Alguns erros são de iniciantes, outros são cometidos até por cozinheiros mais experientes. Erros podem acontecer quando estamos com pressa, um pouco preguiçosos, somos novatos ou por não sabermos que estamos errando.
Exagerar na quantidade de sal
Coloque apenas um pouco, e se a pessoa quiser ela adiciona mais na hora que o prato estiver pronto. Afinal, a quantidade depende do gosto de cada um. Vá adicionando aos poucos e vá provando. Tenha em mente que é mais fácil corrigir um prato com pouco sal do que um com sal em excesso.
Muitas vezes o prato já está saboroso mesmo sem adicionar sal. Mais uma vez a importância de experimentar a comida durante o preparo.
O sal em quantidades moderadas faz bem ao organismo, mantendo a pressão regulada, participando da contração dos músculos, transpiração, além de fazer o coração funcionar bem. Por outro lado, o consumo excessivo de sal corresponde por ⅔ dos AVCs e metade dos infartos. Outras doenças são a osteoporose e a hipertensão.
Usar a mesma faca para diferentes alimentos
Por exemplo, para cortar legumes o ideal é uma faca pequena, já para filetar peixe deve ser longa e fina, para as carnes devem ser maiores e para cortar o pão deve ser serrilhada. Você vai ver que com um kit básico de facas a sua vida na cozinha vai ficar muito mais fácil! Não se esqueça de comprar facas e outros utensílios de marcas renomadas que prezam pela durabilidade dos itens.
Retirar as cascas das frutas
A maioria das cascas das frutas possuem mais nutrientes do que a polpa. Por exemplo a maçã e a pêra. Assim sendo, tente não retirar as cascas na hora do preparo dos alimentos.
Quando não for possível consumir diretamente a casca (por possuírem um gosto ruim), como é o caso das bananas, por exemplo, use ela para fazer doces, bolos, vitaminas, etc. A casca da melancia pode ser usada para fazer geléia, antepasto, suco entre outras receitas. Outra dica útil é fazer chás com cascas de frutas em infusão.
Não armazenar corretamente os alimentos
Cada tipo de matéria prima possui suas condições ideais de armazenamento.
Produtos como creme de leite fresco, manteiga, cream cheese e outros perecíveis têm sua temperatura ideal de refrigeração. Outro exemplo são os filés de peixe e o bife de contrafilé, que possuem condições de armazenagem diferentes.
Colocar todo tipo de alimento na geladeira
Alguns alimentos devem ser armazenados fora dela para não haver alteração nas características nutricionais. Por exemplo: batata, alho, tomate e banana.
No caso do tomate, por exemplo, se for para a geladeira ele é deteriorado e perde o seu sabor natural.
As cebolas também estragam rapidamente.
Deixar o alimento a temperatura ambiente por muito tempo
As bactérias levam de 100 a 120 minutos para se adaptarem àquela comida. Portanto, não fique conversando por mais tempo que isso enquanto a comida está à temperatura ambiente, não deixe comida no fogão nem dentro do forno, mesmo que coberto por um pano. O certo é guardar na geladeira.
Não temperar com ácidos
Assim como o sal, os ácidos ajudam a realçar o sabor do prato. O sumo de limão espremido ou um toque de vinagre pode mudar drasticamente o sabor
Mexer demais a comida
Como por exemplo, o arroz, caso queira ele bem soltinho evite a tentação de ficar mexendo demais, pois isso irá deixá-lo grudento.
Isso também vale para as carnes. Isto pode tirar o sabor da carne! Coloque a carne numa frigideira com óleo e deixe fritar sem mexer até que as bordas comecem a mudar de cor. Somente depois disso é indicado virar a carne.
Encher demais a panela
Assim como ficar mexendo a comida sem parar, encher demais uma panela irá tornar praticamente impossível conseguir um dourado bacana.
Isso é especialmente importante para proteínas como carne, frango e peixe, que ficam bem mais saborosas com uma corzinha.
Não ler a receita inteira antes de começar a cozinhar
Se você não ler a receita inteira antes de começar o preparo, é possível que possam surgir equipamentos e ingredientes que você não tem.
Às vezes é necessário ler a receita com alguns dias de antecedência, pois pode ser necessário descongelar a carne um dia antes.
Com a receita em mãos também pode ser útil na hora de fazer as compras, para não esquecer nada.
Cozinhar a carne diretamente da geladeira
Não importa se você está cozinhando carne de porco, frango ou peixe, ela nunca deve ir direto da geladeira para um forno quente ou grill. O resultado é um bom pedaço de carne cozida demais por fora e mal cozida, ou mesmo crua, no centro. Tire a carne da geladeira e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 15-20 minutos antes de cozinhar. Ao trazer a proteína à temperatura ambiente permitirá cozinhar mais uniformemente.
Colocar os ingredientes enquanto a panela estiver fria
Isso faz com que eles absorvam mais gordura. Primeiro aqueça a panela e depois adicione o óleo e a comida. A comida nunca deve ter contato com uma panela fria. Em vez de ficarem bem selados, os ingredientes absorvem o óleo ou a manteiga e provavelmente grudam na panela.
Não provar os alimentos durante o preparo
É importante verificar se o tempero está bom ou até mesmo se a comida está no ponto e textura certa. Não prove apenas no final, prove durante todo o processo para assim corrigir diversos ingredientes e ter uma receita mais próxima do ideal no final. Basta fazer isso com higiene.
Não separar todos os ingredientes antes de começar
Isso gera perda de tempo e erros durante o preparo. Separe todos os ingredientes e ponha em cima da bancada. Assim você ganha tempo e não esqueça de nenhum ingrediente.
Cozinhar com acessórios nas mãos
Acessórios como anéis e alianças podem acumular seres microscópicos e poeiras invisíveis a olho nu, mas que, quando entram em contato com alimentos, podem interferir negativamente no preparo.
Enxugar a louça com panos
Se você usa o pano de prato, é provável que use mais de uma vez em um curto espaço de tempo. O erro está em armazenar esse pano após o uso, esperando secar, mas fazendo o uso dele ainda com ele úmido. Isso é um chamariz para fungos e bactérias.
Utilizar somente uma tábua
Já sentiu o gosto de alho ou cebola em algum doce que preparou? Ter somente uma tábua em casa é um erro. O ideal é ter pelo menos uma para doces e outra para salgados.
Comprar tábuas de madeira não tratada
Elas favorecem a proliferação de bactérias. Por esse motivo, é bom evitá-las ou dar preferência para madeiras tratadas e tábuas de polietileno.
Ainda sobre as tábuas de corte, compre uma o suficientemente grande, pois as pequenas podem ser um problema. Assim fica mais fácil cortar os alimentos.
Deixar muitos utensílios na bancada
Deixar todos os utensílios de cozinha na bancada deixa a área desorganizada. Mantenha apenas o que é de uso regular, como cafeteira ou torradeira, e guarde o restante no armário para ter mais espaço livre.
Guardar o suco de laranja na geladeira
O suco de laranja é rico em vitaminas e é a bebida perfeita para combater gripes e resfriados, mas só se for tomado logo após espremer as laranjas. Portanto, não adianta guardá-lo na geladeira: em contato com o ar, o suco de laranja perderá todos os seus nutrientes.
Temperar a comida tarde demais
Esquecer de temperar a comida enquanto cozinha vai deixar você com um prato sem sabor, sem graça e desequilibrado. O tempero deve acontecer no início, e não no final.
Se distrair enquanto cozinha
Cozinhar requer toda a atenção de um cozinheiro. Panelas borbulhantes, elementos quentes e facas afiadas podem criar situações de risco se não forem vigiadas. Desligue a TV e celulares, use um cronômetro para lembrá-lo quando as coisas estiverem prontas ou precisarem ser mexidas.
Deixar a cozinha bagunçada
Para garantir que você terá mais uma chance de brincar na cozinha, guarde os ingredientes, lave a louça e deixe a cozinha pelo menos tão arrumada quanto quando você começou.
Referências
dicasdemulher.com.br/coisas-que-voce-pode-estar-fazendo-errado-na-cozinha-e-nem-sabe/
buzzfeed.com.br/post/14-erros-de-principiantes-na-cozinha-que-voce-pode-evitar
eucomosim.com/os-10-erros-mais-comuns-que-cometemos-na-cozinha/
incrivel.club/inspiracao-dicas/10-maneiras-erradas-de-preparar-uma-refeicao-e-muitos-nem-sequer-percebem-1241969/
homechefs.com.br/blog/os-5-erros-mais-comuns-na-cozinha-e-como-evita-los/
guiadacozinha.com.br/dicas-de-cozinha/quais-sao-erros-na-cozinha/
noticiasconcursos.com.br/erros-que-toda-dona-de-casa-comete-cozinha/
ei.ind.br/blog/9-erros-comuns-na-cozinha-evite-os/
thekitchn.com/10-common-mistakes-that-every-cook-makes-mistakes-in-the-kitchen-217949
canadianliving.com/food/food-tips/article/7-common-mistakes-kids-and-adults-make-in-the-kitchen-and-how-to-avoid-them
Dicas muito boas, Matheus. Provar sempre, manter o ambiente de trabalho sempre limpo e foco no que está fazendo.Parabéns.