Os hormônios são responsáveis por praticamente todo o funcionamento do organismo, da saciedade ao bom humor, passando até pelos batimentos cardíacos. Desequilíbrios hormonais estão ligados a diversas doenças, como obesidade, hipotireoidismo, diabetes tipo 2, depressão, infertilidade e certos tipos de câncer, por exemplo.
Algas marinhas
Os diversos tipos de algas marinhas, no geral, são poderosas fontes de iodo, que cumprem o importante papel de auxiliar na produção dos hormônios da tireoide. Elas podem ser consumidas in natura como na culinária japonesa ou na forma de extrato.
Lentilha
Ajuda a regular os níveis de estrogênio nas mulheres, aliviando sintomas da TPM.
Salmão
Graças a vitamina D presente em sua composição, auxilia a produção de hormônios ligados a libido, como a testosterona
Chá verde
O chá verde age diretamente na produção de insulina, equilibrando o hormônio em pessoas saudáveis, e no tratamento de quem está com sobrepeso.
Chocolate
Sua ingestão pode induzir a produção do hormônio serotonina, que está ligado ao bem-estar. Quanto maior for o teor do cacau, maiores os benefícios.
Ovo
Controla os hormônios que dão sensação de saciedade.
Abacate
Combate o cortisol e assim reduz o estresse.
Ele atua também de forma indireta, no aumento da testosterona e GH, favorecendo o aumento de massa muscular.
Carboidratos complexos
São digeridos lentamente e evitam picos de insulina.
Soja
A soja contém um composto orgânico chamado isoflavona que age de maneira muito similar ao estrogênio feminino. Por isso, ele pode ajudar mulheres que já passaram pela menopausa a compensar a perda desse hormônio.
Brócolis
Esse vegetal atua diretamente no hipotálamo, responsável por controlar toda a produção hormonal em nosso corpo.
Grão de bico
Por possuir vitamina B, induz a produção de serotonina e dopamina. Também possui triptofano, que é um aminoácido importante para a síntese de serotonina.
Carnes magras
Por demorarem a serem digeridos, impedem a chegada da glicose à corrente sanguínea. Esse “freio” é importante para a regulação da insulina, outro hormônio produzido para dar conta da glicose e cujos picos estão associados a uma fome insaciável.
Probióticos
Muitos hormônios, como os do bem-estar, são sintetizados no intestino. Assim sendo, consuma probióticos como iogurte, kombucha e kefir.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!
Referências
molico.com.br/20-alimentos-que-ajudam-equilibrio-hormonal
uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/09/18/6-alimentos-que-equilibram-seus-hormonios.htm