O vício em compras é considerado por muitos um transtorno, que inclusive possui até nome, é a oniomania.
O transtorno consiste em uma vontade incontrolável de comprar coisas, como por exemplo roupas e produtos eletrônicos, que acontece de maneira recorrente, para que dessa forma a pessoa sinta prazer. Na maioria dos casos as aquisições são desnecessárias e apenas causam um prazer momentâneo ao comprar.
O problema é mais comum do que você imagina, segundo a OMS, cerca de 8% da população mundial sofre com o vício em compras. A maioria dessas pessoas são mulheres. O transtorno afeta pessoas de diferentes classes sociais e condições financeiras.
Alguns especialistas afirmam que o vício em compras funciona de forma parecida com alguns tipos de dependência química, como jogos e comida, por exemplo.
Antes da compra a pessoa se sente extremamente ansiosa para adquirir o produto, depois ganha um prazer momentâneo ao comprar e por fim se sente culpada pelo ato.
Geralmente a compra acontece como forma de aliviar sentimentos como tristeza, ansiedade e frustração. O indivíduo está sempre pensando em comprar e planejando idas ao shopping, por exemplo. Também é muito comum casos de vício em compras pela Internet.
Uma das consequências das compras por impulso é o impacto financeiro.
O que acontece é que a pessoa sai de casa para comprar apenas um produto e volta com a sacola cheia, pois não resistiu às tentações dentro das lojas. Assim gasta-se muito dinheiro e é comum contrair dívidas. Por consequência, o transtorno afeta também as pessoas de convívio, como parceiros e família.
A boa notícia é que esse tipo de transtorno possui tratamento e inclusive existem profissionais especializados no assunto. Geralmente a pessoa deve buscar tratamento com psicólogos e psiquiatras. Também pode ser interessante conversar sobre o assunto com familiares e amigos mais próximos.
Também existem algumas dicas práticas que podem ajudar muito a combater o problema. Por exemplo: saia de casa sem o cartão de crédito e apenas com o dinheiro necessário para comprar o objeto que você deseja, troque o passeio no shopping por outra atividade, pergunte a si mesmo se você realmente necessita daquela aquisição, espere algumas horas após ver o produto para ver se a vontade de comprar permanece ou vai embora.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!