A principal função dos carboidratos é fornecer energia para o corpo e assim possibilitar que realizemos atividades diárias como caminhar, correr, pensar, trabalhar e estudar.
É considerado um macronutriente, juntamente com proteínas, gorduras, por exemplo. Os macronutrientes são aqueles que o organismo precisa consumir em maiores quantidades.
Os carboidratos podem ser encontrados em alimentos como mel, arroz, pão, legumes, frutas, massas, leite, cereais, etc.
Os carboidratos podem ser classificados como simples e complexos. Os simples são absorvidos rapidamente, causando um pico de glicose, enquanto que os complexos demandam mais do organismo para serem digeridos, e assim liberam energia de forma gradual e mantém a saciedade por mais tempo. Dessa forma, os carboidratos simples são considerados menos saudáveis. Estamos falando de alimentos como refrigerantes, chocolates e sorvetes. Já os complexos são mais saudáveis. Alguns exemplos são arroz, mandioca e batata doce.
Após serem ingeridos, os carboidratos são transformados em glicose, que é a forma sob a qual as moléculas consomem energia. Tanto altos como baixos níveis de glicose podem ser prejudiciais, portanto é necessário ingerir carboidratos com moderação. Os carboidratos também podem ser estocados nos músculos sob a forma de glicogênio, e assim podem ser utilizados durante as atividades físicas.
Os carboidratos possuem fama de causadores de ganho de peso, e muitas pessoas tentam adotar dietas low carb. Se isso for feito sem um acompanhamento médico é possível que haja efeitos negativos na saúde como falta de energia, alterações no humor, dificuldade de concentração, etc.
Nesse caso, se a pessoa deseja adotar uma dieta low carb, o ideal é evitar os carboidratos simples, como chocolates, refrigerantes e sorvetes, ou seja, basicamente evitar alimentos industrializados.
O grande problema é o consumo excessivo de carboidratos. Pessoas que praticam muitas atividades físicas não podem ficar sem carboidratos, pois são decisivos no desempenho atlético. A restrição de carboidratos deve ser adotada por pessoas diabéticas ou com resistência à insulina.
O consumo de carboidratos durante a noite engorda? Muitas pessoas evitam carboidratos no período noturno alegando que o metabolismo é mais lento nesse momento, e que isso acarretaria em ganho de peso. Mas os nutricionistas dizem que isso é um mito.
O que realmente conta é a quantidade de calorias que você consome ao longo do dia inteiro ao longo de todas as refeições.
Ou seja, as calorias de noite não contam mais do que as consumidas de dia.
Os carboidratos são essenciais para quem pratica atividades físicas. Quando consumidos após o treino, repõem os níveis de glicogênio e preparam o corpo para a próxima atividade, acelerando a recuperação do organismo. Os carboidratos também possuem papel importante no crescimento muscular, auxiliando a produção de insulina, que por sua vez ajuda a absorver os aminoácidos pelas células musculares.
O cérebro é um dos órgãos que mais usam a energia fornecida pelos carboidratos, logo esse macronutriente contribui para a melhora da função cognitiva.
Vale lembrar que para incluir carboidratos em sua dieta, na quantidade e maneiras adequadas, é indicado consultar um nutricionista. Ou seja, a forma de consumir carboidratos varia de pessoa para pessoa, de acordo com as necessidades individuais, por isso a importância do profissional.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!