Quando conscientizadas desde cedo, as crianças podem se tornar adultos conscientes e assim podemos garantir um futuro mais sustentável para o planeta.
A conscientização infantil pode acontecer tanto dentro de casa quanto na escola. Basicamente, as crianças têm capacidade de aprender qualquer tema relacionado à sustentabilidade, como economia de água e energia, separação do lixo, compostagem, etc.
As crianças tendem a se espelhar no comportamento dos pais. Se você quer que seu filho tenha hábitos sustentáveis, é preciso dar o exemplo. Você pode ensinar a sustentabilidade de várias maneiras, como conversas, brincadeiras e atividades práticas no dia a dia. Agora vamos a algumas dicas.
Fazer uma hortinha em casa e envolver as crianças é uma ótima forma de ensinar a sustentabilidade e desenvolver o respeito pela natureza.
Você pode falar sobre a importância de alimentos livres de agrotóxicos, ou seja, da alimentação saudável e também afastar as crianças um pouco das telas, estimulando o contato com a natureza. A criança também pode aprender alguns conceitos básicos de botânica como rega, adubação, plantio, etc. O dever de cuidar bem das plantas pode desenvolver o senso de responsabilidade. Ao cuidar da horta junto aos pais, a atividade se torna uma oportunidade de fortalecer os laços afetivos.
Uma atividade parecida com a jardinagem e de grande importância ambiental é a compostagem, que pode ser feita dentro de casa. Trata-se de uma técnica que transforma restos de alimentos em adubo orgânico para as plantas. Basta adquirir uma composteira e algumas minhocas (pois são elas que decompõem a matéria orgânica e transformam em adubo). Você pode construir a composteira junto com as crianças, por meio de tutoriais na internet, e ensinar o conceito da compostagem a elas.
Ao invés de comprar brinquedos para as crianças, que tal construírem a partir de objetos que seriam jogados fora?
Por exemplo, garrafas PET, caixas de leite e rolos de papel higiênico podem ser transformados em brinquedos.
Dessa forma a criança evita o consumo de plástico! Assim você pode ensinar a criança a ser menos consumista. Também é muito comum que as crianças percam o interesse em alguns brinquedos, mas se forem feitos de materiais reciclados, o descarte tem um impacto ambiental menor.
Estimule o contato com a natureza. Que tal trocar o video game por um piquenique no parque? Ou então alguma brincadeira ao ar livre? No caso de um piquenique, aproveite para ensinar sobre a importância de jogar o lixo no local certo e de usar utensílios reutilizáveis, como copos, garrafas, canudos e talheres. As brincadeira ao ar livre são uma forma de atividade física, uma maneira de exercitar a criatividade e inclusive estimular a produção de vitamina D, devido a exposição ao sol.
Uma vez que o aspecto social também está relacionado com a sustentabilidade, uma boa ideia é realizar doações junto às crianças.
Separem brinquedos, livros e roupas sem utilidade e doem para outras crianças ou instituições.
O contato com animais pode trazer benefícios físicos, emocionais e sociais. Ao ajudar a cuidar do animal, no caso de um cachorro, por exemplo, a criança desenvolve o senso de responsabilidade, afinal são necessárias diversas tarefas, como passeio e alimentação. O contato com o animal é uma forma de afetividade. Também temos aí uma excelente forma de reduzir o contato das crianças com celulares e televisão.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!