0
(0)

Sofrer é normal, não há como viver sem angústia. Mas quando esse sentimento se perpetua, é preciso fazer algumas mudanças no estilo de vida. Quanto mais a pessoa se tratar, seja com remédios ou métodos naturais, melhor. É preciso tomar muito cuidado para que a pessoa não busque a fuga nas drogas, por exemplo.

Deixe os sentimentos negativos virem e passarem. Ao invés de tentar combatê-los, deixem passar, tendo em mente que são sentimentos passageiros.

Foque nas coisas boas. Pense nas coisas pelas quais você é grato. Afinal, sempre temos coisas boas na vida que precisamos valorizar. Escreva todos os dias em um bloco de notas coisas pelas quais você é grato, podem ser coisas pequenas, como uma boa refeição ou grandes conquistas que obteve ao longo da vida.

Faça afirmações positivas. Uma boa ideia é dizer para si mesmo todos os dias: “Eu confio no meu potencial!”. A tendência é que o seu cérebro se acostume com essas afirmações feitas todos os dias e passe a incorporar em seu sistema de crenças. Afinal, nossos pensamentos criam nossa realidade. Se você pensa em coisas boas, a tendência é que a sua vida melhore.

Geralmente o sofrimento está ligado ao passado ou ao futuro. Manter-se focado no presente é uma maneira de sofrer menos.

Quando você estiver fazendo alguma atividade prazerosa, como correr, foque suas energias naquele momento. Viva o presente do início ao fim do dia! Não fique esperando a grande felicidade vir para você ser feliz, seja feliz com o que você tem agora e siga em frente mesmo diante de coisas que não estejam perfeitas.

Perdoe a si mesmo. Deixe ir embora as angústias. Você pode até aprender com os erros passados, mas não fique se culpando pelo que fez. Você deve se tratar com autocompaixão. Um ditado interessante diz: “A vida só pode ser compreendida olhando para trás, mas só pode ser vivida olhando para frente”. A realidade é que não é fácil se perdoar, tenha isso em mente, mas isso pode ser um desafio para você, não deixe de tentar.

Anote em um papel tudo aquilo que está te causando angústia. Assim é uma forma de tirar as preocupações da sua mente. Você pode ganhar uma nova perspectiva sobre os seus problemas. É uma forma de autoconhecimento e ressignificação. A ideia é simplesmente escrever o que vem à cabeça, sem regras e bloqueios. Algumas pessoas gostam de jogar o papel fora após escrever, como forma de se livrar dos sentimentos negativos, enquanto outras preferem guardar para algum dia ler ou simplesmente nunca mais ler.

Cuidado com a alimentação. Quando estamos tristes, tendemos a querer comer alimentos gordurosos e açucarados como doces e fast foods. Uma boa alimentação pode melhorar o seu bem-estar. Prefira frutas, verduras, legumes, proteínas magras e gorduras boas. Já pensou em preparar suas próprias refeições? Muitas pessoas dizem que cozinhar funciona como uma terapia para elas.

Pratique meditação e exercícios de respiração. Essas práticas podem trazer relaxamento e bom humor.

Ao focar no presente e no ambiente ao seu redor é possível desviar a atenção dos pensamentos negativos.

Faça atividades físicas, pois podem liberar endorfinas, que são hormônios do prazer. Que tal sair para correr com um amigo? O esporte também pode promover a socialização. Se você é sedentário, comece com uma simples caminhada, isso já pode surtir bons efeitos no corpo e na mente.

Procure um psicólogo. Desabafar é importante, mas muitas vezes ficamos com medo de dizer sobre os nossos problemas para um amigo ou familiar, achando que ele não vai querer ouvir. Com o psicólogo isso não acontece, ele está ali justamente para te ajudar.

O psicólogo pode ajudar a superar traumas passados, promover o autoconhecimento e desenvolver a inteligência emocional.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.