A energia elétrica, assim como a água, é uma das maiores contas do condomínio. Seu uso indiscriminado, além de fazer mal à natureza, também agride o bolso.
1. Ferro de passar consome muita energia
Verdade. Este aparelho é o segundo que mais consome energia em uma casa, ficando atrás apenas do chuveiro. Segundo especialistas, um ferro de passar consome cerca de 5% de toda a energia de uma casa. Outros vilões do consumo de energia, são: geladeira, ar condicionado, máquina de lavar e a iluminação.
Agora uma dica que serve tanto para o ferro quanto outros eletrodomésticos: compre aqueles com o Selo Procel de eficiência energética. Trata-se de um selo que indica se o produto é econômico ou não. Procure sempre pela letra A neste selo, pois indica que é econômico e não compre o que tiver a letra D, pois indica que consome muita energia.
Antes de passar, estique bem a roupa no varal, pois assim facilita o processo de passar.
2. Secar roupas e panos atrás da geladeira aumenta o consumo de energia
Verdade. Ao estender roupas, você prejudica o funcionamento e faz ela “trabalhar” mais para manter a temperatura ideal. O ideal é manter a área livre para circulação de ar. O hábito pode causar danos irreversíveis ao produto.
3. Vários aparelhos ligados em um benjamim ou “T” aumentam o consumo de energia.
Mito. Ter muitos aparelhos conectados a um benjamin não aumenta o consumo de energia. Porém, o acúmulo de equipamentos na mesma tomada pode resultar em sobrecarga e provocar até mesmo um incêndio.
4. Equipamentos em stand by não consomem energia
Mito. Trata-se de um modo que possibilita o rápido ligamento do aparelho e assim consumir o mínimo de energia. Nesse modo os aparelhos consomem pouca energia, mas se somarmos todos em uma casa, pode representar 20% da conta de luz. Para se ter uma ideia, uma copiadora em stand-by durante a noite toda, consome energia suficiente para imprimir 1500 cópias A4.Em muitos aparelhos, pelo fato de ficarem mais tempo em stand by do que de fato ligados, o consumo em standby chega a ser maior do que em uso!
Quem desliga os aparelhos da tomada em vez de deixá-los em modo stand by pode economizar cerca de 170 reais por ano, em média.
5. A posição do ar condicionado interfere na conta de luz
Verdade. Quando instalados na parte superior do cômodo, o ar-condicionado tende a funcionar melhor. Isso se deve ao fato de o equipamento funcionar devido à transmissão de calor por convecção. O que acontece é que o ar frio tende a descer e o ar quente fica em cima. É importante que o aparelho fique em um lugar onde o sol não incida diretamente, para facilitar a convecção térmica. Outra dica importante é tentar pôr o ar no meio do cômodo para assim distribuir o ar igualmente.
6. Guardar alimentos quentes na geladeira aumenta o consumo
Verdade. O consumo de energia da geladeira está diretamente relacionado ao tempo que seu motor estiver funcionando. Esse, por sua vez, entra em funcionamento sempre que precisa resfriar o interior da geladeira. Ao colocar algo quente dentro, será necessário mais tempo para resfriá-lo, fazendo com que o motor funcione por mais tempo e gaste mais energia. Porém, os modelos de geladeira mais recentes são mais eficientes neste aspecto e alguns especialistas afirmam que o gasto de energia quando colocado algum alimento quente em seu interior é praticamente inexpressivo.
7. Chuveiro elétrico consome muita energia
Verdade. Mas também depende da duração do banho. Se for rápido o consumo de energia é consideravelmente menor. Normalmente o consumo de um chuveiro elétrico representa 25% da conta de luz. Se uma casa possui duas pessoas que tomam 2 banhos de 15 minutos cada por dia, isto pode gerar 113 reais na conta de luz. Portanto as principais dicas aqui são banhos curtos e o menos quente possível, pois quanto mais quente, maior o consumo de energia.
8. Ar condicionado em temperatura ambiente consome menos energia
Verdade. Deixá-lo com a temperatura em 23°C ou acima pode reduzir em até 50% o consumo, já que o aparelho fará menos “esforço” para chegar na temperatura correta. Alterar o termostato para cima em apenas 1°C pode reduzir 10% do custo energético do aparelho no seu escritório e é pouco provável que você note qualquer diferença no que diz respeito ao conforto. Se você sair do cômodo por pouco tempo, não desligue o ar, pois quando ligar de volta ele vai ter que trabalhar muito novamente para atingir a temperatura adequada. Se sair por mais tempo, como 1 hora, aí sim vale a pena desligá-lo.
9. Elevador gasta mais energia quanto está lotado
Verdade. O que consome energia em um elevador é o tempo que fica em uso e a força que faz. Com isso, quanto mais pessoas em um elevador, mais força precisará fazer. Deixar um elevador desligado, ao invés de dois ligados, durante a madrugada é uma forma de economizar.
Outro fator que gasta energia nos elevadores é quando o morador aciona os dois elevadores de uma vez. Os dois se deslocam até o andar, mas só um é utilizado logo em seguida. Portanto, chame apenas o elevador que está mais próximo.
As luzes dentro de um elevador também consomem energia. O ideal é optar por lâmpadas de LED, que são mais econômicas.
Que tal incentivar os moradores dos andares mais baixos a usarem as escadas? Isso gera benefícios para a saúde do morador.
10. É melhor passar uma quantidade maior de peças por vez
Verdade. O gasto de energia do ferro se deve ao processo de esquentamento do aparelho. Portanto, assim que estiver quente, tente passar o máximo de peças por vez.
11. Aparelhos com tensão 220V gastam menos energia do que 110V
Mito.Não há diferença de consumo de energia entre eles. O que a pessoa precisa estar ciente é que não se pode conectar um aparelho 220V em uma tomada para 110V pois isso pode prejudicar o funcionamento do aparelho ou até queimá-lo.
12. Tomada quente é um perigo
Verdade. Além de gastar mais energia, pode causar um incêndio. Todo ponto quente em um sistema elétrico requer atenção.
13. Usar equipamento elétricos durante tempestades atrai raios
Mito. Os raios são ligados a outros motivos e não vinculados à energia elétrica. Porém é recomendado desligá-los durante as tempestades no caso de uma queda de uma descarga elétrica.
14. Deixar o carregador do celular plugado na tomada sem o celular gasta muita energia
Mito. É inexpressivo o consumo de energia elétrica quando se deixa o carregador ligado na tomada sem conectar o aparelho para carregar a bateria.
Mesmo quando o celular está conectado o consumo de energia é bem baixo, se você deixar o celular na tomada por 90 minutos todos os dias você irá pagar R$3,65 ao ano.
Para consumir ainda menos recomenda-se evitar deixar o celular descarregar totalmente.
15. Usar aparelhos eletrônicos novos consome menos energia do que os antigos
Verdade. É muito menor o consumo de energia elétrica dos novos aparelhos quando comparados com os antigos, já que os novos vêm com modernas tecnologias embarcadas.
16. O ideal é sempre desligar o computador e nunca deixá-lo ligado
Depende. Se o tempo entre um uso e outro for curto, como 15 minutos, o ideal é desligar apenas o monitor, que consome bastante energia, e deixar o computador ligado. Caso o tempo seja maior, como a partir de 1 hora, o ideal é desligar tudo.
O consumo do monitor de um PC, muitas vezes pode representar pelo menos um terço do consumo de energia elétrica em um escritório moderno.
Se puder comprar um notebook ao invés de um computador convencional você economiza energia, pois eles são mais econômicos.
17. Monitores de tubo consomem mais energia
Verdade. Os velhos e grandes monitores CRT para computadores consomem mais de 3 vezes do que um monitor LCD moderno.
Os monitores LCD modernos também são menos radioativos e geram menos danos à visão.
18. Deixar a geladeira aberta por muito tempo gasta mais energia
Verdade. O que conta mais é o tempo que ela fica aberta do que a quantidade de vezes que se abre a porta.
O que acontece é que uma vez que se abre a porta o calor do exterior da geladeira entra nela e faz o aparelho trabalhar mais para resfriar o seu interior.
Outro desperdício muito comum em geladeiras decorre do desgaste da borracha vedadora, por onde o ar frio escapa e o ar quente entra. Para testar se sua geladeira está em boas condições, coloque uma folha de papel e feche a porta: se conseguir retirar a folha com a porta fechada está na hora de trocar a borracha.
19. Limpar regularmente as lâmpadas gera economia de energia
Mito. O consumo de energia está ligado diretamente à corrente que circula pela lâmpada. A limpeza da lâmpada não interfere no seu consumo. A limpeza da lâmpada pode interferir na melhora da luminosidade.
20. Dormir com ar condicionado ligado consome a mesma energia de desligá-lo durante a noite
Mito. O consumo do ar condicionado está relacionado a sua potência e o tempo que fica ligado. Desligar no meio da noite reduz o consumo. Porém, não há contraindicações de deixar o ar ligado por muitas horas, a não ser o fato do consumo de energia.
21. A forma de instalar os aparelhos influência no consumo
Verdade. Uma instalação mal feita, com várias emendas nos fios, pode fazer o consumo de energia aumentar.
22. Lâmpadas de LED gastam menos energia
Verdade. As lâmpadas de LED gastam até 10 vezes menos que as lâmpadas incandescentes, ou seja, a economia é de 85%. Em relação às lâmpadas fluorescentes a economia é de 60%. As lâmpadas de LED também têm uma vida útil muito maior do que os outros dois tipos (sua vida útil é de 20 mil a 50 mil horas, enquanto que as fluorescentes duram 8 mil horas).
As lâmpadas LED ainda apresentam um diferencial a mais: são ecologicamente corretas. Não utilizam mercúrio ou qualquer outro elemento que cause danos à natureza na sua fabricação.
No início as lâmpadas de LED eram consideravelmente caras, mas hoje o preço caiu.
23. A iluminação interna do elevador é um grande foco de gasto
Verdade. Em prédios residenciais, a iluminação da cabine é uma das principais origens de gasto energético. Em condomínios desse tipo, o elevador é usado, em média, 200 vezes – ao passo que as lâmpadas ficam acesas todos os dias, ininterruptamente. Para um uso racional da energia, o ideal é investir em lâmpadas de LED para o local.
24. Segurar a porta do elevador aumenta o consumo
Mito. Manter a porta do elevador aberta não se traduz em maior gasto de energia.
25. Sensores de presença sempre geram economia
Depende. Os sensores de presença permitem que a luz só seja acesa no momento em que o sensor detectar movimento. Esse tipo de equipamento, porém, reduz significativamente a vida útil de lâmpadas fluorescentes – que não aguentam o “liga-e-desliga” dos sensores de movimento e perdem, em média, 40% de sua vida útil.
26. Economia de água também gera economia de energia
Como é necessária uma bomba para fazer subir a água para os apartamentos, um menor consumo de água se traduz em menos trabalho para a bomba, e consequente menor gasto de energia.
27. Pintar áreas comuns de cores claras reduz o gasto
Verdade. É possível que, ao pintar um ambiente, este fique mais claro e não necessite de iluminação artificial durante o dia, por exemplo.
Referências
cemig.com.br/usina-do-conhecimento/7-mitos-e-verdades-sobre-seguranca-e-consumo-de-energia-eletrica/
forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=28&Cod=2448
ecoaenergias.com.br/8-verdades-e-mitos-sobre-economia-de-energia/
gaz.com.br/economia-de-energia-20-mitos-e-verdades-sobre-a-utilizacao-de-equipamentos-eletricos/
andra.com.br/mitos-e-verdades-sobre-economia-com-a-energia-eletrica/
diariodigital.com.br/economia/mitos-e-verdades-na-hora-de-economizar-energia
oeco.org.br/reportagens/25211-economia-de-energia-eletrica-mitos-e-verdades/
fmetropolitana.com.br/edp-esclarece-10-mitos-e-verdades-sobre-consumo-de-energia-e-equipamentos/
jc.ne10.uol.com.br/colunas/consumidor/2021/08/13035859-o-que-e-mito-e-o-que-realmente-funciona-para-economizar-energia-eletrica-perguntamos-a-um-especialista.html
foregon.com/blog/mitos-e-verdades-sobre-economia-domestica-energia-eletrica/
rimoeletrica.com.br/mitos-verdades-sobre-economia-de-energia/
solucaoadm.com/noticia-253
Boas dicas….