3.3
(3)

Kombucha é uma bebida milenar originária da China, feita a partir da fermentação do chá adoçado com a ajuda de uma colônia de bactérias e leveduras conhecida como SCOBY (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast).

Os benefícios da Kombucha são vastos. Primeiramente, é uma excelente fonte de probióticos, microorganismos benéficos que ajudam a equilibrar a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, essa bebida fermentada é rica em enzimas, vitaminas B, antioxidantes e ácidos orgânicos, que podem auxiliar na desintoxicação do organismo, melhorar a digestão e até mesmo promover a saúde mental.

O consumo regular de Kombucha pode contribuir para um sistema digestivo saudável, reduzir a inflamação, aumentar a energia e fortalecer a imunidade.

Para fazer o seu próprio Kombucha em casa, você precisará de um SCOBY, chá preto ou verde, açúcar e água filtrada. A fermentação ocorre ao longo de cerca de uma semana, e durante esse processo, o SCOBY consome o açúcar e produz a bebida rica em nutrientes.

Aqui está uma receita básica para fazer Kombucha em casa:

Ingredientes:

  • 1 litro de água filtrada
  • 2 colheres de sopa de chá preto ou verde ou 10g da erva
  • 80g de açúcar
  • 1 SCOBY
  • 100 ml de Kombucha pronto

Instruções:

  1. Ferva a água e adicione o chá e o açúcar, misturando até dissolver completamente.
  2. Deixe o chá esfriar completamente.
  3. Transfira o chá adoçado para um recipiente de vidro e adicione o SCOBY e o kombucha pronto.
  4. Cubra o recipiente com um pano de algodão ou papel toalha e prenda com um elástico para permitir a entrada de ar, mas impedir a entrada de poeira e insetos.
  5. Deixe o Kombucha fermentar em local fresco e escuro por 7 a 10 dias, provando ocasionalmente até atingir o sabor desejado.
  6. Quando estiver pronto, retire o SCOBY e reserve-o para a próxima fermentação. Lembre-se que sempre será necessário separar para cada litro de kombucha, 100ml de chá fermentado pronto, para ajudar na próxima fermentação.
  7. Engarrafe o Kombucha em garrafas de vidro herméticas e leve à geladeira antes de consumir.

Por aqui, costumo misturar o kombucha pronto com algum suco 100% fruta e vou tomando 1 copo médio por dia, se tomar em demasia pode fazer mal, então cuidado com os excessos.

Lembre-se de que a fermentação pode variar de acordo com a temperatura ambiente e outros fatores, então experimentar e encontrar o ponto ideal para o seu paladar é parte da diversão de fazer Kombucha em casa.

Agora você pode desfrutar dessa bebida saudável e deliciosa, colhendo os inúmeros benefícios que a Kombucha tem a oferecer!

E se não tenho o SCOBY de kombucha em casa, como fazer do zero?

Se você não tem o SCOBY de Kombucha em casa, não se preocupe! É possível criar o seu próprio SCOBY a partir de ingredientes simples.

Aqui está um guia passo a passo para fazer o SCOBY do zero:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá preto ou verde
  • 200 ml de Kombucha pronto (pode ser comprado em lojas de alimentos naturais ou utilizando Kombucha de um lote anterior)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Recipiente de vidro
  • Pano de algodão ou papel toalha
  • Elástico
  • Temperatura ambiente constante (cerca de 20-30°C)

Instruções:

  1. Prepare o chá preto ou verde: Ferva as 2 xícaras de água e adicione o chá. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Adicione as 2 colheres de sopa de açúcar e mexa até dissolver completamente. Deixe o chá esfriar até atingir a temperatura ambiente.
  2. Combine o chá e o Kombucha pronto: Em um recipiente de vidro, misture o chá preparado e o Kombucha pronto. Isso fornecerá os microorganismos necessários para iniciar a fermentação.
  3. Cubra o recipiente: Cubra o recipiente com um pano de algodão ou papel toalha, prendendo-o com um elástico. Isso permitirá que o ar circule, mas impedirá a entrada de poeira e insetos.
  4. Deixe fermentar: Coloque o recipiente em um local com temperatura ambiente constante (20-30°C) e onde não haja exposição direta à luz solar. Deixe fermentar por cerca de 1 a 4 semanas, dependendo das condições ambientais. Durante esse período, um SCOBY começará a se formar na superfície.
  5. Verifique o SCOBY: Após algumas semanas, verifique o SCOBY. Ele deve ter se formado como uma camada fina e gelatinosa na superfície do líquido. Se estiver saudável, ele terá uma coloração clara a bege e estará firme ao toque.
  6. Reserve o SCOBY: Quando o SCOBY estiver pronto, você pode usá-lo para fazer o seu próprio lote de Kombucha, seguindo a receita mencionada anteriormente.

Lembre-se de que a formação do SCOBY pode variar dependendo do ambiente e das condições de fermentação. Se o seu SCOBY não se formar com sucesso na primeira tentativa, você pode tentar novamente com outro lote de chá e Kombucha pronto.

Fazer o SCOBY do zero pode ser uma experiência fascinante e recompensadora, e em pouco tempo você estará desfrutando da deliciosa e saudável bebida de Kombucha produzida em casa!

 

Outra dica é obter o SCOBY através de doações em grupos de facebook ou o adquirindo online em plataformas de vendas digitais!

 

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar conosco a sua experiência com esse probiótico maravilhoso?  Conta pra gente aqui nos comentários!

Sustentabilidade e saúde andam juntas! Vamos nessa por uma vida mais saudável! 🙂 #FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.