0
(0)

As fibras são encontradas em alimentos de origem vegetal e possuem a característica peculiar de não serem digeridas pelo nosso organismo. Apesar disso, possuem uma série de benefícios.

Por não terem valor calórico, as fibras são essenciais em uma dieta balanceada, pois causam a sensação de saciedade e ajudam a diminuir a absorção de açúcares e gorduras. Por esses motivos, não podem faltar na rotina de quem quer emagrecer.

Dentre os principais benefícios da ingestão de fibras, podemos destacar a redução dos níveis de glicose no sangue, diminuição da pressão e dos lipídios e prevenção contra problemas crônicos, como doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e câncer de cólon.

Elas não são absorvidas pois não possuímos enzimas capazes disto, sendo assim elas chegam ao intestino grosso sem serem degradadas.

Nessa região, provocam alterações na velocidade do trânsito intestinal, promovem o crescimento de bactérias benéficas (ação prebiótica) e atuam em outras funções fisiológicas.

As fibras podem ser classificadas em dois grandes grupos: as insolúveis e as solúveis.

As solúveis formam uma espécie de gel quando em contato com a água no nosso intestino.

Essas fibras ajudam a diminuir a quantidade de colesterol absorvido pelo corpo, reduzem a absorção da glicose no intestino delgado, aumentam o tempo de absorção dos nutrientes no intestino delgado, além de ajudarem na proliferação das bactérias benéficas e aumentarem o volume fecal.

São encontradas nas leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), nas sementes, nos farelos (aveia, cevada, arroz), nas frutas e hortaliças (cenoura, batata).

Já as fibras insolúveis formam um material pouco viscoso quando em contato com a água. Seus principais benefícios são aumentar o volume das fezes, acelerar o trânsito intestinal e evitar a constipação intestinal.

As principais fontes são os farelos de cereais, os grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoim, vários tipos de frutas (pêra, maçã com casca, etc.) e as hortaliças (ervilha, cenoura, brócolis).

O recomendado é que tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis devem ser ingeridas junto com uma boa quantidade de água.

O quanto deve ser consumido por dia?

Para homens, o recomendado são 38g e para mulheres 25g.

Assim como as fibras nutrem o corpo e a alma, queremos nutrir a consciência ambiental das comunidades em que atuamos, proporcionando a importância da compostagem e do descarte adequado dos resíduos orgânicos.

Da mesma forma que as fibras estão presentes em uma variedade de alimentos, nosso serviço de coleta e compostagem está ao alcance de todos os lares, tornando mais fácil e acessível a contribuição de cada um para um futuro mais sustentável.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

Referências

mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/fibras.htm

summitsaude.estadao.com.br/saude-humanizada/qual-e-a-importancia-do-consumo-de-fibras/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.