A resiliência consiste na habilidade de enfrentar os desafios com otimismo e perseverança, sendo flexível e vendo as dificuldades como oportunidade de aprendizado. Também refere-se a capacidade de se adaptar diante das mudanças.
Não se trata de uma característica inata, mas que pode ser desenvolvida ao longo da vida.
A pessoa que é resiliente não é aquela que não sente tristeza nem frustração, mas que sabe lidar com esses sentimentos por meio do enfrentamento e da superação.
A resiliência pode ser praticada em diferentes áreas da vida, seja no aspecto pessoal ou então no profissional. Por exemplo, é muito comum se deparar com problemas no trabalho, mas a maneira que a pessoa lida com eles pode ser decisiva no sucesso profissional. Também é comum problemas na família ou em relacionamentos, que afetam a vida pessoal.
A maioria das situações negativas na vida nos ensinam algo importante.
Ter isso em mente pode deixar você um pouco menos triste e confiante. Se a situação se repetir é provável que você saiba lidar melhor com ela na próxima vez.
Muitas vezes o sofrimento não é o fato que acontece, mas sim os pensamentos negativos ruminantes e o fato de ficar paralisado de medo.
Assim sendo, foque seus pensamentos na solução do problema.
Acredite em si mesmo. “O otimismo representa meia batalha vencida”. Tenha em mente os seus potenciais, habilidades e virtudes.
Lembre-se do passado como forma de aprendizado. Isso mesmo, lembre-se das situações difíceis que conseguiu superar, quais estratégias você usou que funcionaram e que podem funcionar novamente.
Se você passou por cima de algumas dificuldades, pode enfrentar outras.
Não fique sofrendo sozinho. É importante ter a ajuda de familiares, amigos e psicólogos. Ou seja, ser resiliente não significa que você tem que lidar com tudo sozinho, apesar de ser importante autogerir os seus problemas, ter o apoio de outras pessoas pode lhe fornecer insights e ter a sensação de que não está sozinho. No caso da resiliência no trabalho, atuar em equipe é uma forma de somar diferentes opiniões e pontos de vista e assim superar as dificuldades.
Também é interessante descobrir meios eficazes de liberar a tensão, pode ser por meio da meditação, técnicas de relaxamento, praticar um hobby, etc.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!