0
(0)

A musicoterapia é uma forma de terapia que utiliza a música para alcançar objetivos mentais, emocionais e físicos. Ou seja, a música tem poder de influenciar em nossas emoções , bem-estar geral e qualidade de vida.

Geralmente a terapia é conduzida por um profissional que visa atender as necessidades do paciente. O tratamento pode ser feito por meio da escuta de músicas bem como o próprio manuseio de instrumentos, composição de canções e danças.

A abordagem pode ser adaptada para pessoas em diferentes condições, desde crianças com autismo até idosos com demência, indivíduos com transtornos de ansiedade ou depressão, pessoas em recuperação de vícios e muito mais.

A Influência da Música nas Emoções

Desde a alegria contagiosa de uma melodia animada até a calma serenidade de uma música lenta, a música é capaz de despertar nossas emoções e tocar o nosso interior.

Na musicoterapia, essa relação entre música e emoções é explorada de forma direcionada. Ou seja, o terapeuta faz uma seleção musical de acordo com as necessidades emocionais do paciente.

Outra forma interessante de realizar a musicoterapia é por meio da composição de letras musicais que sejam capazes de expressar os sentimentos do paciente. Assim é possível dar saída para emoções difíceis de expressar de forma verbal.

Terapia Musical Ativa

Nesse caso os participantes são convidados a tocar instrumentos e vocalizar letras musicais. A ideia é dar voz a sentimentos difíceis de expressar de forma verbal.

A terapia musical ativa pode ser especialmente benéfica para pessoas que têm dificuldade em se comunicar verbalmente, como crianças pequenas, pessoas com transtornos do espectro autista ou indivíduos que sofreram traumas.

Além de permitir a expressão, a terapia musical ativa também pode ajudar a liberar tensões emocionais e físicas. Bater em tambores, por exemplo, pode proporcionar uma sensação de alívio do estresse.

A terapia musical ativa não requer habilidades técnicas do praticante. A ideia é a intenção por trás dos sons criados.

Sincronização e Ritmo: A Terapia Musical como Pulsar do Bem-Estar Mental

A sincronização rítmica pode ajudar a regular o sistema nervoso, diminuir a frequência cardíaca e reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. A música com um ritmo estável e suave pode induzir estados de meditação e facilitar o relaxamento.

Mesmo pessoas sem experiência musical podem se beneficiar do poder da música para sincronizar ritmos internos.

Musicoterapia e Relaxamento

O relaxamento é um dos principais benefícios da musicoterapia. Tocar instrumentos e cantar músicas podem ser combinadas com técnicas de relaxamento, respiração e meditação para que haja potencialização do efeito relaxante.

A escolha musical é muito importante para alcançar este objetivo. O ideal é escolher músicas com ritmos lentos, melodias suaves e harmonias tranquilas que têm o poder de reduzir a atividade do sistema nervoso. Em contraste, uma música rápida e intensa pode elevar a energia.

Redução de Sintomas de Depressão e Ansiedade

A musicoterapia é uma maneira de tratar a depressão que não envolve remédios. Por meio da música, os indivíduos podem expressar sentimentos reprimidos. Se a escolha musical for bem feita pelo terapeuta pode desencadear emoções positivas na pessoa.

No caso da ansiedade, a musicoterapia pode ajudar a reduzir a tensão, por meio de músicas lentas e relaxantes.

A música é capaz de trazer as pessoas para o momento presente, e isso é muito importante para quem sofre de depressão e ansiedade. Normalmente, essas pessoas estão conectadas com preocupações futuras e arrependimentos passados.

Integração da Musicoterapia na Rotina Diária

Começar o dia com uma música animada pode energizar a rotina.

Faça pequenas pausas ao longo do dia para ouvir músicas relaxantes. Assim você restaura o foco e reduz o estresse.

Se você costuma pintar, desenhar, fazer esculturas, experimente fazer isso ouvindo música. Assim você ganha inspiração e criatividade.

A música pode criar um ambiente propício para a meditação.

Terminar o dia com uma música relaxante pode ser um ritual que indica ao seu corpo e mente que é hora de desacelerar e se preparar para o descanso.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.