A proteína é considerada um macronutriente, portanto deve ser consumida em boas quantidades . Quando pensamos em proteínas, logo vem em mente a ideia do ganho de massa muscular. Mas os benefícios dessa substância vão muito além, vamos a eles.
Fortalece o sistema imunológico; beneficia a cognição (memória, aprendizado e concentração); constitui hormônios ligados ao crescimento e metabolismo; constrói diversos tecidos como dentes, ossos, cabelos e músculos; realiza o transporte de oxigênio pelo corpo; gera a sensação de saciedade, o que é importante para o controle de peso; constrói tendões e articulações, pois o colágeno é uma proteína.
As proteínas são encontradas em uma grande variedade de alimentos, como carnes, ovos, leite e leguminosas (lentilha, ervilha, grão de bico, feijão, etc).
No caso do café da manhã, boas opções são leite, queijo e iogurtes. No caso do almoço e jantar, boas ideias são peixe e frango.
As proteínas são comumente associadas a produtos de origem animal, como carne e ovos. Mas elas também estão presentes nos vegetais! Além do fato de possuírem proteína, o consumo de vegetais também é indicado pois são ricos em antioxidantes, têm menor teor de gordura e são ricos em fibras.
Alguns exemplos de vegetais ricos em proteínas são: leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), cereais integrais (arroz, quinoa, cevada, aveia), oleaginosas (castanha do pará, nozes, macadâmia) e sementes (gergelim, linhaça e chia).
Apesar de serem proteínas menos completas do que as de origem animal, os benefícios das proteínas vegetais são impulsionados quando a pessoa faz diferentes combinações com elas, como por exemplo, arroz com feijão ou então arroz com lentilha.
Uma das desvantagens dos alimentos vegetais é que são pobres em vitamina B12, que possui bons efeitos para a parte neurológica, e que em contrapartida é encontrada nos alimentos de origem animal.
Portanto, se você quer se tornar vegano, consuma vitamina B12 por meio da suplementação, e se possível, faça um acompanhamento com o nutricionista.
Qual é a quantidade necessária de proteínas por dia? Em média, o consumo deve ser de 0,8g de proteína por quilo corporal. Portanto, uma pessoa de 70kg deve ingerir em torno de 60g por dia. O consumo em excesso pode sobrecarregar os rins. Vamos analisar a quantidade média de proteínas em alguns alimentos. Carne (25g de proteínas a cada porção de 100g), ovos (8g de proteínas por unidade), leite (8g de proteínas por copo), feijão (5g de proteínas por concha) e nozes (15g de proteínas a cada porção de 100g).
Apesar de todos os benefícios das proteínas, elas sozinhas não constituem uma refeição completa, ou seja, é necessário consumir outros nutrientes (mesmo que o seu objetivo seja o ganho de massa muscular).
A falta do consumo de proteínas pode desencadear consequências negativas: perda de massa muscular, uma vez que os músculos passam a ser “quebrados” para o fornecimento de aminoácidos para outras funções corporais; retardo no crescimento de crianças e adolescentes; pele seca e cabelos quebradiços; alterações na composição do sangue e anemia.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!