A função do intestino vai além da digestão. O órgão também é importante para o metabolismo e o sistema imunológico. Outra característica importante é que ele é responsável por grande parte dos hormônios do bem-estar como serotonina e dopamina.
Muitos dizem que o intestino é o nosso segundo cérebro.
Não tenha pressa para mastigar. Quando você faz isso, o alimento chega triturado no intestino e isso facilita o processo de digestão. Caso contrário, se você comer rapidamente, pode sobrecarregar o órgão. Ao mastigar devagar você dá tempo a produção de saliva, que começa a digerir os alimentos na boca. Para evitar comer rápido, não mexa no celular e nem assista televisão durante a refeição, pois esses hábitos fazem você comer mais rápido.
Praticar atividades físicas pode fazer você ir mais ao banheiro.
É por isso que muitos médicos recomendam caminhar após as refeições. O exercício estimula os movimentos naturais do intestino que processam os alimentos e formam as fezes. Além disso, o exercício faz com que sejam liberadas substâncias anti-inflamatórias, o que contribui para a proteção da mucosa intestinal.
Não deixe de se hidratar. As fezes são compostas por maior parte de água, e se você não beber o suficiente pode causar constipação.
Os probióticos são importantes para as bactérias benéficas que habitam o nosso intestino. Fontes conhecidas de probióticos são iogurte, kefir e kombucha. Também podem ser encontrados sob a forma de suplementos. O consumo de probióticos pode prevenir diarréias e síndrome do intestino irritável.
Inclua fibras no seu cardápio. Elas têm papel importante na formação do bolo fecal. As bactérias benéficas que habitam o seu intestino se alimentam de fibras. O ideal é consumir de 25g a 30g de fibras por dia. Confira os alimentos campeões em fibras: feijão, amêndoa, brócolis, ameixa seca e aveia em flocos.
Deixe o álcool e cigarro de lado. Essas toxinas prejudicam o intestino.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!