. Assim sendo, o ideal é procurar um nutricionista para que ele crie uma dieta baseada nas suas características.

Hora de dormir

Dormir o suficiente é tão importante para a saúde quanto manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Reduza a exposição à luz durante a noite. A melatonina, hormônio do sono, começa a ser produzida conforme o dia vai escurecendo. Portanto, reduzir a exposição à luz de noite vai ajudar a produção do hormônio. Logo, evite a luz do celular, computador e da televisão (evite ter contato com estes aparelhos até 30 minutos antes de dormir). A luz branca desses aparelhos faz o seu corpo pensar que é dia e assim afeta a produção da melatonina. Outro problema desses aparelhos é que eles deixam nossos pensamentos mais agitados, ou seja, excitam a mente.

Mas o que fazer então antes de dormir? Atividades como ler, pintar, bordar, escutar música calma, beber chá, praticar alongamento e meditação podem contribuir.

A temperatura ideal para a maioria das pessoas fica em torno de 20°C. O ambiente resfriado como um todo melhora os níveis do hormônio do sono. Portanto, se está no verão, o uso do ar condicionado pode ajudar a dormir.

Tenha um dia com muito esforço! Tanto atividades físicas quanto as mentais, como o trabalho, por exemplo, podem fazer você ficar cansado no final do dia e assim dormir melhor.

Qual a melhor posição para dormir? ​​Segundo estudos, a melhor posição é a de lado. Assim a coluna fica reta e não há obstrução para a respiração.

Referências

ideiaglass.com.br/dicas/7-dicas-para-economizar-no-seu-banho/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.