Também conhecido como oniomania, o vício em compras é um distúrbio caracterizado por um impulso muito forte de comprar e adquirir objetos, mesmo quando isso tem consequências negativas para as finanças, saúde e vida pessoal do indivíduo. Trata-se de uma vontade incontrolável de comprar.
Apesar de ser parecido com as compras por impulso, os dois termos se diferem. A compra por impulso é quando a pessoa compra sem um planejamento prévio, se deixando levar pelas emoções no momento da compra. Já o vício em compras é um padrão de comportamento contínuo em que a pessoa compra para satisfazer necessidades emocionais.
Causas e Gatilhos do Vício em Compras
O vício em compras geralmente está associado a outros distúrbios psicológicos como depressão e ansiedade. O indivíduo usa as compras como remédio para combater esses distúrbios.
Um fator que contribui para intensificar o vício em compras são as mensagens publicitárias que incitam as compras em excesso e sem planejamento. Essas mensagens fazem a pessoa acreditar que a felicidade está atrelada a aquisição de bens materiais.
O ato de comprar gera uma satisfação momentânea. Essa sensação pode reforçar o hábito de vício em comprar.
Impacto no Bem-Estar Emocional e Financeiro
Apesar da gratificação momentânea, o hábito de comprar geralmente também vem acompanhado da sensação de remorso e arrependimento. A preocupação com o endividamento também é comum.
As pessoas viciadas em comprar fazem o uso constante do cartão de crédito e o impacto financeiro pode ser devastador.
Muitas pessoas vendem seus bens materiais, como jóias, carros e eletrônicos para juntar dinheiro para fazer compras.
Tratamento e Terapias
A terapia de grupo é uma boa forma de tratamento, pois as pessoas com vício em compras podem compartilhar suas experiências e sugerir soluções entre elas.
A prática de mindfulness e meditação pode ajudar a desenvolver a consciência plena dos desejos de compra e emoções, o que pode auxiliar no controle do comportamento impulsivo.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem amplamente usada no tratamento do vício em compras. Ela ajuda as pessoas a identificar e modificar os padrões de pensamento disfuncionais que levam ao comportamento impulsivo de compra. Os terapeutas auxiliam os pacientes a desenvolver habilidades de autorregulação, a lidar com desejos de compra e a gerenciar emoções.
Superando o Vício em Compras
O primeiro passo é reconhecer que a pessoa é viciada em compras. Tudo começa com a reflexão sobre os atos.
É primordial consultar um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudar a identificar os gatilhos de compras e a propor soluções.
Uma ideia interessante é definir um orçamento rigoroso. Assim você direciona o seu dinheiro para as necessidades mais importantes.
Evite a exposição a lojas físicas e frequentar shoppings, pois podem ser tentadores. Tente não navegar por lojas online também.
Ao invés de gastar o tempo fazendo compras em shoppings, use esse tempo para outras atividades como meditação, esportes e passeios ao ar livre.
O tratamento do vício em compras pode não ser tão fácil e rápido. Tenha em mente que é normal ter recaídas durante o processo.
Relacionamento com o Dinheiro
É necessário que haja orientação sobre como criar orçamentos, economizar dinheiro e planejar despesas. Isso ajuda as pessoas a estabelecerem uma relação mais saudável com o dinheiro e a evitar dívidas.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!