0
(0)

As latinhas de alumínio podem ser recicladas sem grandes dificuldades. Elas podem ser transformadas em latinhas novas ou então em portas, janelas, eletrodomésticos e móveis em geral. Um ponto muito importante é que também podem ser muito úteis para, por exemplo, a indústria automobilística e da construção civil, ou seja, esse material tem alto valor de mercado o que favorece e estimula as cooperativas e catadores.

Além de muitas opções em que podem ser transformadas, o alumínio pode ser reciclado várias e várias vezes sem perder qualidade, diferentemente da reciclagem do papel, por exemplo.

E a reciclagem é tão viável que os proprios catadores ja levam o material separado para as cooperativas de reciclagem. Eles preferem coletar alumínio a outros materiais como plástico e papel devido ao maior valor oferecido pelas cooperativas.

Para se ter uma idéia, as cooperativas cariocas pagam em media:  4 reais por kg de alumínio, 0,35 centavos por kg de papel e 1,20 reais por kg de plástico.

Brasil é líder

O Brasil é o maior reciclador de latinhas de alumínio do mundo, alcançando a marca de 98% de um total de 23 bilhões de unidades por ano. Desde 2004 o índice de reciclagem se manteve acima dos 90%, e isto torna o Brasil referência no assunto! Um ponto positivo é que esta atividade serve de fonte de renda para milhares de brasileiros, aproximadamente 800 mil pessoas!

Cico de reciclagem: bastam 60 dias

Nesse período uma latinha pode ser comprada, consumida, descartada, coletada, reciclada, envasada e voltar às prateleiras de venda.

Impactos ambientais

O alumínio é extraído da bauxita, e essa atividade pode impactar o solo e lençóis freáticos. E ainda no processo metalúrgico para a transformação em alumínio é utilizada soda caustica como insumo. Além disso, outro ponto negativo é que este processo é intensivo em energia – aproximadamente 30% do seu custo –  logo a quantidade de água ai consumida é absurdamente elevada.

A reciclagem tem um enorme benefício econômico! Para se ter uma idéia, a quantidade de energia gasta para reciclar 20 latinhas é a mesma para fabricar apenas uma latinha nova. E em 2017, a economia de energia proveniente da reciclagem de alumínio foi equivalente a 1% de toda a energia consumida no país em um ano!

Processo de reciclagem

Blocos prensados prontos para serem fundidos

Quando chegam às cooperativas, as latinhas são separadas, limpas e prensadas. Depois disso, são fundidas e transformadas em alumínio liquido, e depois em sólido (chapas que são destinadas ao mercado em forma de grandes bobinas).

Pontos de reciclagem

Uma ferramenta muito útil na Internet para achar locais próximos a você que fazem reciclagem, seja qual for o material, é o site eCycle. Basta por o material que deseja e a sua cidade que ele te dará opções.

Existe também o app Cataki! Ele conecta você a catadores próximos a sua localidade que coletam diversos tipos de resíduos, inclusive latinhas de alumínio. Você combina um preço com o catador e o aplicativo não cobra nenhuma taxa. É o Tinder da reciclagem!

Fontes:

https://www.reciclasampa.com.br/artigo/reciclagem-de-latas:-entenda-sua-importancia-e-saiba-como-fazer

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/52-metal/162-onde-reciclar-latas-de-aluminio.html

https://www.menos1lixo.com.br/posts/latinhas

http://cempre.org.br/artigo-publicacao/ficha-tecnica/id/5/latas-de-aluminio

http://www.abralatas.org.br/reciclagem-da-latinha-injetou-r-12-bilhao-na-economia/

https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2016/06/1784363-brasil-e-campeao-mundial-na-reciclagem-de-latas-de-aluminio.shtml

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/dicas-basicas-sobre-reciclagem-de-latas-de-aluminio,af30d15a9567d410VgnVCM1000003b74010aRCRD?origem=segmento&codSegmento=11

https://bhrecicla.com.br/blog/tudo-sobre-reciclagem-alum%C3%ADnio/

http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/metal/aluminio/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.