Além de se expressar bem, é importante desenvolver uma escuta ativa, ou seja, ouvir com atenção tudo o que os outros falam.
Os feedbacks bem elaborados são essenciais no crescimento dos funcionários. Tente ser específico nos feedbacks.
É importante ter habilidades de comunicação oral e escrita. Seja eficiente na redação de e-mails, relatórios e documentos, bem como na comunicação verbal em reuniões e apresentações.
Promova uma cultura de comunicação aberta em que os funcionários se sintam à vontade para expressar suas opiniões e preocupações. Isso pode ajudar a evitar problemas maiores no futuro.
Ofereça treinamento para funcionários e líderes. Eles podem aprender sobre habilidades de apresentação e escrita.
Habilidades de Comunicação Interpessoal
Esteja atento a sua linguagem corporal e interprete a dos outros, assim você interpreta melhor as mensagens. A linguagem corporal inclui gestos, posturas e tom de voz.
Uma boa comunicação ajuda a resolver conflitos. Identifique as causas do conflito, ouça todas as partes envolvidas e busque soluções.
A comunicação interpessoal é uma habilidade que pode ser aprimorada ao longo do tempo.
Comunicação com a Equipe
Mantenha uma comunicação clara e aberta com a equipe. Quando as equipes têm uma compreensão clara de objetivos, expectativas e informações importantes, são mais produtivas e engajadas.
A comunicação é importante nas reuniões. O objetivo é que tenham como resultado ações concretas.
Ofereça feedbacks regulares à equipe. Faça críticas e elogios. Isso pode motivar os funcionários.
Atualmente boa parte da comunicação é feita nas plataformas digitais. Evite sobrecarregar a equipe com e-mails desnecessários e certifique que as mensagens sejam claras e bem redigidas.
Comunicação Virtual no Trabalho Remoto
Sempre que possível opte pela comunicação por vídeo ao invés de mensagens e chamadas de áudio. A comunicação por vídeo permite uma interação mais rica.
Feedback Construtivo
Ao invés de dar feedbacks vagos, como “você precisa melhorar”, seja específico e aponte no que exatamente a pessoa precisa melhorar.
Concentre-se no comportamento ou desempenho, não na personalidade da pessoa. O feedback deve ser construtivo e não pessoal.
Se o feedback for sensível, faça-o em um ambiente privado e confidencial.
Após fornecer o feedback, ouça o que a pessoa tem a dizer a respeito.
Após o feedback, monitore o progresso e ofereça suporte sempre que precisar.
O feedback precisa ser uma oportunidade de crescimento e não algo negativo.
Comunicação Escrita no Trabalho
Ao escrever e-mails, mensagens e documentos, seja claro e conciso. Vá direto ao ponto e evite ficar dando voltas em torno do tema. Isso garante que sua mensagem seja compreendida com facilidade.
Use parágrafos curtos e tópicos para facilitar a leitura e a compreensão.
Erros de gramática podem manchar sua imagem. Use ferramentas em aplicativos para corrigir esses erros. Além disso, releia o texto antes de enviá-lo.
Use formatação adequada, como negrito, itálico ou sublinhado, para destacar informações importantes. Evite o uso excessivo de formatação, pois pode tornar o texto confuso.
Configure uma assinatura de e-mail profissional que inclua seu nome, cargo, empresa e informações de contato.
Comunicação não-verbal
Um sorriso genuíno pode transmitir simpatia e receptividade, enquanto uma expressão séria pode indicar foco ou preocupação.
Mantenha o contato visual para demonstrar interesse.
Um tom de voz calmo e ritmo moderado geralmente são mais eficazes do que falar muito rápido ou em um tom exaltado.
A maneira como você se veste e cuida da sua aparência dizem muito sobre você. Além de se vestir bem, é preciso aparar a barba, cuidar do cabelo, pele e unhas.
Comunicação para Liderança
Os líderes precisam comunicar uma visão inspiradora para a equipe. É preciso definir claramente qual a missão da organização e quais são as funções de cada membro da equipe.
Os líderes precisam não apenas saber falar, mas também ouvir. A escuta ativa envolve dar total atenção ao interlocutor, fazer perguntas esclarecedoras e demonstrar empatia.
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