As latinhas de alumínio podem ser recicladas sem grandes dificuldades. Elas podem ser transformadas em latinhas novas ou então em portas, janelas, eletrodomésticos e móveis em geral. Um ponto muito importante é que também podem ser muito úteis para, por exemplo, a indústria automobilística e da construção civil, ou seja, esse material tem alto valor de mercado o que favorece e estimula as cooperativas e catadores.
Além de muitas opções em que podem ser transformadas, o alumínio pode ser reciclado várias e várias vezes sem perder qualidade, diferentemente da reciclagem do papel, por exemplo.
E a reciclagem é tão viável que os proprios catadores ja levam o material separado para as cooperativas de reciclagem. Eles preferem coletar alumínio a outros materiais como plástico e papel devido ao maior valor oferecido pelas cooperativas.
Para se ter uma idéia, as cooperativas cariocas pagam em media: 4 reais por kg de alumínio, 0,35 centavos por kg de papel e 1,20 reais por kg de plástico.
Brasil é líder
O Brasil é o maior reciclador de latinhas de alumínio do mundo, alcançando a marca de 98% de um total de 23 bilhões de unidades por ano. Desde 2004 o índice de reciclagem se manteve acima dos 90%, e isto torna o Brasil referência no assunto! Um ponto positivo é que esta atividade serve de fonte de renda para milhares de brasileiros, aproximadamente 800 mil pessoas!
Cico de reciclagem: bastam 60 dias
Nesse período uma latinha pode ser comprada, consumida, descartada, coletada, reciclada, envasada e voltar às prateleiras de venda.
Impactos ambientais
O alumínio é extraído da bauxita, e essa atividade pode impactar o solo e lençóis freáticos. E ainda no processo metalúrgico para a transformação em alumínio é utilizada soda caustica como insumo. Além disso, outro ponto negativo é que este processo é intensivo em energia – aproximadamente 30% do seu custo – logo a quantidade de água ai consumida é absurdamente elevada.
A reciclagem tem um enorme benefício econômico! Para se ter uma idéia, a quantidade de energia gasta para reciclar 20 latinhas é a mesma para fabricar apenas uma latinha nova. E em 2017, a economia de energia proveniente da reciclagem de alumínio foi equivalente a 1% de toda a energia consumida no país em um ano!
Processo de reciclagem
Quando chegam às cooperativas, as latinhas são separadas, limpas e prensadas. Depois disso, são fundidas e transformadas em alumínio liquido, e depois em sólido (chapas que são destinadas ao mercado em forma de grandes bobinas).
Pontos de reciclagem
Uma ferramenta muito útil na Internet para achar locais próximos a você que fazem reciclagem, seja qual for o material, é o site eCycle. Basta por o material que deseja e a sua cidade que ele te dará opções.
Existe também o app Cataki! Ele conecta você a catadores próximos a sua localidade que coletam diversos tipos de resíduos, inclusive latinhas de alumínio. Você combina um preço com o catador e o aplicativo não cobra nenhuma taxa. É o Tinder da reciclagem!
Fontes:
https://www.menos1lixo.com.br/posts/latinhas
http://cempre.org.br/artigo-publicacao/ficha-tecnica/id/5/latas-de-aluminio
http://www.abralatas.org.br/reciclagem-da-latinha-injetou-r-12-bilhao-na-economia/
https://bhrecicla.com.br/blog/tudo-sobre-reciclagem-alum%C3%ADnio/
http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/metal/aluminio/
Parabéns Matheus, a sua atitude em divulgar o processo produtivo da reciclagem é inspirador. Cara, tô “morrendo” de vontade de fazer o mesmo e espalhar boas ideias do que fazer com os resíduos aproveitáveis na minha cidade. Um grande abraço.