Trata-se de um sistema de cultivo de diversas culturas, ou até mesmo animais, combinados com espécies de árvores no mesmo local.
Ou seja, à medida que se produz alimentos também preserva-se as florestas. Esse sistema oferece benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Também é conhecido como SAF (Sistema Agroflorestal) e é assim que vamos chamá-lo neste texto.
O SAF se inspira em padrões e processos encontrados na natureza. Por exemplo, não é feito o uso de agrotóxicos. É um sistema ancestral que vem sendo praticado há milhares de anos.
O SAF promove a sustentabilidade, ao contrário de métodos tradicionais que possuem diversos impactos ambientais.
As monoculturas, por exemplo, geram exaustão do solo, desperdiçam muita água e realizam desmatamento.
Ao preservar as florestas é possível estocar carbono e regular o regime de chuvas, por exemplo. Ou seja, as árvores são importantes para mitigar o aquecimento global, um fenômeno que pode pôr em risco muitas plantações pelo mundo.
Alguns tipos de cultivo como cacau e café se desenvolvem bem em ambientes de sombra, assim sendo as árvores preservadas contribuem para este fim.
As árvores também melhoram a qualidade do solo e da água da região em que se encontram.
Muitas árvores também acabam fornecendo produtos aos agricultores como madeira, frutos, óleos e essências. Ao combinar diversos tipos de plantas o solo se enriquece com matéria orgânica. Dessa maneira também é possível preservar a biodiversidade, gerando abrigo e alimentos para animais.
Existem duas formas de praticar o SAF. Ou o agricultor leva a agricultura para dentro das florestas ou então planta árvores no sistema produtivo.
Esta prática é muito comum no Brasil. Só na região da Amazônia existem cerca de 1.600 iniciativas. Também estão muito presentes na Mata Atlântica.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!