5
(2)

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo.

A bebida sempre esteve envolta em lendas, mitos e crenças populares. No entanto, assim como suas uvas passam por um cuidadoso processo de colheita e fermentação para se transformarem nessa bebida, é essencial separar o mito da realidade quando o assunto é vinho.

1. Uva branca faz vinho branco, uva vermelha faz tinto

Mito. É possível fazer vinho branco com uvas tintas, basta fermentá-las sem a casca (pois é ela quem dá cor ao vinho). Como a polpa da uva é sempre da mesma cor, logo é possível fazer vinho branco com uva vermelha.

2. Só se come peixe com vinho branco

Mito. Muitas pessoas vão sugerir que você coma peixes acompanhado de vinho branco, pois a combinação com vinho tinto traz um gosto ruim. Porém, peixes mais encorpados como salmão e bacalhau podem harmonizar facilmente com vinhos tintos.

3. Vinho doce leva açúcar

Mito. A doçura que sentimos no paladar vem da própria uva (é o açúcar residual, ou seja, que não foi transformado em álcool durante a fermentação).

4. A França é o maior produtor de vinho

Mito. Na verdade, a França só fica atrás da Itália, esse sim é o maior produtor de vinho do mundo. A Itália produz 6 milhões de toneladas ao ano. Já os Estados Unidos são os maiores consumidores de vinho do mundo.

5. Muitos vinhos são feitos amassados com o pé

Verdade. Apesar de ser um costume arcaico, a prática ainda existe em muitas vinícolas. Uma vez esmagada, a polpa da uva se separa da casca e do caroço, dando origem ao que será fermentado. Muitos especialistas acreditam que amassar as uvas com os pés proporciona melhor qualidade à bebida.

6. Vinho tinto seco é o mais indicado para diabéticos

Verdade. A quantidade de açúcar do vinho tinto seco é mínima e irrelevante para o diabédico. A quantidade de calorias de uma taça de vinho tinto seco (150 mL) é a mesma que uma maçã ou uma pêra.

7. Vinhos caros são os melhores

Mito. Realmente os vinhos mais caros costumam de nível melhor, mas nem sempre isso acontece. O valor da bebida se deve por conta da adega ou produtor que criou o vinho, ou seja, quanto mais prêmios e notoriedade maior o preço da garrafa.

Algumas garrafas com preços mais acessíveis costumam aparecer nas listas dos melhores vinhos do ano! Além disso, o sabor do vinho depende muito do paladar de cada pessoa, ou seja, um vinho bom para uma pessoa pode não ser para a outra.

8. É necessário ter cuidado ao armazenar

Verdade. A forma de guardar as suas bebidas em casa tem sim influência no seu conteúdo, podendo modificar, ao longo do tempo, seu aroma, sabor e até a sua aparência.

O ideal é armazenar longe do sol pois o calor influencia na qualidade da bebida. Reserve o local mais frio da casa para armazenar o vinho. Caso contrário a bebida envelhece precocemente.

9. A garrafa deve ser armazenada deitada

Mito. A ideia vem do fato que a rolha deve estar em contato com a bebida para assim impedir a entrada de ar, logo as garrafas deveriam ser guardadas deitadas para isso acontecer. Porém, muitos especialistas afirmam que não faz diferença a posição da garrafa. Pesquisas apontam que a entrada de ar é a mesma nas duas posições.

10. O vinho morre

Verdade. A bebida reage em contato com o oxigênio, ou seja, se ficar muito tempo em contato com o ar irá morrer. Por isso, uma garrafa deve ser consumida em poucos dias após aberta.

11. O vinho fica melhor em taça de cristal

Verdade. Para muitos, só cristal é uma taça para cada tipo de vinho. Afinal, o cristal faz diferença? Sim. O cristal é um material que leva porcentagem maior de chumbo que o vidro em sua composição e isso resulta em uma taça mais fina, mais transparente e mais porosa – o que faz toda diferença na hora de analisar a textura do vinho. Sem falar no charme!

12. Pode guardar o vinho depois de aberto

Verdade. Na maioria dos casos, o vinho pode ser guardado por pouco tempo. Um tinto bem vedado, por exemplo, aguenta cerca de três a quatro dias na geladeira. Brancos e rosés podem durar até dois dias no refrigerador, já que são mais voláteis que os tintos e perdem mais facilmente os aromas.

13. Deve-se girar o vinho na taça

Verdade. Ao girar o vinho na taça a bebida entra em contato com o oxigênio e libera aromas.

Vinho dá sono?

Mais ou menos. Apesar de ser relaxante, não atua como sonífero. Consumir quantidades moderadas pode ajudar o corpo a relaxar antes de dormir, pois o álcool tem efeito sedativo.

14. Vinho tem carboidrato?

Verdade. As uvas possuem carboidratos. Contudo, a quantidade não é alta.

15. Quanto mais velho melhor?

Mito. Sim, o vinho é uma bebida fermentada que pode durar décadas. Porém, a maioria possui durabilidade curta e não sofrem grande melhora com o tempo, estando, em geral, prontos para consumo. A maioria é feita para ser consumida em no máximo 5 anos.

Apenas uma pequena porcentagem são vinhos que necessitam envelhecer para exibir sua melhor forma, podendo ser guardados por longos anos. São os chamados “vinhos de guarda”.

16. Vinho brasileiro é de má qualidade

Mito. Apesar de saberem que há muitos desafios para que os vinhos nacionais se destaquem no mercado, os produtores nacionais têm conquistado espaço na mesa dos brasileiros e inclusive fora do país, com muitas premiações.

17. Existe um jeito certo de segurar a taça

Verdade. O correto é segurar pela haste, assim você não altera a temperatura da bebida.

18. Faz bem para a saúde

Verdade. O vinho pode ajudar a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes e pressão alta, e fortalecer o organismo. Para obter estes resultados, é aconselhável manter uma ingestão diária da bebida, em pequena quantidade.

19. É bom para a saúde bucal

Verdade. A bebida é boa para dentes e gengiva ajudando a combater as bactérias da boca que podem causar cáries e doenças periodontais.

20. Países quentes não produzem vinho

Mito. O que a uva precisa mesmo é de amplitude térmica, ou seja, dias quentes e noites frias. Brasil, Israel e Marrocos são países que põem fim a esse mito!

21. Vinho de várias uvas é de má qualidade

Mito. A quantidade de tipos de uvas usadas na fabricação não tem relação direta com a qualidade da bebida. Uma das regiões mais influentes no mercado de vinho, Bordeaux, na França, aliás, ganhou fama mundial pela mistura de duas ou mais uvas nos rótulos. A qualidade da safra, a higiene na elaboração e as técnicas envolvidas em todo o processo são pontos mais importantes a se considerar.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

Referências

​​blog.sonoma.com.br/20-mitos-e-verdades-sobre-o-vinho/?utm_term=&utm_campaign=GSi+%7C+Geral&utm_source=adwords&utm_medium=ppc&hsa_acc=6824814750&hsa_cam=2036498568&hsa_grp=&hsa_ad=&hsa_src=x&hsa_tgt=&hsa_kw=&hsa_mt=&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=CjwKCAjwhdWkBhBZEiwA1ibLmEcKA8jcyrXENGCFce4OmyhiTWm0ro2a00u-tuoBFszaS2UiZL019xoCjp8QAvD_BwE

minhasaude.proteste.org.br/mitos-e-verdades-sobre-o-consumo-de-vinho/

blog.famigliavalduga.com.br/mitos-sobre-o-vinho-que-voce-precisa-parar-de-acreditar/

plural.jor.br/gastronomia/mitos-e-verdades-sobre-o-vinho/

g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/porto-a-porto/guia-do-vinho-e-da-gastronomia/noticia/2023/06/19/10-mitos-e-verdades-sobre-o-vinho.ghtml

salton.com.br/artigo/mitos-e-verdades-sobre-o-vinho

wine.com.br/winepedia/curiosidades/mitos-do-vinho/

sba1.com/noticias/noticia/26232/Mitos-e-verdades-dos-vinhos

folhape.com.br/sabores/dia-nacional-do-vinho-mitos-e-verdades-sobre-a-bebida/228915/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.