O Que é Resiliência no Trabalho
Trata-se da habilidade que o funcionário possui de enfrentar desafios com uma perspectiva positiva. É a capacidade de se adaptar, recuperar-se e manter um desempenho eficaz em situações adversas. As pessoas resilientes estão sempre desenvolvendo novas habilidades para enfrentar as diferentes circunstâncias. Elas aprendem e crescem com os erros.
No ambiente de trabalho, tanto a empresa quanto os funcionários são beneficiados por atitudes resilientes. Neste texto vamos focar na resiliência no ambiente de trabalho.
Benefícios da Resiliência no Trabalho
Os funcionários resilientes apresentam níveis mais baixos de estresse e ansiedade. Eles lidam com situações de estresse sem que isso afete a sua saúde mental.
Essas pessoas têm um alto nível de rendimento, resolvendo problemas e tomando decisões sob pressão.
Os funcionários resilientes apresentam mais satisfação com a rotina de trabalho.
Quando muitos funcionários demonstram resiliência, isso pode criar uma cultura organizacional mais positiva e adaptável.
Estratégias para Desenvolver a Resiliência
Comece identificando seus pontos fracos e o que pode melhorar, assim você descobre o que precisa aprimorar.
Aprenda a lidar com o estresse, pois essas situações são comuns no ambiente de trabalho. Aposte em técnicas de relaxamento como respiração, yoga e meditação.
Uma pessoa resiliente sabe lidar com os desafios. Uma dica é quebrar grandes problemas em etapas menores.
Desenvolva sua capacidade de comunicação, para assim expressar bem suas preocupações e feedbacks, colaborando para evitar mal entendidos e conflitos.
Estabeleça metas claras e alcançáveis para si mesmo. Isso ajuda a manter o foco e a motivação, mesmo em momentos difíceis.
Para enfrentar as situações desafiadoras com energia, tenha um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Aproveite o tempo livre para passar com familiares, praticar hobbies e fazer exercícios físicos. Isso tudo contribui para um bom rendimento no trabalho.
Liderança Resiliente
Os líderes devem aspirar resiliência entre os funcionários. Eles devem dar o exemplo de como lidar com os problemas.
Líderes resilientes promovem uma comunicação clara entre eles e os subordinados. Eles estimulam que os funcionários expressem suas preocupações.
Os líderes compreendem que cada membro da equipe possui problemas de trabalho individuais e portanto, fazem uma abordagem individual para ajudar os funcionários
Os líderes reconhecem a importância da vida pessoal para um bom desempenho no trabalho. Assim sendo, eles estimulam que os membros da equipe tenham momentos de relaxamento e descanso.
Adaptação à Mudança
Ouça os membros da equipe em relação a preocupações, sugestões e ideias. Isso cria um senso de participação e colaboração.
Em vez de apenas considerar os desafios da mudança, tente identificar as oportunidades que ela traz.
Seja flexível às mudanças, se adaptando e ajustando suas abordagens.
Crie uma cultura em que o aprendizado seja valorizado.
Considere e celebre as conquistas durante as fases de desafio, destacando os progressos realizados.
Fracasso e Recuperação
Ao invés de negar o fracasso, aceite-o como algo natural e aprenda com ele.
Faça uma autoavaliação após o fracasso. Descubra o que deu errado e o que pode ser feito para que não se repita.
Desenvolva resiliência em torno dos fracassos. Aprenda a lidar com emoções negativas e a se recuperar dos fracassos.
Procure apoio de colegas, mentores ou amigos de confiança para ajudá-lo a superar o fracasso. Conversar com alguém pode fornecer perspectivas diferentes.
Pessoas resilientes não desistem facilmente. Mesmo com os fracassos elas continuam firmes em busca de seus objetivos.
Pratique a auto-compaixão. Trate-se com gentileza e compreensão, assim como trataria um amigo que está passando por dificuldades.
Para manter a motivação e confiança, celebre as pequenas conquistas ao longo do caminho.
Prevenção do Esgotamento Profissional
O esgotamento profissional, também conhecido como síndrome de burnout, é uma ameaça significativa à resiliência no ambiente de trabalho.
Evite sobrecarregar os profissionais com cargas de trabalho excessivas. Distribua tarefas de maneira realista para evitar o excesso de estresse.
Incentive um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Forneça flexibilidade de horários e trabalho remoto.
Ofereça apoio psicológico, como aconselhamento ou terapia, para profissionais que possam estar enfrentando estresse e esgotamento.
Promova uma cultura de feedbacks, onde os funcionários possam compartilhar suas opiniões com os líderes.
Reconheça os bons desempenhos e dê prêmios para os membros da equipe.
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Muito importante ser resiliente! 👏
Nesse Século a Área de Administração já trabalha a Era do Conhecimento, mas percebo que o Auto Atendimento trouxe o “despertar” da volta do “trabalho operacional”! Noutra ponta o EAD e o Home Office retiraram do Ser Humano, o convívio em grupo, que como consequência traz prejuízo ao desenvolvimento emocional! O chamado “produzir conhecimento” vem sendo negligenciado! Inicio da noite, presenciei grupo de funcionários que deveriam estar, presumo (eu estava lanchando em Supermercado) em horário de “intervalo” e o clima ficou meio tenso em que chegaram a comentar sobre as câmeras! Um deles que estava no posto de trabalho quando me olhou, eu comentei o “Supervisor” pelo visto substituído pelas câmeras e para terem chegado a esse clima acalorado, será que há trabalho para todos eles? Já trabalhei em locais que haviam um funcionário por setor, dois se houvesse era ostentação, que até o Coordenador quando ia recolher a folha de ponto, final do mês, me dizia: “mera burocracia” porque em outros setores como o meu: se era chefe de si próprio e se eu não trabalhasse, o trabalho iria acumular! Esse é outro desafio: evitar contratação em excesso. No Comércio, em atividades diárias da Empresa por volta de 10 ou 12 horas, há a tendência, de extrapolar o número de vagas “de reserva” necessárias para manter o funcionamento em caso de possíveis faltas, férias e jornada individual de cada colaborador!