5
(4)

O sal em quantidades moderadas faz bem ao organismo, mantendo a pressão regulada, participando da contração dos músculos, transpiração, além de fazer o coração funcionar bem.

Por outro lado, o consumo excessivo de sal corresponde por ⅔ dos AVCs e metade dos infartos. Outras doenças são a osteoporose, hipertensão,

O sódio está presente basicamente no sal de cozinha assim como nos alimentos industrializados. Por isso, além de reduzir a quantidade de sal no preparo dos alimentos é importante também ficar atento aos rótulos.

O brasileiro consome, em média, 12 g por dia, mais que o dobro de sódio recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 5 g por dia (o equivalente a uma colher de chá). Segundo a OMS, diminuir a ingestão de sal é tão importante quanto parar de fumar, quando se trata de reduzir o risco de doenças cardíacas.

Neste texto você verá que é possível reduzir o sal dos seus alimentos sem sacrificar o sabor.

Tire o saleiro da mesa

Pode parecer bobagem mas esse simples hábito pode ajudar.

Experimente a comida antes de pôr o sal

Muitas pessoas têm o costume de adicionar sal sem nem mesmo provar o prato, que muitas vezes já está saboroso.

Reduza gradualmente

Assim como nas dietas, o radicalismo aqui não funciona. Recomenda-se reduzir gradualmente, para que suas papilas gustativas e o cérebro se adaptem ao novo sabor menos salgado.

Quanto tempo leva para se adaptar ao novo sabor?

Uma vez que você reduz a quantidade de sal da sua alimentação, pode ser difícil se acostumar com o novo sabor dos alimentos. Isto pode levar em torno de 10 a 21 dias.

Peça comida com menos sal

Quem come fora de casa regularmente têm mais dificuldade para controlar o consumo de sal, mas sempre é possível fazê-lo.

Quando for a um restaurante, você simplesmente pode solicitar ao garçom que sua comida seja preparada com menos sal.

Você sabia que muitos restaurantes exageram no sal para disfarçar o sabor de produtos de má qualidade ou até deteriorados?

Evite alimentos processados

Você sabia que 80% do sódio que consumimos já estão presente nos alimentos? Ou seja, trata-se dos produtos industrializados mais do que a adição do sal de cozinha no preparo dos alimentos.

Praticamente todos os alimentos industrializados possuem sódio. A maioria deles contém muito sal para dar um sabor atrativo e mantê-los conservados por muito tempo. Alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados são: hambúrgueres, empanados, salgadinhos e carnes processadas. Os campeões são os embutidos (presunto, mortadela, salsicha) e defumados, temperos prontos, as sopas instantâneas, os pratos prontos congelados e as conservas.

Temperos conservados em sachês, tabletes ou líquidos, como molhos para salada, também são ricos em sódio.

Muito cuidado também com os alimentos enlatados, como sardinha, atum, ervilha, milho, pois costumam ter muito sódio. Caso acabe comprando enlatados, jogue fora a água que vem neles, pois assim pode reduzir a quantidade de sódio em 50%.

Os alimentos congelados costumam ter muito sódio para conservá-los.

Ou seja, dê preferência aos alimentos frescos como verduras e legumes da feira.

Evite produtos light

Você sabia que para reduzir as quantidades de calorias nos produtos é adicionado o sal, para garantir uma consistência e textura? Um exemplo disso são refrigerantes light, que apesar de quase não possuírem calorias, apresentam mais que o dobro da quantidade de sódio das versões convencionais.

Invista no potássio

Você sabia que esta substância corta o efeito do sal no organismo? Portanto, inclua espinafre, laranja, feijão e beterraba na sua rotina.

Leia o rótulo dos alimentos

A ideia é basicamente escolher os alimentos com menos sódio. Assim como o açúcar, muitos fabricantes usam outras nomenclaturas para disfarçar, portanto fique atento a elas: Na (símbolo químico do sódio), NaCl (cloreto de sódio), glutamato monossódico, bissulfato de sódio, fosfato dissódico e hidróxido de sódio.

Prefira os alimentos que apresentem até 0,3 gramas de sal por cada 100 gramas de produto, evitando os que apresentem mais de 1,5 gramas de sal por 100g de produto.

Algumas embalagens inclusive dão destaque para as mensagens: “sem sal” e “baixo teor de sódio”. Se encontrar estas mensagens, é um bom sinal.

Muitas vezes, produtos semelhantes possuem diferentes quantidade de sódio.

Por fim, vamos analisar o que seria um alimento com muito e pouco sódio. Levando em conta uma porção de 100g:

Alto – mais de 1,5g
Médio – entre 0,3 e 1,5
Baixo – 0,3g ou menos

Veja outros tipos de sal

Sal marinho: por não ser tão processado, preserva os sais minerais.

Sal defumado: dá um sabor especial ao alimento.

Sal líquido: contém menos sódio e é uma boa opção para temperar saladas.

Sal grosso: é mais saudável pois não é refinado.

Sal rosa do Himalaia: é considerado o mais puro dos sais, pois contém minerais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Pode ser usado após o preparo do alimento, colocado no moedor. Contém menos sódio do que o refinado.

Sal light: possui 197mg de sódio por cada 1g, enquanto o sal refinado possui 400mg.

Outros temperos para substituir o sal

Você pode temperar sua comida com outras alternativas, são elas: pimenta, salsinha, pimenta-do-reino, orégano, salsinha, cebolinha, manjericão, etc. Experimente, por que não? Assim você descobre novos pratos e sabores e saboreia o sabor natural dos alimentos.

Você também pode optar pelo sal marinho, pois é um tempero mais puro do que o sal refinado e não recebe aditivos químicos. Em pouca quantidade ele já faz a comida ficar temperada.

Referências

semprebem.paguemenos.com.br/posts/saude/diminuir-o-consumo-de-sal

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/06/30/quer-diminuir-consumo-de-sal-veja-dicas-e-substituicoes-saudaveis.htm

conquistesuavida.com.br/noticia/passo-a-passo-7-dicas-para-reduzir-o-consumo-de-sal-no-dia-a-dia_a2676/1

medis.pt/mais-medis/dieta-e-nutricao/como-reduzir-o-consumo-de-sal/

tommasi.com.br/blog/5-dicas-para-reduzir-o-consumo-de-sal/

ecycle.com.br/muito-sal/

jornalnordeste.com/olho-clinico/como-reduzir-o-consumo-de-sal-na-sua-alimentacao

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.