5
(2)

1. O vinho tinto reduz suas chances de ter um derrame em comparação com os que não bebem. Para homens e mulheres que bebem moderadamente, diminui a chance de desenvolver diabetes tipo 2 em 30%.

2. As taças de vinho devem ser seguradas pela haste, para que a mão não eleve a temperatura do vinho. O caule tem um motivo!

3. Por que você guarda vinho deitado? Se a garrafa estiver em pé, a rolha pode secar e minguar, possivelmente caindo no vinho.

4. As mulheres são mais inclinadas aos efeitos do vinho do que os homens.

5. Para obter a mesma quantidade de antioxidantes que você encontra no vinho, você precisaria beber 20 copos de suco de maçã ou sete copos de suco de laranja.

6. A Califórnia é o quarto maior produtor de vinho do mundo. Os outros três são França, Espanha e Itália.

7. A garrafa de vinho mais antiga do mundo foi encontrada perto da cidade de Speyer, Alemanha. Ele data antes de 325 dC e está em exibição no museu histórico da cidade.

8. Gostaria de saber por que os provadores “agitam” o vinho em seus copos? Eles fazem isso para liberar seus aromas poderosos. Se você notar, a maioria não enche o copo mais de um terço, então quando eles permitem que os aromas se acumulem, eles não derramam! A dica é girar a taça por cerca de 3 segundos com delicadeza e, em seguida, colocar o nariz dentro dela para sentir os aromas.

9. Se um marido encontrasse sua esposa bebendo vinho nos primeiros tempos dos romanos, ele tinha liberdade para matá-la. Era proibido que as mulheres bebessem vinho.

10. Na Grécia antiga, o anfitrião tomava o primeiro gole de vinho para garantir aos hóspedes que o vinho não estava envenenado, daí vem a expressão saúde.

11. Planejando uma noite de vinhos, mas em dúvida de qual servir primeiro? A tradição pede por vinhos mais leves antes, esperando a refeição para servir os mais pesados. Algumas orientações são servir o vinho branco antes do vinho tinto, o mais novo antes do mais antigo, e o vinho seco antes do doce.

12. Nem todo vinho fica melhor com o tempo. Esse é um dos principais mitos do universo do vinho. Na verdade, apenas 5% dos vinhos produzidos no mundo são considerados de guarda: feitos para serem armazenados por anos ou décadas até o consumo. Os outros 95% são vinhos para degustação imediata. Ou seja, saem das vinícolas prontos para o consumo, sem a necessidade de envelhecer na garrafa por determinado tempo para chegar no auge dos aromas e sabores.

13. Ultrapassando a França e a Itália, os chineses se mostraram os maiores consumidores de vinho tinto do mundo. Em 2014, os chineses chegaram a consumir 1,86 bilhão de garrafas de vinho tinto, segundo pesquisas publicadas na revista Exame.

14. Em cinco anos, a China apresentou um aumento de 136% no consumo da bebida.

15. A rolha não é só para deixar o momento da abertura do vinho mais espirituoso. Ela existe para propiciar que o vinho respire e envelheça corretamente, realçando todas as propriedades da bebida.

16. Muita gente tem fobia a insetos, locais fechados, altura e por aí vai. Mas a curiosidade é que há quem tenha medo de vinhos! A enofobia não é muito comum, mas existe e está associada à fobia por bebidas alcoólicas e intoxicação. Os sintomas são ansiedade, palpitações, tremores e até falta de ar. A boa notícia é que um bom tratamento psicológico pode ajudar a amenizar o problema.

17. Para produzir 1 garrafa de vinho são necessárias 300 uvas.

18. As evidências mais antigas de videiras cultivadas foram encontradas na Geórgia, datando de 7000-5000 a.C. e suponha-se que a bebida originalmente foi fermentada por engano.

Referências

vinicolaserradasgales.com.br/curiosidades-sobre-vinhos/
revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/01/10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-vinhos.html
vmvinhos.com.br/curiosidades-sobre-vinho
blog.sonoma.com.br/10-curiosidades-sobre-vinho-para-impressionar/
ilovevinhos.com.br/curiosidades-sobre-vinhos-que-voce-nao-sabia/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.