A agricultura familiar é praticada em pequenas propriedades de terra e mais da metade da mão de obra é composta por membros da mesma família. Podem ser cultivados vegetais ou então criados animais para a obtenção de carne, leite, ovos, etc.
Estima-se que 70 a 80% dos alimentos produzidos no mundo são provenientes da agricultura familiar. As famílias consomem os alimentos que cultivam e vendem o restante, obtendo renda (isso diminui a pobreza rural). Parte da renda é investida na produção, adquirindo mudas e insumos, por exemplo.
Geralmente são utilizados métodos de agricultura que não causam grandes impactos ao meio ambiente, ao contrário das grandes propriedades. Como por exemplo, é praticada a rotação de culturas (que ajuda a não exaurir o solo), não são utilizados agrotóxicos e são usados adubos orgânicos ao invés de químicos. Dessa forma, é possível preservar o solo, conservar a vegetação e preservar as fontes de água.
No Brasil, a agricultura familiar é responsável por 23% da área total dos estabelecimentos agropecuários. Cerca de 80% dos estabelecimentos são familiares. Em setembro de 2017 foi contabilizado que a agricultura familiar emprega 10 milhões de pessoas no país. Boa parte do abastecimento interno de alimentos no país é derivado dessa forma de cultivo: 70% do feijão, 87% da mandioca e 60% da produção de leite.
Os produtos obtidos geralmente são comercializados em feiras e estabelecimentos comerciais locais.
As atividades agrícolas em família duram várias décadas, ou seja, os conhecimentos e técnicas são passados de pais para filhos.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!