Compostagem doméstica: o que fazer com cascas de limão?

Uma informação muito importante sobre a compostagem doméstica (ou vermicompostagem) é que não se deve depositar frutas cítricas pois alteram o pH do meio tornando-o inapto para o cultivo das minhocas. Mas o que fazer então com as cascas desses alimentos? Nada de jogar fora!

E é importante comentar que muito se fala sobre o potencial nutritivo das frutas, mas o que pouco se fala é que grande parte dos nutrientes estão contidos nas cascas e não na polpa. Portanto aproveite essas dicas.

O que fazer com as cascas de limão?

A casca do limão é comumente jogada fora por muitas pessoas, mas o que elas não sabem é que este alimento é muito rico em vitamina C – mais até mesmo que o próprio suco de limão! Outra característica muito importante do limão é o seu teor ácido, que é mais elevado do que outros alimentos cítricos como laranja e tangerina. Isso faz com que seja ideal para repelir bactérias e fungos, limpar louça gordurosa, dentre outros benefícios. Vamos agora a algumas utilidades que você pode fazer em casa!

Limpando micro ondas

Sabe aquela sujeira que fica nas paredes do micro ondas? Temos uma dica bem legal para facilitar a limpeza e tirar mau cheiro. Adicione cascas de limão em uma tigela e encha com meio litro de água. Coloque no micro ondas e aqueça por 5 minutos. Pronto, agora limpe da maneira convencional e você verá que a sujeira sairá bem mais facilmente.

Higienizando tábuas de corte

Você está vendo que o limão tem um alto poder desengordurante né? Mais uma dica legal é limpar as tábuas de corte, que são propicias a proliferarem fungos e bactérias. É simples: esfregue as cascas de limão na tábua, deixe descansar por alguns minutos e depois enxugue.

Afaste insetos

Insetos como formigas e baratas não gostam de cítricos, portanto basta colocar as tiras de limão em ralos, buracos, rachaduras e cantos de janelas e você fica livre deles.

Açúcar com toque de limão?

Aqui vai uma dica para açucarar o seus doces com um toque de gosto de limão! Deixe as cascas de limão secando por 3 ou 4 dicas e moa no liquidificador até que virem um pó. Depois é só misturar com açúcar e pronto, adoce bebidas e doces!

Limpando fogão, panelas e bancadas

Mais uma dica bem simples. Pegue a casca do limão, adicione o um pouco de sal e pronto, só isso! Esfregue nestes objetos.

Detalhe para conservar as cascas

Caso você queira ir separando as cascas de limão ao longo da semana até juntar uma quantidade legal, é preciso ter cuidado para elas não mofarem. Caso você apenas separe em um pote isso vai acontecer pois a humidade das cascas vai gerar o mofo. A dica aqui é secar as cascas. Uma maneira simples é colocar no sol por um ou dois dias…

Matheus Chiabi
Autor:
Matheus Chiabi
Sobre:
Matheus Chiabi, 27 anos, formado em publicidade. Gosta de escrever, fotografia e seus hobbies são surf, futebol e cerveja.
Mais artigos de: Matheus Chiabi

3 Comments

  1. Matheus precisa fazer uma revisão em seus artigos, sempre encontro erros de ortografia…
    Mônica Ramalho, moradora do Grajaú e cliente do Ciclo Orgânico há 5 anos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*