Você sabia que mais de 30% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares? Ou seja, são uma das principais causas da mortalidade no país. Vamos agora a algumas dicas para melhorar a saúde do seu coração.
Tenha uma alimentação saudável. Dê preferência a frutas, legumes, verduras, grãos integrais, leguminosas e carnes magras.
Também é muito importante evitar o consumo de açúcar e sal, pois podem desencadear diabetes e hipertensão.
Consuma gorduras boas. Elas ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL). Também reduzem a pressão arterial. Estamos falando das gorduras insaturadas, como por exemplo abacate, azeite, castanhas, peixes gordurosos e sementes como chia e linhaça.
Ao mesmo tempo deve-se evitar as gorduras ruins, como as saturadas e as trans. Alguns exemplos de gorduras trans são fast-food, sorvetes e biscoitos recheados. Gorduras saturadas são carnes gordurosas, leite, queiijo, manteiga e linguiça.
O colesterol ruim, que pode entupir vasos sanguíneos, é resultado de uma dieta baseada em gorduras trans e saturadas.
Tenha uma rotina de atividades físicas. O sedentarismo é um dos maiores fatores de risco para problemas cardiovasculares.
Não é necessário realizar atividades físicas intensas para cuidar da saúde cardiovascular, 30 minutos de caminhada por dia já é o suficiente.
O coração é um músculo. Quanto mais ele trabalha, mais se fortalece, e o exercício físico faz com que isso aconteça.
Evite ser o “atleta de final de semana”, ou seja, tente incorporar atividades físicas mesmo durante a semana. Isso pode incluir subir as escadas ou caminhar ou pedalar até o trabalho.
Abandone o tabagismo.
O cigarro possui milhares de substâncias prejudiciais ao coração, podendo causar hipertensão, derrame e infarto. Acredita-se que o tabagismo aumenta as chances de infarto em 3 vezes.
Consulte um cardiologista. Se você não possui histórico familiar de doenças cardíacas é recomendável consultar um cardiologista a partir dos 40 anos para cuidar da saúde do coração. Mas se você possui histórico familiar, é recomendável consultar o cardiologista desde a adolescência. A nicotina é conhecida por estreitar aveias e artérias. Além da nicotina, outros componentes do cigarro lesam o endotélio, a camada que reveste o interior dos vasos sanguíneos.
Fique atento ao excesso de peso. Isso contribui para aumento de doenças cardiovasculares, colesterol alto, hipertensão e diabetes. Ou seja, a obesidade é um fator de risco para outros fatores de risco. A medida do índice de massa corporal (IMC) deve ser mensurada e acompanhada.
Reduza o estresse diário. O estresse libera cortisol, o que por sua vez pode causar hipertensão.
Além disso, o estresse pode elevar batimentos cardíacos e a pressão arterial.
Algumas maneiras de se livrar do estresse são viajar, praticar hobbies, dormir bem, encontrar amigos e descansar.
A pressão alta significa que o coração está fazendo um esforço maior do que o normal para manter o sangue circulando. A hipertensão é um problema tão grave que é considerado por muitos cardiologistas como o mal do século.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!
Referências
medprev.online/blog/saude/dia-do-cardiologista-dicas-para-manter-o-coracao-saudavel/
clinicaceu.com.br/blog/dia-do-cardiologista-dicas-manter-coracao-saudavel/
h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/9-dicas-para-manter-o-coracao-saudavel
clinicadacidade.com.br/as-10-leis-de-um-coracao-saudavel/
hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/releases/cinco-dicas-para-um-coracao-saudavel/