Nossa saúde não é apenas uma questão de genes, dieta e exercícios, mas também está ligada ao nosso bem-estar emocional e mental.
As emoções liberam neurotransmissores no cérebro como serotonina e dopamina. Essas substâncias são essenciais para o bem-estar físico.
Por outro lado, o estresse pode desencadear a liberação de cortisol, um hormônio que faz mal para o sistema imunológico, a pressão arterial e o metabolismo.
O efeito placebo é um claro exemplo de como a mente influencia o corpo. Pessoas recebem medicamentos nulos, ou seja, sem conteúdo algum. E as pessoas apresentam melhoras a sintomas físicos simplesmente por acreditarem que estão tomando remédios reais.
Doenças psicossomáticas
As doenças psicossomáticas são condições médicas em que os fatores emocionais, psicológicos e mentais desempenham um papel significativo na origem, progressão ou agravamento da doença.
As doenças psicossomáticas podem assumir muitas formas, desde dores de cabeça, distúrbios gastrointestinais, alergias até hipertensão arterial e asma. Muitas vezes, os sintomas físicos não têm uma causa médica clara. Essas doenças geralmente têm origem em eventos estressantes, traumas passados, ansiedade, depressão, conflitos emocionais ou outras condições psicológicas. O corpo reage a esses fatores emocionais com sintomas físicos.
O estresse é um dos fatores que desencadeiam essas doenças. Ao liberar cortisol, isso contribui para as inflamações.
Portanto, o tratamento dessas doenças envolve medicamentos para o corpo e tratamentos para a mente. Isso pode incluir terapia cognitivo-comportamental, terapia de relaxamento, medicação para gerenciamento do estresse e apoio psicológico.
Meditação e Relaxamento
A meditação mindfulness é uma técnica que envolve a concentração na respiração, nas sensações corporais e nos pensamentos presentes. Praticar a atenção plena ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a melhorar a clareza mental. Estudos também sugerem que ela pode afetar positivamente a saúde cardiovascular e a função cerebral.
Essas técnicas também são eficazes no gerenciamento da dor crônica, como dor nas costas e enxaquecas. Elas podem ajudar a diminuir a percepção da dor.
Depressão e Doenças Crônicas
A depressão frequentemente existe juntamente com doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas, câncer, artrite e doenças respiratórias crônicas. A depressão costuma agravar os sintomas físicos dessas doenças.
A depressão e as doenças crônicas podem formar um ciclo vicioso. Por exemplo, a depressão pode levar à falta de motivação para o autocuidado, como dieta saudável e exercícios, o que, por sua vez, pode agravar os sintomas crônicos
O tratamento de pessoas com depressão e doenças crônicas muitas vezes requer uma abordagem que leva em consideração os fatores físicos e emocionais. Isso pode incluir acompanhamento médico, terapia psicológica, apoio emocional e mudanças no estilo de vida.
Resiliência emocional
A resiliência emocional é a capacidade de enfrentar desafios, superar adversidades e lidar de forma positiva com situações estressantes. Ela desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental e na melhoria do bem-estar.
Pessoas resilientes são menos afetadas pelas situações estressantes, pois desenvolvem um mindset positivo. Assim elas evitam a ansiedade e até mesmo a depressão.
A resiliência é uma característica que pode ser adquirida e aprimorada ao longo da vida, ou seja, ela não é estática. Pessoas resilientes veem os desafios como uma oportunidade de aprendizado e crescimento.
Terapia
Existem várias abordagens terapêuticas, cada uma com suas técnicas e objetivos específicos. A escolha depende das necessidades e preferências individuais.
Comunicação Mente-Corpo
Quando a mente se depara com um desafio ela libera hormônios como cortisol e adrenalina. Esses hormônios desencadeiam uma série de efeitos no corpo como frequência cardíaca, a pressão arterial e a digestão.
O bem-estar emocional tem um impacto direto na saúde física. Pessoas com um estado mental positivo tendem a ter sistemas imunológicos mais fortes, melhor recuperação de doenças e até mesmo uma maior longevidade.
Ao compreender a conexão mente e corpo, a pessoa pode adquirir hábitos saudáveis que beneficiem tanto a mente quanto o corpo. Estamos falando de exercícios físicos, alimentação, meditação e gestão do estresse.
Tratamentos como meditação e yoga podem beneficiar mente e corpo.
Saúde Mental e Longevidade
O estresse crônico tem sido associado a um maior risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e até mesmo câncer. Controlar o estresse e promover a saúde mental pode ajudar a reduzir esses riscos.
A resiliência emocional permite que a pessoa encare os desafios com uma perspectiva mais positiva e assim lide melhor com os problemas. Esse tipo de mindset contribui para uma vida mais longa.
A saúde mental está relacionada com a qualidade do sono. Problemas de sono podem impactar negativamente o corpo. Dormir bem é fundamental para a longevidade.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!
Na prática o Emocional e o Lado Mental em si, influenciam o Físico. A Insônia e questões sexuais masculinas (Ejaculação Precoce e Disfunção Erétil, tem forte influência mental, digamos assim)! Há tanta Informação Incompleta que numa reportagem sobre Insônia, foi dito “apenas” que há casos em que nem a Medicação normaliza o sono e quando acontece se dá por intervalo de tempo; nada de novidade já que mesmo sendo Insônia motivada por stress ou ansiedade, pode acontecer da Medicação atuar, por ser uma novidade ao organismo, mas a partir do momento que o sistema imunológico reconhece a habitualidade do princípio ativo, deixa de fazer efeito! Na sexualidade, geralmente homens em idade reprodutiva, em especial, reclamam das dificuldades no momento de terem relações sexuais no namoro ou casamento. Ida ao Médico, geralmente urologistas que são também Andrologistas, é sugerido checkup na região sexual, atingindo orgasmo prostatico e até plena ejaculação, ao que o Médico dá uma resposta simples mas bem pontual: Fisiológicamente o Paciente é até Bem Saudável, mas o Não relaxamento a dois, mulher que “assume” ser a “Patroa” e que ouve a palavra final do marido: “Sim, Senhora”, Não terá o marido ou namorado em sua melhor performance!!!!