As proteínas são muito famosas por auxiliarem no processo de formação muscular, mas seus benefícios vão muito além. No metabolismo, essas moléculas regulam os níveis de glicose, fazem parte do hormônio do crescimento, melhoram o sistema imunológico, melhoram a cognição, etc.
Além dos carboidratos e das gorduras, as proteínas também podem ser utilizadas como substrato para produzir energia no organismo e regular a glicemia, especialmente em dietas pobres em carboidratos. Cada grama de proteínas fornece 4 kcal, a mesma quantidade fornecida pelos carboidratos.
O suco gástrico e as enzimas digestivas são formados por proteínas, responsáveis por quebrar os alimentos em partículas menores que serão absorvidas pelo intestino.
As proteínas são compostas por aminoácidos. Alguns aminoácidos são produzidos pelo nosso próprio corpo, os chamados 12 não essenciais, enquanto que outros não são produzidos pelo corpo, mas são obtidos pela alimentação, os chamados 8 essenciais.
Diante disso, as pessoas começaram a se perguntar: existem alimentos “completos”, que proporcionam todos os 8 aminoácidos essenciais de uma só vez e podem nos ajudar a consumir a quantidade ideal de proteínas? Estudos mostram que as carnes e seus derivados contêm essas substâncias, que serão complementadas pelas outras 12 que o nosso organismo produz.
Proteína animal X vegetal
As proteínas de origem animal – carne, ovos, leite e derivados – são chamadas proteínas de alto valor biológico, já que apresentam maior concentração de aminoácidos. De acordo com especialistas, esse tipo de alimento é composto pela quantidade suficiente de proteínas essenciais para o nosso organismo.
Já as proteínas de origem vegetal – cereais, raízes, leguminosas e hortaliças – têm valor biológico parcial, por isso é preciso complementar os aminoácidos delas de alguma maneira, seja em combinações, como acontece em um prato de arroz com feijão, ou suplementação. As proteínas vegetais tem algumas vantagens em relação aos animais: são fontes de fibras, têm baixo teor de gordura e são ricas em antioxidantes.
Assim como o suco gástrico e as enzimas digestivas são formados por proteínas para quebrar os alimentos em partículas menores, nossa coleta de resíduos orgânicos é cuidadosamente planejada para transformar esses materiais em compostagem de alta qualidade, contribuindo para um ciclo sustentável e ecológico.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!
Referências
unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/proteinas-por-que-sao-tao-importantes-?utm_source=redirect-site-novo&utm_medium=chamada-home2#:~:text=As%20prote%C3%ADnas%20são%20de%20fundamental,que%20o%20corpo%20não%20produz.
tuasaude.com/beneficios-das-proteinas/