0
(0)

Muitas pessoas pensam que a conta de água no final do mês representa todo o seu consumo de água ao longo deste período. Porém, o que elas não sabem é que indiretamente elas consomem muito mais!  Ao comprar uma calça jeans, por exemplo, você gasta água com a produção do algodão,  tingimento e outros processos. Com base no fato de que apenas 2,5% da água no planeta é potável e 0,3% disponível aos humanos, neste texto você verá praticamente todas as formas de consumo indireto de água e como você pode mudar seus hábitos para economizar este recurso finito.

Agropecuária

De acordo com a ONU a agropecuária é responsável pelo maior consumo de água no mundo. 70% da água doce no mundo é usada para irrigação de lavouras. Mais números incríveis: a cada um quilo de carne bovina que nós comemos são gastos 15.000 litros de água! Dentre vários processos que consomem água neste caso é o da irrigação da soja usada para alimentar o gado. Na verdade a soja é um dos itens que mais demandam água para ser produzida, em números são 1,8 mil litros de água por quilo! A situação fica pior quando paramos para pensar que o Brasil é o maior produtor de soja no mundo…

Além de ser campeã em consumo de água, a agropecuária também é campeã em desperdício…

Como podemos minimizar este impacto? Tornar-se vegetariano pode ser um pouco radical, portanto você pode começar reduzindo o consumo de carne a algumas vezes na semana (que tal adotar a segunda sem carne?) ou pelo menos não consumir carne em todas as refeições do dia.

Quanto as indústrias o ideal é adotar tecnologia como a irrigação por gotejamento. Este sistema promove a irrigação de lavouras de forma eficiente e sem desperdício, já que solta gotas d’água no local exato.

Indústria da moda

Plantio de algodão é uma das etapas que mais consomem água

Está aí uma das indústrias que mais consome e polui água no mundo. Além de poluir rios com corantes, que representam 20% da poluição da água no mundo, para se fabricar uma calça jeans, por exemplo, gastam-se incríveis 5.500 litros de água! Isso considerando todas as etapas da produção, desde o plantio do algodão até a lavagem. O importante é que existem maneiras de reduzir o gasto de água em cada etapa do consumo, basta que os produtores tenham consciência do problema. Outro ponto positivo é que a indústria da moda emprega milhões de brasileiros…

A dica aqui é consumir menos, comprar roupas usadas, apoiar marcas sustentáveis e optar por matérias-primas sustentáveis como o algodão orgânico e corantes naturais.

Indústrias em geral

Indústrias dos mais diversos tipos também são responsáveis pelo alto consumo de água. O que vemos é a reciclagem de diversos materiais sendo mais econômicas do que a produção original, como no caso das latinhas de alumínio, onde a quantidade de água usada para reciclar 20 latinhas é a mesma para produzir uma nova.

Também podemos citar a indústria de fabricação de papel que, por meio do processo de lavagem da celulose, consomem aproximadamente 10 litros de água por folha de papel A4.

E a tendência até 2050 é que a demanda por água cresca ainda mais no setor das indústrias nos países em desenvolvimento, como o Brasil, por isso é importante existirem tecnologias que visem economia deste recurso. A UC System, por exemplo, é um maquinário que realiza a limpeza de tubos sem usar água, apenas com um projétil de espuma.

Cabe as indústrias investirem mais em máquinas, equipamentos e processos mais modernos. Outras ideologias a serem aderidas neste ramo são a redução do consumo, redução de desperdício de água e otimização dos processos, pensando em possibilidades de reuso de água.

Antigamente, quando não havia muita conscientização sobre a crise hídrica, pensava-se a água apenas em alguns setores da empresa, porém, recentemente as industrias vem ampliando a sua visão e esta conscientização vem aumentando, abrangendo mais setores.

Falando sobre consumo doméstico também

É comum pensar que nosso gasto de água se resume a tomar banho, dar descarga, escovar os dentes e lavar a louça. Mas a verdade é que o consumo de água doméstico representa apenas uma pequena porcentagem do consumo total humano – aproximadamente 11%.

Para reduzir o consumo de água doméstico você também pode adotar algumas atitudes como captar água da chuva ( e usar posteriormente para irrigação, descarga e lavagem de pisos); construir telhados impermeabilizados e adotar torneiras com acionamento eletrônico ou temporizador.

Referências / Agradecimentos especiais

Fê Cortez – Menos1lixo

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.